Os brasileiros passam boa parte dos seus dias conectados às redes sociais. Interagir com as pessoas através da internet faz parte da rotina de quase todo mundo. Ao longo do período de popularização das redes sociais, muitas empresas ficaram preocupadas com a produtividade dos seus colaboradores e proibiam o acesso às redes sociais durante o expediente. Porém, conforme o tempo foi passando, as empresas foram percebendo que a proibição não era o melhor caminho e que podiam tirar proveito da popularidade desse formato de comunicação.
As redes sociais públicas, como o Facebook, permitem que uma pessoa se relacione com os diversos membros da sua rede de relacionamento, independente do grau de aproximação. Ou seja, você pode conversar com seu colega do colégio (que você não encontra pessoalmente há anos) com a mesma facilidade que conversa com seus amigos mais próximos. Afinal de contas, não é esse mesmo o desejo da maioria das empresas? Qualquer organização deseja manter um canal de comunicação rápido e simples com todos os seus stakeholders, independente se ele for um colaborador, um fornecedor ou um parceiro. E foi diante desse cenário que surgiram as redes sociais corporativas.
Uma rede social corporativa permite que a empresa simplifique o relacionamento com seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Isso porque as pessoas já estão acostumadas a interagir por meio desses ambientes e sentem-se mais a vontade neles.
Entre as vantagens de investir em uma rede social corporativa, destacamos a gestão do conhecimento e a inovação. Quando um colaborador experiente compartilha seu conhecimento em uma rede social, esse conteúdo fica disponível para que outros possam complementá-lo e para que os novos colaboradores possam consultar no futuro. Além disso, as redes sociais corporativas contribuem com o desenvolvimento da inovação na empresa, pois permite a criação de comunidades multidisciplinares, com colaboradores de diversos departamentos, para discutir novas ideias.
Ao adotar uma plataforma para gestão de canais digitais, como o Intranet Now, a organização pode levar em frente o plano de criar sua rede social corporativa, com um layout ajustado à identidade visual da empresa, possibilidade de criação de comunidades, fóruns, wikis, além de integração com elementos do portal institucional da empresa.