Menu

Blog

Seus colaboradores também precisam de mobilidade

Voltar para os posts

Você talvez tenha um no bolso nesse momento. Talvez esteja lendo esse artigo nele. Talvez ele esteja tocando sua música favorita enquanto você lê esse artigo no PC. Sim, estou falando dos smartphones. Eles entraram de vez no nosso dia a dia e hoje é quase impossível imaginar nossa vida sem eles. A popularização dos smartphones mudou radicalmente nossos hábitos e é claro que essa mudança se refletiu no ambiente corporativo.

Cada vez mais poderosos e carregados de recursos, os smartphones caracterizam-se também pela capacidade de facilitar o dia a dia de trabalho e reduzir os custos operacionais. Por meio dos dispositivos móveis, os colaboradores podem trocar mais facilmente informações entre si, acessar documentos importantes de qualquer lugar e até mesmo sistemas de negócios, como CRM, plataformas de intranet ou ERP. Por meio de sistemas de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, é possível consultar rapidamente uma informação com um colega, avisar sobre possíveis atrasos e até mesmo fazer atendimento aos clientes - vemos muito esse uso acontecendo nos restaurantes delivery, que em sua maioria já aceitam pedidos via Whatsapp. Através de sistemas como o Skype ou o Google Hangouts é possível promover reuniões de trabalho com pessoas localizadas em diversos pontos do mundo.

Algumas empresas estão investindo no sentido de fornecer para seus colaboradores (ou para alguns deles) smartphones para uso exclusivo no trabalho. Outras, por outro lado, permitem que seus colaboradores utilizem seus próprios dispositivos na empresa. Esse fenômeno é conhecido pela sigla BYOD (do inglês, bring your own device) e exige que a empresa tenha políticas e mecanismos de segurança muito claros e eficientes. Mas isso é assunto para outro post.

Do ponto de vista da produtividade, a adoção de smartphones na rotina de trabalho (sejam eles fornecidos pela empresa ou não) é extremamente vantajosa tanto para a companhia quanto para o colaborador. Há alguns anos atrás era comum encontrar certa resistência dos funcionários na implantação de novos sistemas. Isso acontecia porque os colaboradores se acostumavam com a usabilidade de determinado sistema e a troca acarretava muito tempo de treinamento e adaptação a uma outra interface. Com a popularização dos smartphones e o surgimento de apps cada vez mais intuitivos, esse cenário mudou radicalmente. Hoje os profissionais estão muito menos resistentes e até buscam de forma proativa novas opções de aplicativos para facilitar suas rotinas. Do ponto de vista da motivação, a autonomia trazida pelos smartphones, a possibilidade de encontrar informações e resolver problemas rapidamente e de qualquer lugar aumentam significativamente a satisfação dos colaboradores.

E você, utiliza o smartphone no sua empresa? Deixe um comentário e conte para a gente como o smartphone ajuda na sua  rotina de trabalho.