Menu

Blog

Wiki: como utilizá-la para a gestão de conhecimento

Voltar para os posts

Como já escrevemos aqui no blog, a gestão de conhecimento vem ganhando cada vez mais força no mundo corporativo. A gestão de conhecimento, pode ser definida como uma estratégia que tem como objetivos a criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção de informações importantes para a organização. Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar as empresas nesse sentido, entre elas, as Wikis.

O que é uma Wiki?

Wiki é uma ferramenta colaborativa que tem como base a construção coletiva de conhecimento. É uma página na web que permite que qualquer um possa criar artigos de forma online e cujo conteúdo pode ser editado por outras pessoas a qualquer instante, com intuito de enriquecê-lo, corrigi-lo ou atualizá-lo.

Em outras palavras, uma Wiki pode ser entendida como uma enciclopédia online, na qual a produção do conteúdo é horizontal (de usuário para usuário). O conteúdo, por sua vez, pode ser conectado a outros conteúdos por meio de links. Com isso, a plataforma pode se tornar em um repositório de conhecimento prático e de fácil acesso a todos os usuários.

Em um ambiente corporativo, a wiki é uma grande alternativa para quem deseja implantar uma cultura de gestão de conhecimento. Isso porque, o sistema permite que todas informações sejam compartilhadas entre os colaboradores. A plataforma pode ser utilizada como guia ou repositório de informações sobre temas específicos, relativos a determinadas atividades e procedimentos da empresa.

Estimule a colaboração

Uma das formas mais eficientes de fomentar a produção de conhecimento dentro da empresa é estabelecer uma cultura de colaboração. Ou seja, estimular que os colaboradores a compartilharem suas experiências, de forma a criar um ambiente no qual todas elas podem ser aproveitadas pelos outros funcionários para melhorar suas atividades.

Estimular esse tipo de cultura é uma das melhores maneiras de garantir que a produtividade de sua empresa esteja sempre em alta. Hoje em dia, as organizações detêm muitos dados para garantir sua operação. Por isso, cultivar a estratégia de gestão de conhecimento é uma prática que fará com que as informações não fiquem concentradas em apenas alguns membros da equipe (que podem um dia deixar a empresa).

Tendo em vista que, com a saída de profissionais, alguns desses conhecimentos podem ser perdidos, empresas que adotam a cultura de colaboração e gestão do conhecimento tendem a não sofrer com a perda de informações pois, elas estarão devidamente armazenadas e acessíveis a todos.

Vantagens do uso de Wikis na gestão de conhecimento

  • Aumento de produtividade:

    Construir uma gestão de conhecimento é um fator que afeta diretamente a produtividade da empresa. Manter uma cultura de colaboração de conhecimento é uma das maneiras de garantir que a equipe não perca tempo buscando informações.

  • Menor incidência de erros:

    Quando se mantém uma boa gestão de conhecimento o número de erros ou adversidades tende a diminuir consideravelmente. Isso porque, os problemas comuns já são conhecidos e documentados. Com isso, seus colaboradores poderão consultar outros casos e evitar recorrência de erros.

  • Maior agilidade para a tomada de decisões:

    Uma das principais vantagens ao adotar uma gestão de conhecimento é no ganho em agilidade para a tomada de decisões. Imagine a redução de tempo que seus funcionários teriam se conseguissem consultar todos processos, ou até mesmo um guia, do que fazer para resolver determinadas tarefas. É isso que uma cultura de gestão de conhecimento traz.

  • Treinamento

    Ter uma Wiki que armazene e dissemine o conhecimento na empresa permite que novos colaboradores consigam se auto capacitar, buscando facilmente as informações que precisam para acelerar as curvas de aprendizado e colocá-lo na “mesma página” do restante da equipe.
     

Como vimos, adotar uma ferramenta wiki para gestão de conhecimento é uma excelente estratégia para toda organização. Implantar este tipo de cultura é fundamental para manter a produtividade da equipe sempre em alto nível.

Aqui na Lumis, utilizamos wiki para a gestão de conhecimento. Um exemplo disso, é o Departamento de Suporte que utiliza a solução para centralizar informações fundamentais para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia. O canal é essencial para a realização de diversas atividades. Ele acredita que uma wiki é uma maneira ideal para tornar a busca por informações mais acessível e eficiente. O recurso concentra conteúdos como procedimentos, dados importantes, materiais de apoio e demais itens relevantes para o time.

O canal utilizado pela Lumis, possibilita que os colaboradores estejam sempre atualizando as informações e tornando o conteúdo cada vez mais rico. O que garante a criação de uma base de conhecimento muito mais assertiva. Além disso, a ferramenta mantém o histórico de alteração com todos os detalhes, e permite que seja recuperado dados, em caso de alguma mudança equivocada. O que proporciona que nenhuma informação seja perdida ou desperdiçada.

E a sua empresa, já implantou a gestão de conhecimento em sua organização? Se sim, vocês já utilizam uma wiki como ferramenta para adotar essa cultura? Conte para gente nos comentários!