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Tendências para a comunicação interna 2019

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Faltando dois meses para acabar o ano, as empresas já estão pensando nas estratégias e objetivos para o ano de 2019. Executivos e gestores de equipes começam a pensar e organizar quais serão as ações e mudanças necessárias para o próximo ano.

Na comunicação interna, é claro, não poderia ser diferente. Profissionais responsáveis pelo setor já começam a traçar os objetivos e metas para o ano que vem e para isso, conhecer as principais tendências do setor para o ano que vem é fundamental para conseguir acompanhar o mercado, explorar as novidades e alcançar os resultados esperados.

Mas, afinal de contas, o que será tendência para a comunicação interna em 2019? Continue com a gente, pois foi pensando nisso que fizemos o post de hoje. Confira!

Como já falamos aqui no blog, a comunicação interna é um fator de extrema importância para as empresas e a cada dia surgem novas formas de engajar colaboradores e estimular a colaboração e a troca de conhecimento entre eles.

Apesar de não ser uma área nova, a primeira tendência para o próximo ano é que os investimentos no setor devem aumentar cada vez mais. O fenômeno da transformação digital já é uma realidade e ter colaboradores bem informados e alinhados aos objetivos e processos da empresa é questão de sobrevivência.

Sabemos que a evolução tecnológica vem alterando comunicação das empresas de uma maneira geral e na CI não é diferente. Com mais investimentos e o avanço da tecnologia, o setor passa a constar de vez na agenda da transformação digital.

Mas, o ano de 2019 não promete apenas mais investimento. Por isso, listamos abaixo algumas das principais tendências para a comunicação interna em 2019:

  • Influenciadores:
    Já não é novidade que o marketing de influência está em alta. Com o advento das redes sociais, a estratégia foi um dos grandes destaques em 2018. Para se ter uma ideia, segundo o Google Trends, o termo ‘marketing de influência’ já ultrapassou o termo ‘inboud marketing’, em número de pesquisas realizadas no Google nos Estados Unidos. Isso mostra que a estratégia é uma grande aposta do mercado. Isso acontece  porque as pessoas costumam “confiar” e dar mais credibilidade para uma comunicação feita por uma pessoa que ela admira ou conheça. Com isso, utilizar influenciadores digitais será tendência para diversos segmentos de seu negócio. Na comunicação interna não é diferente, conseguir identificar colaboradores com esse perfil dentro da empresa é uma estratégia que poderá transformar a maneira de se relacionar com o público interno. E assim, conseguir aumentar os resultados das ações da CI em sua organização.
  • Inteligência artificial:
    A inteligência artificial vem sendo uma das grandes tendências de tecnologia para os próximos anos. Como já falamos aqui, o avanço da tecnologia influencia diretamente o processo de se comunicar. Muitas empresas já começaram a utilizar a solução para se comunicar externamente. Na comunicação interna, o uso de IA ainda é pouco comentado, mas a tendência para 2019 é que soluções como assistentes virtuais e chatbots, também façam parte do processo de comunicação com os colaboradores. Em um cenário em que a velocidade na busca por informação é cada vez mais valorizado, utilizar recursos da IA podem facilitar e melhorar os resultados do setor.
     
  • Descentralização da informação:
    O espírito de colaboração vem sendo umas das grandes tendências nas organizações nos últimos anos. Na comunicação interna, isso também será valorizado nos próximos anos. Fomentar um ambiente colaborativo é uma das tendências para 2019. Isso fará com que a informação torne-se descentralizada, ou seja, o profissional responsável pela CI deixará de ser o principal protagonista na distribuição das mensagens. Neste sentido, ele passará a atuar mais como um facilitador, do que como um emissor de informações. Com isso, o próprio público interno irá produzir seus conteúdos, uma vez que esteja maduro para isso.
  • Vídeo:
    O vídeo é um formato de conteúdo que se destaca como um dos principais responsáveis pelo volume de tráfego na internet. Pesquisas indicam que a utilização do formato está em crescimento, podendo até 2020, se tornar responsável por mais de 80% dos conteúdos disponíveis na web. Isso porque o desempenho de um vídeo consegue ser, em média, 4.4 vezes melhor que a de textos. Com isso, o setor de comunicação interna tende também a fazer uso do recurso para transmitir informações a seus colaboradores. Por ser um formato de fácil absorção, fazer uso de vídeos para atingir seu público interno, será uma forma de aumentar seus resultados e tornar a comunicação cada vez mais dinâmica. Aqui na Lumis usamos transmissões de vídeo ao vivo para noticiar mudanças importantes na empresa, como o lançamento de novas versões dos nossos produtos, por exemplo. Após a transmissão ao vivo, esses vídeos são editados e postados na intranet da empresa para que os colaboradores que não puderam assistir ao vivo, o façam no momento mais oportuno para eles.

Como vimos, a influência do avanço da tecnologia é um fator que altera completamente o rumo da comunicação, de uma forma geral. A grande tendência, não só para o ano que vem como para os próximos, é de que a comunicação interna surfe no mar da transformação digital. O setor que cada vez mais começa a ser reconhecido como investimento e não como custo, seguirá os passos da comunicação e das inovações tecnológicas. E com isso, conseguirá aumentar e atingir os resultados esperados pela empresa. Mas e em sua empresa? Suas ações de CI já fazem uso de alguma dessas tendências? Conte para gente nos comentários.