Quando falamos em comunicação corporativa, é normal que a primeira coisa a vir à cabeça seja a comunicação com os consumidores e clientes. Porém, a comunicação corporativa é composta de duas vertentes de igual importância para o sucesso das companhias: a externa e a interna.
Podemos definir comunicação interna como o conjunto de ações que têm como objetivo facilitar a disseminação de informações para o público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores. Mais do que a transmissão de informações para o corpo funcional da empresa, a comunicação interna tem como função facilitar a troca de conhecimento e informação entre os próprios colaboradores. Ou seja, a comunicação interna contempla todo o fluxo de informações dentro de uma empresa. Essa troca de informações pode acontecer de diversas formas: através de comunicados na intranet ou no jornal interno, por meio de fóruns ou até uma simples conversa entre dois colaboradores na hora do café ou em uma ferramenta de chat.
Não importa o tipo de conteúdo ou o canal utilizado para transmiti-lo, toda informação corporativa compartilhada entre dois ou mais membros de uma organização faz parte da comunicação interna e deve receber a devida atenção para que seja transmitida de forma clara, objetiva e eficiente.
Alinhamento
Manter uma boa comunicação interna permite que as empresas tenham colaboradores bem alinhados com relação aos seus valores e posicionamentos oficiais. É ela que vai garantir a coerência entre o que é dito para os públicos externo e interno, evitando boatos ou mal entendidos.
Produtividade
A comunicação interna permite o alinhamento dos colaboradores quanto aos objetivos e metas da empresa. Uma vez cientes de onde a companhia pretende chegar e o que é necessário para isso, será muito mais fácil garantir que todos “remem juntos”, rumo ao destino desejado.
Motivação
A melhor forma de promover a integração entre os colaboradores de uma empresa é por meio da comunicação interna. Ao oferecer canais eficientes para a troca de informação e conhecimento, a empresa contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores com a companhia e melhorar o clima organizacional. Não por acaso, o departamento de recursos humanos é considerado o ideal para gerir a comunicação interna.
Gestão de crise
Toda empresa passa por fases complicadas. Seja por questões econômicas, seja por uma reformulação dos processos internos, seja por qualquer outro motivo, as crises acontecem e precisam ser gerenciadas. Nesse sentido, a comunicação interna cumpre importante papel, uma vez que permite que todos estejam cientes do momento de dificuldade e saibam o que deve ser feito para superar essa fase.