Menu

Blog

O que é e para que serve a gestão de processos de negócios

Voltar para os posts

Já falamos aqui sobre as mudanças constantes e cada vez mais rápidas com que as empresas têm que saber lidar. O fenômeno da transformação digital vem fazendo com que as companhias corram contra o tempo para oferecer produtos e serviços cada vez mais diferenciados e focados na experiência dos usuários. Diante desse cenário a gestão de processos de negócios (do inglês, Business Process Management ou BPM) ganha ainda mais importância.

Segundo definição da Wikipedia, gestão de processos de negócios é “um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio”. Nesse contexto, podemos entender como processos de negócios o conjunto de atividades que devem ser executadas para cumprir determinado objetivo.

Um processo pode envolver diferentes departamentos da empresa, onde cada um é responsável por uma ou mais etapas do fluxo de trabalho, até que o objetivo final seja cumprido. A gestão de processos de negócios serve para tornar esse fluxo de trabalho mais fluido e eficiente, por meio de uma visão horizontal da estrutura corporativa, onde as diferentes áreas da empresa atuam de forma integrada, visando melhorar o desempenho da empresa como um todo.

O modelo de gestão de processos de negócios permite que a empresa tenha uma visão mais completa dos principais processos da companhia, como eles contribuem para o desempenho do negócio e como otimizá-los para garantir produtos/serviços de qualidade para seus clientes. Outra vantagem significativa da BPM é a redução de custos, uma vez que facilita a detecção de problemas ao longo do fluxo de trabalho e permite a correção pontual.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é muito importante que as empresa olhem para si mesmas, a fim de aprimorar ainda seus pontos positivos e identificar aqueles que necessitam ser corrigidos ou repensados. Quanto mais integrados estiverem os diferentes departamentos da empresa, melhor!