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Como mensurar os resultados da comunicação interna

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Já publicamos aqui artigos falando sobre a importância da comunicação interna e sobre como fazer um diagnóstico para direcionar o planejamento das ações da área. Agora, como saber se o planejamento e as ações de comunicação interna, de fato, cumpriram seus objetivos? É disso que vamos tratar no artigo de hoje: mensuração de resultados em comunicação interna.

É muito comum o setor de comunicação interna ser visto mais como um centro de custo do que como um investimento que traz retorno para a companhia. Para provar o valor das ações de CI e aprovar investimentos para a área, é fundamental provar numericamente os resultados dessas ações.

A capacidade de provar resultados está diretamente relacionada à definição de metas claras e alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia. Em outras palavras, com base nos objetivos da empresa, são definidas as ações de CI e, junto com elas, os KPI’s (indicadores de performance) que mostrarão como essas ações contribuíram com o obejtivos final.

Cada canal de comunicação interna possui seus próprios indicadores de performance. Por exemplo, em um canal interno de notícias podemos analisar a quantidade de acessos a cada notícia, o tempo de permanência na página, o volume de “likes”. Com base nos comentários dessas notícias, é possível ainda fazer uma análise sobre a percepção dos colaboradores com relação a determinado conteúdo. Se a empresa utiliza espaços de colaboração, como fóruns por exemplo, podemos analisar a quantidade de perguntas criadas/respondidas ou de que forma essa base de conhecimento contribuiu para a eficiência da equipe.

O que faz uma boa análise não é a quantidade de dados que você é capaz de extrair e, sim as perguntas que são respondidas com esses dados. De forma bastante resumida, para provar o valor das ações de comunicação interna, é fundamental mostrar como elas contribuem para gerar receita ou reduzir custos. As ações voltadas para motivação aumentaram em quanto a satisfação dos funcionários? O trabalho de endomarketing contribuiu para transformar os colaboradores em evangelizadores da marca? Os conteúdos publicados pela CI contribuíram para o aumento da eficiência?

Muitas perguntas podem ser feitas e existe uma infinidade de dados para respondê-las. Cabe a você olhar para os objetivos da empresa e se perguntar como suas ações de CI estão contribuindo para eles. O resto é dado puro e simples.