Nos dias atuais, as empresas têm focado seus esforços nos consumidores, em busca de oferecer uma experiência única a eles, e isso é essencial para elas se manterem competitivas no mercado. Mas, é importante lembrar que o cliente está na ponta do processo de produção, até que um serviço ou produto chegue no consumidor, ele passa por várias mãos, que deve ter igual importância no processo.
Por isso, é importante investir e adotar estratégias de Employee Experience. A experiência que o colaborador possui interfere na experiência que o consumidor terá. Dessa forma, o Employee Experience tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões de gestão de pessoas e recursos humanos. Quer saber mais sobre o assunto e conferir os principais benefícios que essa ação pode trazer? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.
Entenda o que é Employee Experience
Em uma tradução para o português, Employee Experience significa a experiência do funcionário. Ela representa o conjunto de interações do colaborador com a empresa durante sua jornada na organização, do momento em que participa de um processo seletivo, até a sua saída da empresa. Os colaboradores de uma empresa também possuem necessidades e objetivos, assim como os consumidores, por isso as estratégias de employee experience visam focar no colaborador e no seu desenvolvimento, buscando a construção de uma boa relação e experiência.
O esforço para melhorar a experiência do colaborador pode trazer diversos benefícios para a empresa. Ao proporcionar uma experiência prazerosa e enriquecedora aos seus funcionários, eles terão melhores resultados e consequentemente sua empresa terá clientes mais satisfeitos e um aumento na demanda. Além disso, os funcionários da sua equipe devem ser os principais defensores da sua empresa e para que isso aconteça, eles devem possuir boas experiências e estarem satisfeitos com seus trabalhos.
O employee experience ajuda a reforçar a boa imagem da empresa no mercado e faz com que os profissionais tenham interesse em buscar essa valorização que a sua empresa oferece. Para garantir uma boa experiência e aumentar o engajamento dos seus colaboradores, é importante ser um líder inspirador e criar um ambiente colaborativo. Assim, os funcionários se sentem acolhidos e mais seguros a manifestarem suas opiniões, o que aumenta a motivação deles. E ter funcionários motivados é um elemento fundamental para o aumento da produtividade da sua equipe.
Conheça os benefícios dessa estratégia
Oferecer uma boa experiência aos seus colaboradores atualmente, é a peça-chave para o sucesso de qualquer organização. É uma estratégia que pode trazer diversos benefícios para uma empresa, além de melhorar a experiência dos seus clientes. Essa ação inovadora de employee experience promove o bem-estar de cada um dos seus funcionários, confira alguns benefícios que ela proporciona:
- Funcionários mais engajados e produtivos:
Quando a empresa foca no colaborador, nas suas experiências e busca sempre valorizá-lo, oferecendo capacitação e crescimento, o colaborador percebe essa dedicação e o interesse de seus líderes em seu trabalho, e dessa forma fica mais motivado. Com ações de employee experience, você faz com que o seu funcionário saiba que seu trabalho está sendo reconhecido e com isso, gera grande motivação, incentivando o aprimoramento de sua performance.
- Baixo nível de Turnover:
Dentro das organizações o turnover significa a taxa de demissão e admissão de colaboradores, ou seja, é o fluxo de entradas e saídas de pessoas de uma empresa em um determinado espaço de tempo. Um dos benefícios do investimento na experiência do seu colaborador é diminuir esse fluxo e garantir a retenção de talentos. E quando uma empresa possui uma equipe mais engajada e satisfeita reduz a rotatividade no seu quadro de pessoal.
- Maior qualidade no trabalho desenvolvido:
O engajamento do colaborador é um fator essencial para garantir o seu desempenho máximo e obter grandes resultados. Com estratégias de employee experience, sua empresa é capaz de motivar seus profissionais, e isso contribui para manter sua equipe engajada e desempenhando seu maior potencial. Então, se o colaborador possui boas experiências com a empresa, ele vai sempre dar o seu melhor para atingir o objetivo desejado, trazendo mais qualidade e eficácia ao seu trabalho.
· Melhora no clima organizacional:
Outro benefício do employee experience, é a empresa possuir um clima organizacional positivo. Com essa ação, o trabalhador é estimulado a desenvolver sua criatividade e a criar algo diferenciado, pois sabe que suas ideias serão valorizadas e terá um espaço disponível para a troca com outros profissionais. Dessa forma, fortalece dentro da empresa um ambiente colaborativo e bom clima entre funcionários e seus líderes.
- Melhor relacionamento com o cliente:
Como vimos, a experiência do colaborador está diretamente relacionada com a experiência que seu consumidor terá. Quando sua empresa oferece uma experiência rica e satisfatória aos seus funcionários, ela é capaz de fazer o mesmo para os seus clientes. Isso porque, colaboradores motivados tendem a fazer um melhor atendimento e buscam atingir o objetivo da empresa, oferecendo o melhor para o consumidor.
Como vimos, além de focar no cliente e na experiência que ele terá, para uma empresa ser bem-sucedida, ela também deve focar em garantir uma boa experiência aos seus colaboradores. As empresas devem entender que uma boa experiência com a marca deve iniciar antes de ser percebida pelo consumidor final. Além disso, é com as ações de employee experience que você será capaz de manter seus colaboradores engajados, criar um bom relacionamento com as equipes e reter grandes talentos em sua empresa. Agora que você já conhece essa estratégia e os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, não perca tempo e já coloque em prática!