Menu

Blog

A importância de intranets responsivas e acessíveis de fora da empresa

Voltar para os posts

Por Tiago Porcher - Gerente de Produto da Lumis

Vivemos hoje a era da mobilidade. Cada vez mais (e cada vez mais rápido!), vemos mudanças na forma como a informação é distribuída e se torna cada vez mais facilmente acessível, em especial, graças à popularização e evoluções em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Foi-se a época em que presenciávamos longas discussões entre amigos sobre quem foi o ator principal de determinado filme antigo ou qual jogador marcou mais gols na carreira. Hoje, tão logo uma dúvida como estas surja em uma mesa de bar, alguém rapidamente puxa seu celular e em poucos segundos a discussão está encerrada.

Alguns princípios norteiam essa mudança de comportamento, como o conceito de mobile-first, que coloca hoje em dia como prioritária a definição da usabilidade de sites em dispositivos móveis sobre desktops. Hoje, vemos um acelerado crescimento nas estatísticas de acesso a partir de dispositivos móveis em sites dos mais diferentes segmentos. Notícias, streaming de vídeos, serviços, e-commerce... Não há mais um segmento que fique imune a essa tendência. E naturalmente o acesso a informações no âmbito profissional também deve acompanhar o movimento.

Qualquer que seja a natureza do negócio, gestores de diferentes segmentos percebem cada vez mais a necessidade de se manter um fácil acesso às informações corporativas para seus colaboradores, onde quer que eles estejam. Seja para equipes geograficamente dispersas, equipes que, por natureza do negócio, vivem em constante deslocamento, equipes com horários de trabalho flexíveis ou mesmo em cenários mais tradicionais, facilitar o contato dos colaboradores com a empresa pode trazer grandes benefícios. E quando falamos de distribuição de informações corporativas, algo que sempre entra em questão é a intranet de sua empresa.

E o primeiro passo, naturalmente, é trabalhar para que ela seja acessível e apresente boa usabilidade a partir de dispositivos móveis. Uma intranet responsiva hoje pode ser considerada peça fundamental de uma engrenagem que busca eficiência em um mercado cada vez mais digital e dinâmico.

Seja ela uma intranet mais tradicional ou uma que tome a forma de algumas de suas variações mais recentes (intranets sociais, digital workplace, etc) o fato é que passa a ser cada vez mais importante que ela seja acessível de qualquer lugar. Isso traz ganhos na velocidade com que os colaboradores podem tratar de questões profissionais mesmo à distância, aumentam a integração entre estes e a empresa, aumentam a sensação de comprometimento e engajamento e fortalece a marca da companhia.

Possuir uma intranet responsiva não é condição suficiente para se garantir o sucesso das iniciativas de RH, comunicação ou marketing, que buscam aproximar o funcionário da empresa, mas hoje, e cada vez mais, ela é certamente condição necessária para tal. Outras técnicas como o desenvolvimento de aplicativos nativos e push-notifications também podem ser extremamente importantes, e abordaremos esses assuntos em outras conversas.

Tão importante quanto a qualidade e relevância do conteúdo ofertado, é a capacidade e conveniência para o consumo desse conteúdo. E, em um mundo onde se faz cada vez mais através de um celular, manter os seus colaboradores próximos pode estar somente a alguns toques de distância.