Menu

Blog

3 sinais que a sua empresa precisa de uma intranet

Voltar para os posts

O sonho de todo pequeno empresário é ver sua empresa crescer. À medida que o negócio prospera, novos desafios vão surgindo. O melhor remédio para as “dores do crescimento” é a tecnologia e para cada desafio existe uma ferramenta capaz de ajudar a empresa a solucioná-lo. Em um cenário de crescimento, a gestão interna aparece como um dos principais desafios. É aí que uma plataforma de intranet pode ajudar.

Veja abaixo alguns sinais de que sua empresa precisa de uma intranet.

 

Meu número de colaboradores aumentou e preciso ter controle sobre o fluxo de informação

Uma das principais razões para as empresas adotarem uma solução de intranet é a comunicação interna. Em empresas com equipes enxutas, é fácil manter todos bem informados sobre os objetivos e novidades da companhia. Conforme a empresa vai crescendo, a comunicação interna vai se tornando cada vez mais difícil e a temida rádio corredor começa a ganhar audiência. É importante estabelecer um canal oficial de comunicação interna para a empresa, pois, sem ele as informações acabam se perdendo ou sendo transmitidas de forma incompleta ou errada.

As intranets permitem que a empresa não só estabeleça um canal oficial de informação para os colaboradores, como também permite que eles opinem sobre essas notícias e colaborem para tornar o trabalho mais eficiente.

 

Meus processos de trabalho são pouco eficientes

Segundo estudo da McKinsey com dados do IDC, um trabalhador médio gasta aproximadamente 60% de seu tempo com atividades internas não específicas de seu cargo e boa parte desse tempo é gasto com a execução ou acompanhamento de processos como solicitações de compras, reserva de viagens, agendamento de férias, abertura de chamados de suporte, entre outros. Quando falamos de pequenas e médias empresas buscando o crescimento, talvez, esse seja o ponto mais crítico de todos. Em um mercado cada vez mais dinâmico, onde empresas surgem e desaparecem todos os dias, permanecer “amarrado” a processos poucos eficientes pode significar o fim do negócio.

Uma boa solução de intranet pode ajudar a empresa a desburocratizar seus processos internos, dando mais eficiência às atividades e permitindo que os colaboradores dediquem mais tempo às atividades que farão diferença para o crescimento da empresa. Lembre-se tempo é dinheiro!

 

Quero manter meus colaboradores motivados e reter os talentos da empresa

Da mesma forma que o comportamento e o nível de exigência dos consumidores vêm aumentando, os profissionais de hoje também não os mesmos do passado. Se no passado era muito comum vermos pessoas passando a vida profissional inteira dentro da mesma empresa, hoje em dia, os profissionais não pensam duas vezes quando uma oportunidade melhor aparece. Nesse sentido, garantir um bom ambiente de trabalho, é a chave para evitar que seus talentos saiam da empresa em busca de novas oportunidades (muitas vezes na própria concorrência). Mais do que isso, um bom ambiente de trabalho permite que os colaboradores trabalhem com mais alegria e, consequentemente, produzam mais e melhor. Segundo estudo realizado pela consultoria norte americana de recursos humanos Right Management, um colaborador motivado produz, em média, até 50% a mais.

Uma plataforma de intranet pode contribuir de forma significativa para a criação de um bom ambiente de trabalho. Através da intranet é possível criar campanhas que estimulem a integração entre os colaboradores, estreitando o laço entre eles e fortalecendo o sentimento de equipe. Além disso, a intranet permite o reconhecimento público das conquistas individuais e coletivas. Dessa forma, sempre que um objetivo for alcançado, todos os colaboradores saberão que contribuíram (direta ou indiretamente) para o sucesso da empresa.