Menu

Blog

A importância do design responsivo na experiência dos usuários

Voltar para os posts

Mobilidade é uma das mais fortes ondas que invadiu o mundo da tecnologia. O “boom” nas vendas de tablets e smartphones, além do alto volume de acesso à internet por meio desses dispositivos, fez com que as empresas abrissem os olhos para o novo comportamento dos internautas e corressem para adaptar seus sites aos novos formatos de tela.

Porém, com a enorme variedade de smartphones disponíveis no mercado (cada um com suas características e dimensões de tela), essa tarefa se tornou um desafio. Como oferecer uma experiência agradável para os internautas, independente do dispositivo que ele utiliza? A resposta está no design responsivo.

Como o próprio nome diz, o design responsivo responde ao tamanho da tela e exibe o conteúdo da página de forma adequada ao dispositivo. Ao invés de ter duas url´s distintas, uma para dispositivos móveis e outra para acesso via desktop, as empresas passaram a investir em um único site, que se ajusta de acordo com as dimensões de tela em que ele for carregado.

Hoje, grande parte das operações comerciais acontece via mobile, portanto, as empresas que não ajustarem seus sites aos diferentes modelos de tela, podem comprometer a experiência dos usuários e, consequentemente, perder uma grande fatia do mercado.

O design responsivo é tão importante que pode até impactar na relevância do seu site nos mecanismos de busca (SEO). Ao evitar o redirecionamento da página para uma versão exclusiva para mobile, utilizando um endereço único para todos os dispositivos, essa URL ganha mais relevância nos mecanismos de busca, pois é utilizada em todos os acessos, independente do aparelho utilizado. Ao oferecer uma experiência agradável ao internauta, o layout responsivo ainda evita o abandono do site e contribui para a manutenção de uma baixa taxa de rejeição.

Um exemplo interessante de design responsivo é o site da Construtora OAS, cliente Lumis Portal. Se quiser conferir na prática, acesse do seu desktop e, em seguida, faça o mesmo com seu smartphone. Repare como o layout se ajusta para que todo o conteúdo seja exibido de forma amigável.

E aí, seu site oferece uma boa experiência para dispositivos móveis?