Menu

Blog

Turnover: saiba como a comunicação interna diminui o turnover da sua empresa

Voltar para os posts

Os colaboradores de uma empresa são os verdadeiros responsáveis por garantirem que as ideias ganhem forma. Por mais que a organização tenha ótimos produtos e serviços, o capital intelectual é o que diz mais sobre ela, pois é o que gera conhecimento e inovação para a empresa. Por isso, possuir uma boa comunicação interna deve ser uma das principais preocupações das organizações, visto que contar com um time alinhado com os objetivos e valores da empresa é essencial para diminuir o turnover.

Reter talentos é fundamental para manter os bons profissionais na equipe, até porque profissionais talentosos não são encontrados facilmente. Além disso, uma taxa de turnover alta compromete a produção, pois a empresa tem que lidar com constantes processos de seleção e com o treinamento de novos colaboradores. E é por isso que a comunicação interna é tão valiosa dentro de uma organização e pode ser usada para evitar a rotatividade. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Entenda o que é TURNOVER

O índice de turnover representa a rotatividade de colaboradores de uma empresa, é o fluxo de entrada e saída de funcionários de uma empresa em um determinado tempo. A taxa pode ser calculada pela divisão do número de colaboradores desligados com o número total de colaboradores da empresa naquele ano ou em um espaço de tempo específico. O resultado encontrado é relativo, o que vai definir se a taxa é baixa ou não é o tamanho e o ramo de cada instituição, não existe uma taxa de turnover ideal.

Com isso, entendemos que se sua organização possui uma alta rotatividade, significa que há uma falha na gestão e que algo precisa mudar. Além de custar caro para a organização, possuir um turnover alto prejudica o clima organizacional e atrapalha a comunicação interna. E é necessário entender os fatores que estão influenciando no aumento da rotatividade, a gestão deve estar sempre atenta para que a taxa turnover esteja dentro da faixa desejada.

Existem diversos fatores que indicam que as condições de trabalho não estão oferecendo o necessário para que os colaboradores se sintam motivados a exercer o seu trabalho e continuar na empresa. Um clima ruim, uma baixa remuneração, problemas na gestão ou falta de reconhecimento da empresa são alguns dos motivos para o aumento da taxa turnover.

Entender e gerenciar a taxa turnover é fundamental para a sua empresa, pois saber como administrar a rotatividade é uma excelente estratégia para aumentar a produtividade e consequentemente, garantir o sucesso da sua organização.

Como a comunicação interna diminui a rotatividade de funcionários

A comunicação interna tem um poder enorme dentro das organizações, especialmente quando falamos em diminuir a rotatividade de funcionários. Tendo em vista que uns dos principais fatores que levam a desmotivação e desligamento dos funcionários é a falta de comunicação dentro das empresas, investir em estratégias de comunicação interna é essencial.

Intranet.png

Manter os colaboradores informados e de acordo com os valores e objetivos da empresa é importante para a construção de um bom ambiente de trabalho, o que impacta diretamente na taxa turnover. Por isso, separamos algumas práticas de comunicação interna que irão ajudar a sua empresa a diminuir a rotatividade. Confira:

  • Mantenha claro o propósito da empresa

Muitas empresas negligenciam a disseminação do propósito da organização para os funcionários, mas comunicar o propósito é importante para envolver os profissionais nos processos internos. Para que seus colaboradores “vistam a camisa” é preciso que eles estejam de acordo com os objetivos e valores da empresa. Com a comunicação interna, sua empresa pode esclarecer para os seus colaboradores quais são as metas e as estratégias para alcançá-las, deixando claro não só o propósito da organização, mas também a contribuição de cada funcionário nesse processo.

  • Promova a integração de novos colaboradores

Integrar um funcionário é fazer com que ele se sinta parte da organização, colocá-lo como participante da cultura da empresa. Um método muito adotado pelas equipes de comunicação interna é o ‘onboarding’, no qual os novos colaboradores podem entender a missão, os valores e os processos seguidos na rotina de trabalho. Integrar um colaborador traz a sensação de pertencimento, ajuda a conectar os profissionais e a criar uma equipe colaborativa, o que consequentemente, reduz o turnover.

  • Crie um ambiente colaborativo

Para diminuir a rotatividade dos colaboradores é importante que a equipe de comunicação interna crie um espaço colaborativo, no qual os funcionários possam sugerir e discutir ideias, trocando conhecimentos e experiências. Estimular a troca de informação irá fazer com que os colaboradores se sintam ouvidos e entendam que suas ideias são importantes para o time, criando um ambiente colaborativo e amigável na organização.

  • Proporcione capacitação e crescimento

É dever da empresa explorar todo o potencial do seu colaborador, desenvolvendo suas competências e oferecendo novos projetos para que ele possa trabalhar e adquirir novos conhecimentos. Além disso, de investir em cursos e treinamentos que sejam interessantes para os seus funcionários, é essencial tornar as possibilidades de crescimento claras, para que o colaborador continue motivado a permanecer no time.

  • Tenha uma intranet

Ter um canal de comunicação como a intranet é fundamental para manter uma boa comunicação com os colaboradores e reduzir a rotatividade. É uma estratégia de comunicação interna que traz diversos benefícios. Contar com uma boa solução de intranet pode ajudar a empresa a garantir que os profissionais estejam alinhados e engajados com os objetivos da organização. E para isso, você pode contar com o Intranet Now, uma completa solução de canal de comunicação interna, desenvolvida pela Lumis, que garante agilidade e flexibilidade para o desenvolvimento de serviços específicos para o seu cenário.

Diminuir a taxa de rotatividade da sua empresa exige alguns cuidados e estratégias focadas no público interno. Mas como vimos, a comunicação interna é uma grande aliada nesse processo. Estabelecer uma comunicação clara com os seus funcionários é essencial para que eles mantenham a motivação de trabalhar no seu time. Então investir em uma ferramenta que ajuda a empresa a manter essa comunicação, como uma intranet, é essencial.  E para isso você pode contar com o Intranet Now e ter um canal de intranet perfeito para comunicar e integrar seus colaboradores.