Menu

Blog

A transformação digital começa dentro de casa

Voltar para os posts

O fenômeno da transformação digital é uma realidade que está tirando o sono dos empresários. Segundo pesquisa recente, realizada pela Capgemini, metade das empresas brasileiras estão investindo na transformação digital dos seus negócios. Quando pesquisamos sobre transformação digital, o que mais podemos ver são artigos falando sobre a necessidade de repensar canais e modelos de negócios, a fim de oferecer uma experiência digital, personalizada e contextualizada para seus clientes.

Sabendo que a transformação digital é urgente, como começar? A resposta para essa pergunta é simples: olhando para dentro da própria empresa. Para ter sucesso no processo de transformação digital, é fundamental garantir agilidade para lidar com as constantes (e cada vez mais rápidas) mudanças trazidas pela tecnologia e pelo comportamento dos consumidores. Mais do que isso, para ter sucesso, a transformação digital precisa entrar de vez na cultura da empresa.

Nesse sentido, o primeiro passo é identificar quais processos ou sistemas podem ser otimizados através da tecnologia. Um dos maiores erros das empresas é pensar que a transformação digital está restrita à interação da companhia com seus clientes, deixando de contemplar seus próprios processos internos. Afinal, como oferecer uma boa experiência digital para os clientes se a própria empresa ainda está presa a processos ultrapassados?

[GUIA] - Como uma intranet pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso

Para começar a estratégia de transformação digital é necessário investir na experiência dos próprios colaboradores. Não faz sentido um profissional perder horas de trabalho tentando encontrar determinada informação ou tendo retrabalho em processos pouco eficientes e com alta margem de erro. Além disso, antes mesmo de pensar na arquitetura ou em quais tecnologias serão adotadas no processo, é importante investir em governança, de modo que seja possível o monitoramento dos processos, com o objetivo de identificar os pontos de gargalo, bem como oportunidades de otimização e melhoria. Somente com uma visão clara de todos os seus processos internos é que será possível dar o próximo passo rumo à transformação digital.

E aí, a transformação digital já bateu na sua porta? Está preparado para recebê-la? Conte pra gente nos comentários!