Contar com uma equipe integrada, onde a colaboração e o trabalho em equipe são valorizados, é algo buscado por muitas empresas. Já falamos aqui no blog, sobre como construir e fomentar uma cultura de colaboração pode fazer a diferença no crescimento das empresas. Dessa forma, é fundamental criar mecanismos que estimulem a cooperação e a integração entre os funcionários, de forma a construir um ambiente verdadeiramente colaborativo.
Neste sentido, manter canais de comunicação interna, como intranets, pode ser um grande diferencial para o aumento do trabalho em equipe na sua empresa. Mas, você já sabe como a intranet pode ajudá-lo nesta tarefa e se tornar uma ótima ferramenta para a integração de seus colaboradores? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Todos nós já passamos por algum momento onde tivemos que trabalhar em equipe, não é verdade? Seja em um projeto da escola, faculdade, trabalho, ou até mesmo em uma brincadeira, fomos sempre acostumados a atuar em equipe. É por isso que a prática de certa forma já faz parte do nosso dia a dia. Mas nem sempre atuar em conjunto é tarefa fácil. Por isso, é fundamental que haja sinergia, colaboração e, principalmente, integração entre todos os envolvidos, para que o trabalho seja bem realizado.
Por que a integração entre os colaboradores é importante?
Antes de entendermos porque a integração entre os profissionais é um fator importante para sua empresa, é preciso entender o que de fato ela representa. Independente do tamanho da organização é preciso sempre estar atento e pensar na integração de funcionários. Apesar de muitas pessoas não saberem uma das principais causas para a desmotivação no trabalho pode estar diretamente relacionada à falta de confiança na empresa. Segundo um estudo global conduzido pelo Hay Group, consultoria de gestão de negócios, um dos 5 fatores que têm maior impacto na desmotivação de colaboradores é a falta de confiança na empresa. Essa falta de confiança pode ser resultado de um problema de integração. Se você ainda não tinha percebido essa relação entre motivação e integração é hora de entender o que é a integração de funcionários.
Bom, de acordo com o dicionário, integrar significa fazer parte de um grupo, ou se sentir parte de alguma coisa. Logo, a integração de funcionários tem como principal objetivo fazer com que um colaborador se sinta parte da empresa. Portanto, ela nada mais é do que a construção de uma equipe. Ou seja, o ato de aproximar e conectar os profissionais, com intuito de criar um time.
Por isso, a prática é essencial e muito realizada no momento em que a organização contrata um novo funcionário. Isso porque, quando um novo colaborador chega à empresa é normal que ele sinta-se um pouco retraído, por não conhecer muito bem o ambiente em que está inserido.
Vale ressaltar que a integração não é só uma prática que deve ser adotada no momento da entrada de um novo funcionário. Além de ambientar os novos colaboradores, um dos principais papéis da integração de funcionários é fazer com que os profissionais sintam-se familiarizados e pertencentes à equipe. Por isso, é fundamental que sejam criadas alternativas para que se promova a integração entre setores. Estratégias como job rotation – onde o funcionário de um setor troca de lugar com outro por um tempo determinado, como uma semana – ajudam a melhorar a compreensão dos processos organizacionais e das dificuldades dos demais colegas, melhorando os relacionamentos entre setores.
Entendido o que é a integração, fica claro a importância que ela tem para as empresas, não é mesmo? Pense na sua empresa como um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada indivíduo é uma peça dessa engrenagem. Ou seja, se uma peça estraga ou tem algum problema, todas as demais podem ser afetadas, comprometendo assim seu funcionamento. Sempre que for pensar na importância da integração entre os colaboradores da empresa, volte a este exemplo e você saberá que não é possível seguir adiante sem que todos estejam em harmonia e funcionando perfeitamente.
Além disso, a integração de funcionários e setores é fundamental para a construção de uma cultura de colaboração em sua empresa. Isso porque, quando as pessoas se conhecem, entendem melhor os problemas umas das outras, tendem a estarem mais dispostas a ouvir e ajudar. Ou seja, a integração aflora a colaboração, que por sua vez, torna o trabalho em equipe muito mais prazeroso.
Como vimos, a integração é um fator primordial para que seja criado um ambiente harmônico e colaborativo em sua empresa, onde o trabalho em equipe seja sempre valorizado. Mas não é só isso, realizar a integração entre os colaboradores é uma atitude que tendem a trazer diversos benefícios para a organização. Abaixo, listamos as principais vantagens obtidas quando a empresa promove a integração entre os profissionais, confira:
- Melhora no ambiente organizacional:
A integração na empresa permite que os funcionários se conheçam melhor e descubram o perfil de cada um, fortalecendo a comunicação entre os colaboradores e diminuindo a possibilidade de surgirem ruídos. Esses ruídos prejudicam o clima organizacional e os resultados da organização.
- Aumento da produtividade:
Quando a empresa investe em programas de integração de funcionários, ela passa a contar com o clima organizacional favorável ao crescimento, ao bom relacionamento entre companheiros de trabalho e com funcionários direcionados em busca de um objetivo maior, que são os resultados da organização. A partir do momento em que os colaboradores estão bem gerenciados e com ações efetivas, a equipe melhora sua produtividade consideravelmente.
- Aumento da employer branding:
Outro benefício de manter uma equipe integrada é que seus colaboradores serão mais felizes e produtivos. Essa motivação reflete diretamente nos resultados da empresa e na qualidade de atendimento ao público. Quando os funcionários estão felizes, eles são capazes de transmitir essa felicidade para seus clientes e isso cria uma percepção de que a empresa é um bom lugar para trabalhar. Aumento assim o employer branding de sua organização.
- Redução da rotatividade:
Outra vantagem em investir na integração de funcionários é a redução de turnover, que tende acontecer em sua empresa. Equipes bem formadas e integradas tendem a se fortalecer em vez de se desfazerem. Quando o funcionário tem um bom relacionamento com a empresa e com seus companheiros de trabalho, dificilmente, ele buscará outro emprego, pois não quer perder o que já conquistou.
Como ambientes de intranet podem ajudar na integração de sua equipe?
Bom, entendido o que a integração de funcionários representa e qual sua importância para as empresas, chegou a hora de falar sobre como ambientes de intranet podem se tornar uma excelente ferramenta de integração. Primeiramente, sabemos que um dos principais objetivos dos canais de CI, como intranets, é interligar setores. Ou seja, além de ser uma ótima ferramenta para realizar a comunicação interna, quando uma empresa opta por fazer uso de ambientes de intranet ela espera conseguir aumentar a integração entre os seus colaboradores.
Isso acontece porque canais de intranet possuem os recursos necessários para aumentar a colaboração entre departamentos e equipes. O canal é uma ótima fonte utilizada para o compartilhamento de conteúdos como: avisos, notícias, informações e etc. Além de ser um sistema interno ideal para a centralização de processos, documentos e gestão de arquivos internos.
Um grande recurso que pode ser inserido em canais de intranet são os serviços de Wiki. O recurso é uma ferramenta colaborativa que tem como base a construção coletiva de conhecimento. É uma página na web que permite que qualquer um possa criar artigos de forma online e cujo conteúdo pode ser editado por outras pessoas a qualquer instante, com intuito de enriquecê-lo, corrigi-lo ou atualizá-lo. A ferramenta possibilita que os colaboradores estejam sempre atualizando as informações e tornando o conteúdo cada vez mais rico. O que garante a criação de uma base de conhecimento muito mais assertiva. Gerando um grande aumento na integração e colaboração entre os seus funcionários.
Aqui na Lumis, além de realizamos constantes encontros, reuniões e eventos com intuito de criar um bom relacionamento entre os colaboradores. Utilizamos a Órbita, nosso canal de intranet, para aumentar o contato entre os profissionais. Quando um novo colaborador é contrato, ele é apresentado em nossa intranet, com intuito de receber as boas vindas dos demais membros da equipe. Além disso, nosso canal possui espaços colaborativos onde os funcionários podem compartilhar dicas, documentos, arquivos e até mesmo depoimentos que agreguem valor na construção de um conhecimento coletivo.
Como vimos, manter profissionais integrados é fundamental para a construção de uma cultura colaborativa em sua empresa, o que resulta no aumento do trabalho em equipe e um consequente aumento na eficiência e produtividade de seu time. Por isso, investir em ferramentas que promovam a integração entre os seus profissionais é uma atitude que sem dúvida irá trazer diversos resultados positivos para sua organização.