Menu

Blog

A importância da colaboração e da mobilidade para ambientes de intranet

Voltar para os posts

Não é de hoje que os ambientes de intranet destacam-se como uma das principais ferramentas das companhias para otimizar a comunicação interna e seus processos corporativos. Como já falamos aqui no blog, de fato, manter uma intranet em sua corporação é um passo importante para alcançar seus objetivos. Porém, não basta apenas implementar uma solução de intranet na companhia. Muitas empresas que já possuem um ambiente de intranet se questionam sobre o motivo pelo qual seu portal não está gerando os efeitos esperados. Para que sua plataforma traga os resultados desejados, é importante que ela atenda às suas necessidades de negócios e seja, realmente, uma ferramenta corporativa, pensada e utilizada com base nos objetivos estratégicos da companhia. Nos dias de hoje, para garantir que a intranet de fato cumpra seu papel, a colaboração e mobilidade são peças fundamentais.

Colaboração e mobilidade são características imprescindíveis para que seu ambiente de intranet, efetivamente, dê certo e traga resultados para sua instituição. É através destes atributos que você terá uma plataforma forte e interessante, aumentando o uso da solução e o engajamento da equipe.
 

O que é a colaboração?

Que a colaboração é fundamental e faz toda a diferença para uma organização não é novidade. Mas, há pouco entendimento sobre o que, de fato, é um ambiente colaborativo. Por isso, para entender melhor como seria uma intranet colaborativa, precisamos primeiro definir o que é a colaboração. Podemos entender a colaboração como a ação e o efeito de colaborar e cooperar em conjunto com outras pessoas para alcançar um objetivo. No ambiente corporativo seria a ajuda, o auxílio, o trabalho em equipe, em prol de um determinado projeto em comum.

Por isso, em uma empresa a colaboração é um dos fatores de maior importância para o alcance das metas da companhia. O trabalho em equipe gera resultados muito mais efetivos do que as atividades realizadas individualmente. Por conta disso, estimular uma cultura de colaboração entre os funcionários deve ser uma estratégia de toda instituição que deseja aprimorar a produtividade e aumentar a motivação dos colaboradores.

Nas empresas mais novas, definir uma cultura organizacional vem se tornando um dos principais desafios buscados pelas equipes de RH para a garantia de sucesso, e uma das mais valorizadas é a cultura de colaboração. Além de resultar em uma maior produtividade, a colaboração no ambiente organizacional pode ser um fator motivacional. Hoje em dia, profissionais buscam atuar em instituições em que o trabalho em equipe seja valorizado. Elas querem saber que contribuem com o todo e não apenas com tarefas isoladas e descontextualizadas. Além disso, os profissionais de hoje querem aprender e crescer através da interação com pessoas com diferentes níveis hierárquicos e perfis de conhecimento.

Manter uma cultura de colaboração em sua organização resultará inúmeras vantagens para seus funcionários e trará ganhos diretos para sua instituição. Abaixo listamos alguns benefícios que a colaboração pode trazer para sua empresa.

  1. Aumento da produtividade;

  2. Construção de um clima organizacional de empatia;

  3. Maior capacidade criativa para geração de alternativas;

  4. Melhora na comunicação dos funcionários;

  5. Maior união entre os colaboradores.

O que é uma intranet colaborativa?

Em seu ambiente de intranet não é diferente. Uma intranet colaborativa é um ambiente onde os colaboradores podem trocar informações, sugerir conteúdos, criar fóruns de discussões, interagir sobre os conteúdos compartilhados pela empresa, com comentários e curtidas, e entre outros recursos. Em outras palavras, uma intranet colaborativa é uma plataforma onde os usuários podem consumir, participar da produção e interagir com o conteúdo do portal. A colaboração torna seu ambiente de intranet ainda mais rico e engajador, pois faz dos usuários parte importante do processo de comunicação interna e permite a todos os colaboradores contribuírem de forma significativa com as decisões e resultados da companhia.

POR QUE SUA EMPRESA PRECISA DE UMA INTRANET

Para que sua intranet seja de fato colaborativa, você precisará contar com uma plataforma onde seja possível promover interações sociais entre os colaboradores. É importante que a ferramenta adotada em sua empresa se adeque aos processos corporativos e ofereça espaços para as contribuições dos usuários.

Além de um ambiente que permite a colaboração entre as pessoas, é necessário que seus colaboradores entendam a importância de sua participação. Não adianta escolher a solução mais moderna para seu portal de intranet se a sua equipe não está habituada a utilizar um ambiente colaborativo. Por isso, dê uma identidade à sua intranet, apresente suas funcionalidades, tire dúvidas, realize treinamentos. Faça com que todos se sintam à vontade para compartilhar conteúdos, comentar outras publicações, criar fóruns de discussão e estejam sempre ativos em seu ambiente de comunicação interna.

O uso da colaboração em seu ambiente de intranet trará ganhos significativos para a sua instituição. Abaixo listamos 5 benefícios diretos que a colaboração traz para seu ambiente de intranet.

  1. Construção coletiva de base de conhecimento;

  2. Informações sempre atualizadas, com a contribuição da própria comunidade de usuários;

  3. Centralização das informações da empresa;

  4. Aumento no volume de acesso e uso da intranet;

  5. Colaboradores engajados com os objetivos da companhia.

VEJA COMO O INTRANET NOW AJUDA A SUA EMPRESA A ENGAJAR SEUS COLABORADORES

O que é mobilidade?

Além da colaboração, um outro fator importante para tornar sua intranet mais engajadora e eficiente é a mobilidade. Com o avanço da tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, muito vem sendo dito sobre o assunto. Mas, qual é a real importância da mobilidade para a comunicação interna da sua empresa? O primeiro benefício direto é a disponibilização das informações da empresa para os seus colaboradores onde quer que eles estejam. É claro que nem todas as informações devem estar disponíveis o tempo todo. Boa parte das empresas deixam de investir em recursos de mobilidade com medo do vazamento de informações críticas. Porém, por outro lado, com uma boa curadoria, é possível facilitar o acesso a informações úteis ao dia a dia de trabalho e garantir a segurança dos dados mais confidenciais.

Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar uma pessoa que não tenha acesso à internet através do smartphone. Nesse cenário, as pessoas contam com acesso facilitado a uma gama enorme de recursos tecnológicos a qualquer momento e em qualquer lugar, dando mais dinamismo à rotina das pessoas.

Números indicam que, atualmente, os smartphones e tablets são os principais meios de acesso à internet. Sabendo disso, se você tem como objetivo aumentar o engajamento dos seus colaboradores na intranet, a mobilidade pode representar um passo importante para alcançar seu objetivo.

Investir em mobilidade pode trazer muitos benefícios para a sua intranet e, consequentemente, para a empresa e seus colaboradores. Abaixo listamos algumas vantagens de como o uso de uma intranet móvel na sua organização:

  1. Facilidade para atualização do conteúdo de qualquer lugar;

  2. Experiência de uso otimizada para de acordo com o dispositivo;

  3. Facilidade de acesso à intranet de fora da empresa;

  4. Aumento do alcance da comunicação e do engajamento dos seus colaboradores;

  5. Maior eficiência na comunicação interna.

Aqui na Lumis nós temos a Órbita, um ambiente de intranet pensado para que a colaboração e a mobilidade façam parte do dia a dia dos colaboradores. O portal recebe atualizações diárias, com conteúdos e informações relevantes para os colaboradores da empresa. Além dos conteúdos publicados de forma vertical pela companhia, é a participação dos colaboradores que torna a plataforma sempre interessante e prazerosa para os funcionários. Os colaboradores sabem da importância de estar sempre interagindo com o conteúdo postado e sabem que podem expor suas opiniões de forma livre (sempre com bom senso, claro).  

A decisão de utilizar um ambiente de intranet é um passo importante no crescimento da sua empresa. O uso da plataforma traz diversos benefícios para todos membros de sua equipe e, consequentemente para a companhia. Porém, é importante que o uso da ferramenta esteja sempre alinhado com os objetivos da empresa. Como pudemos ver, o uso dos recursos de mobilidade e colaboração em sua intranet são peças importantes para que sua organização consiga aumentar o engajamento dos usuários, e alcançar os resultados esperados.

Mas, e na sua empresa? Como estão os investimentos em colaboração e mobilidade? Conte sua história para gente nos comentários!