Menu

Blog

Dicas para motivar seus colaboradores a utilizar a intranet

Voltar para os posts

A intranet quando bem utilizada, é uma excelente ferramenta de comunicação e interação entre os colaboradores. Para isso acontecer, é preciso empenho e criatividade do time responsável pela intranet além, é claro, do apoio da Diretoria. Porém, isso não basta. Para que a intranet de fato promova a interação entre os funcioários, cumpra seu papel na comunicação interna e traga mais eficiência para os processos da empresa, é fundamental que os colaboradores estejam engajados no canal.

Para ajudá-lo a conquistar o engajamento dos colaboradores na intranet, preparamos algumas dicas para motivá-los a usar a intranet e participar ativamente

  • Centralize a divulgação de datas e eventos importantes, como data de pagamento, 13º, Festa de Fim de Ano e aniversário da empresa. Assim, quem não tiver o costume de acessar a intranet acabará sendo sempre o último a saber das novidades. E ninguém gosta disso, não é verdade?
  • Deixe todos os processos, documentos e formulários disponíveis na intranet. Se necessário integre seus sistemas internos à intranet para oferecer uma experiência única e facilitar o dia a dia de seus colaboradores. Dessa forma, além de saber que a intranet é o principal canal de comunicação interna da empresa, seus colaboradores verão nela uma forma de ganhar eficiência nas tarefas do dia a dia.
  • Organize gincanas interativas, como por exemplo, um concurso onde os colaboradores tenham que mandar fotos fantasiados para que seja eleita a melhor, ou fotos de quando eram crianças para que os demais tentem acertar quem é quem. O burburinho que se forma, por si só, já estimula quem não tem o costume a acessar.
  • Faça sempre matérias atraentes, com dicas de programas culturais, restaurantes, viagens, bem como informações importantes de alterações no trânsito da cidade, feriados etc, isso vai motivar o colaborador a entrar sempre em busca de novidades;
  • Peça que enviem dicas, crie um classificados, pode parecer que não, mas as pessoas gostam de colaborar. As vezes só precisam de um empurrãozinho. Ah, e não deixe de dar os devidos créditos.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!