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Influenciadores: Como utilizá-los em suas estratégias de comunicação interna?

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Não é novidade que nos últimos anos estamos passando por uma grande transformação digital. Com a revolução tecnológica e o advento das redes sociais muita coisa vem se alterando. Uma delas é a maneira como acontece à relação entre as empresas com seu público-alvo. Hoje em dia, as pessoas costumam confiar e dar mais credibilidade para uma comunicação feita por uma pessoa que ela admira ou conheça. Isso mostra o porque 2018 foi considerado o ano do marketing de influência. Já falamos aqui no blog, sobre como a estratégia foi um dos destaques desse ano.

Na comunicação interna não é diferente. Como sabemos, um dos grandes problemas que ocorre na CI é o baixo engajamento dos colaboradores com as mensagens transmitidas pela empresa. Neste caso, utilizar influenciadores nas ações feitas pela a companhia pode dar mais credibilidade e alcance em suas estratégias de CI. Mas você sabe o que, de fato, são influenciadores, e como eles podem ajudar a comunicação interna de sua organização? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje!

O que são influenciadores?

Para entendermos como utilizar influenciadores nos processos de comunicação interna, é fundamental conhecermos o que é um influenciador. É somente após esse conhecimento que você conseguirá identificar entre os seus colaboradores quem tem o perfil de influencer. Os Influenciadores são indivíduos que conseguem através de seu comportamento, atitudes e conteúdos, persuadir e motivar outras pessoas. Ou seja, como o próprio nome diz, os influenciadores conseguem exercer uma influência sobre seus seguidores. São pessoas que conseguem formar um público, fidelizá-los e convencê-los em suas tomadas de decisões.

Embora utilizar um “formador de opinião” como estratégia de comunicação não seja algo novo, sendo este artifício utilizado desde as origens da publicidade, o termo “influenciador” começou a ganhar força nos últimos anos com a grande ascensão das redes sociais. As empresas sempre fizeram uso de personalidades como recurso para endossar sua marca, produto ou serviço. Porém, devido à revolução digital que estamos vivendo e o poder da comunicação boca a boca, o uso de influenciadores digitais ganhou ainda mais força e trouxe ao mercado uma nova maneira de se comunicar.

Para se ter uma ideia, a estratégia esteve tão em alta em 2018 que, segundo o Google Trends, o termo “marketing de influência” aumentou em 325% nas pesquisas do Google em relação a 2017. Nos Estados Unidos, o termo já ultrapassou o “inbound marketing”, e o detalhe é que o inbound estourou seis anos mais cedo que o marketing de influência. Esses dados, evidenciam  como a estratégia vem crescendo, e a tendência é que só aumente. Segundo o relatório da Linqia, “The State Of Influencer Marketing 2018”, o impacto do marketing de influência foi tão grande em 2018, que 39% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus orçamentos na estratégia. Isso mostra como os influenciadores digitais têm cada vez mais poder sobre o comportamento das pessoas. Abaixo, listamos algumas vantagens que o uso de influenciadores pode trazer para sua comunicação, confira:

  • Humaniza a comunicação;
  • Aumenta a audiência das informações;
  • Aumentar o poder de viralização de um conteúdo;
  • Traz mais credibilidade para a mensagem transmitida.

Os influenciadores e a comunicação interna

Como vimos, fazer uso de influenciadores no processo de comunicação corporativa é uma estratégia que pode trazer grandes resultados para sua empresa do ponto de vista de marketing e vendas. Mas, você deve estar se perguntando como os influenciadores podem auxiliar em suas ações de comunicação interna, não é mesmo? Bom, caso ainda não tenha percebido, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador. E em sua organização certamente há colaboradores com perfil de convencer os demais profissionais da companhia. Podem ser gestores, líderes informais, porta-vozes, ou até mesmo aqueles funcionários que conseguem de alguma maneira ter a confiança dos colegas de trabalho. O fato é que em toda equipe possui indivíduos com esse perfil, cabendo ao responsável pela comunicação interna saber identificá-los e trazê-los para dentro de sua estratégia.

Segundo um estudo realizado pela Disrupting the Function of IC – A Global Perspective, quase 90% das notícias recebidas e assimiladas pelos colaboradores não foram disponibilizadas por um canal de comunicação oficial da organização. Ou seja, a maioria das informações que os colaboradores recebem são através de outros funcionários. Isso mostra que o profissional tende a procurar os seus colegas de empresa para ser informado sobre as notícias da companhia. Isso ocorre porque eles costumam dar mais crédito para as mensagens recebidas por pessoas “como eles”. Exatamente por este motivo, o uso de influenciadores é uma das grandes tendências da comunicação interna para 2019.

Dessa forma, ao identificar pessoas com esse perfil, o responsável pela CI tem que utilizá-los como influenciadores, ou seja, chamar esses indivíduos para participar do processo de comunicação interna. O responsável pela CI pode, por exemplo, usar esses influenciadores para transmitir informações e solicitar que os mesmos propaguem as mensagens divulgadas pela companhia. Abaixo, listamos algumas dicas de como utilizar influenciadores em sua estratégia de CI.

  • Disponibilize canais de comunicação sociais:
    Utilizar canais de comunicação como intranets sociais ou redes sociais corporativas, onde os influenciadores possam criar conteúdos e compartilhar conhecimento, é uma boa estratégia para estimular a influência dos profissionais sobre os demais colaboradores.
     
  • Valorize os influenciadores:
    Uma das maneiras de fazer com que os influenciadores participem do processo de comunicação interna de sua empresa, é valorizando seu papel perante os demais colaboradores. Ou seja, estimule que os indivíduos com esse perfil levantem assuntos que sejam relevantes para a companhia. Quanto mais os influenciadores forem valorizados mais audiência as suas mensagens terão.
     
  • Estimule a troca de informações entre os colaboradores:  
    Disponibilizar locais para a troca de experiências, pausas para café, e demais tipos de encontros, é uma alternativa para estimular que os profissionais possam exercer seu papel de influenciador. É importante que a empresa passe informações estratégicas da organização para os influenciadores, para que eles possam repassar para os demais membros da equipe em conversas informais no dia a dia da companhia.
     
  • Torne o influenciador um propagador de mensagens:
    Permitir que os influenciadores sejam o transmissor oficial para determinadas mensagens, pode ser uma solução para aumentar a audiência da informação transmitida. Isso porque, os colaboradores costumam confiar mais nas informações trazidas por seus colegas do que pelos canais oficiais da empresa.

Como vimos, existem várias maneiras de trazer os influenciadores para dentro da comunicação interna e utilizar o seu prestígio para influenciar de maneira positiva os demais colaboradores, basta criatividade e planejamento. É importante ressaltar que a empresa precisa sempre estar de olho nas informações passadas por seus influenciadores, para que não acontece nenhum tipo de ruído na comunicação, o que pode prejudicar toda a estratégia de CI. Mas e em sua companhia, já existem influenciadores participando das estratégias de CI? Deixe seu comentário!