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Comunicação Interna: saiba como montar um planejamento de CI da sua empresa

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Uma empresa ter falhas em sua comunicação interna é extremamente prejudicial. Pode prejudicar o clima organizacional, o engajamento dos colaboradores e a produtividade deles também. Dessa forma, a empresa não atingirá seus objetivos, pois não irá atender seus clientes da melhor forma. Até porque, sabemos que a Employee Experience afeta diretamente o atendimento ao consumidor e toda sua jornada.

A chave para sua empresa não ser afetada com esses obstáculos que a falha na comunicação traz, é um bom planejamento. Com um planejamento de comunicação interna bem elaborado você é capaz de alinhar seus colaboradores com os objetivos da empresa e de garantir a organização dentro do ambiente corporativo. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois é o tema do artigo de hoje.

Por que desenvolver um planejamento de comunicação interna?

O plano de comunicação interna é uma estratégia que busca a interação entre a empresa e seus colaboradores e que serve, principalmente, para desenvolver canais de contato eficientes que ajudam nesse objetivo de conectar os funcionários com a organização. Além disso, o planejamento de comunicação interna também garante o alinhamento entre os objetivos da empresa e as expectativas dos colaboradores.

Sabemos que trabalhadores satisfeitos e felizes com o local em que trabalham são mais produtivos e confiantes em realizar suas atividades. Sendo assim, é importante que todos estejam alinhados para garantir um bom clima organizacional na empresa.  Um bom plano de comunicação interna é essencial para que todas as áreas sejam valorizadas e consideradas estrategicamente.

Em empresas que a comunicação não possui um planejamento mínimo, a informação não tem um bom alcance e os comunicados circulam de forma desordenada. Comunicar é um processo natural, mas se isso ocorrer sem planejamento não é positivo. A falta de planejamento da comunicação interna de uma empresa faz com que o relacionamento entre ela e seus colaboradores seja, muitas vezes, confuso. E dessa forma, as falhas na comunicação e os ruídos aumentam e prejudicam cada vez mais a cultura organizacional.

Possuir um plano concreto e tirá-lo do papel com eficiência ajuda a empresa a alcançar uma comunicação interna mais madura, com a capacidade de mensurar seus resultados e mostrar o valor de suas ações. É imprescindível possuir um bom planejamento para que você consiga executar as ações propostas e medir os resultados depois. Com ele, você consegue aumentar o engajamento dos colaboradores, garantir o alcance da sua comunicação, gerar interação entre os funcionários e melhorar a experiência dos seus colaboradores.

Como criar um planejamento de comunicação interna

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A comunicação interna de uma empresa não pode ser subestimada. Construir uma boa comunicação com seus colaboradores leva tempo e esforço, deve ser algo bem elaborado e com ações bem definidas. E mesmo que um planejamento de comunicação interna seja indispensável em uma empresa, desenvolvê-lo e executá-lo pode não ser tão simples. Pensando nisso, separamos alguns passos a serem seguidos que podem deixar essa missão mais fácil.

  • Analise o cenário atual:

Desenvolver uma estratégia sem compreender o que acontece não é uma boa ideia. Antes de elaborar seu planejamento, é necessária uma análise do cenário atual da sua empresa. Desenvolva pesquisas para entender a opinião dos seus colaboradores a respeito do seu negócio, como está o ambiente de trabalho e o clima organizacional. É importante também identificar as falhas na sua comunicação e entender se seus canais são capazes de alcançar toda a empresa.

  • Conheça seus colaboradores:

Conhecer o perfil dos seus colaboradores é tão importante quanto conhecer o perfil de seus clientes. Conhecer seu público interno, entender suas necessidades e dores irá te ajudar a elaborar estratégias mais eficientes. Quando você se propõe a escutar seus funcionários, você mostra que seus interesses estão sendo compreendidos e considerados e assim, é capaz de motivá-los mais. Além disso, conhecer o público com o qual você quer se comunicar é essencial para que sua comunicação cause maior impacto. E grande parte dessas informações você pode obter com o RH da empresa e através de feedbacks e avaliações de desempenho.

  • Alinhe seus objetivos:

Agora que você já conhece seu cenário e seu público, é importante alinhar os seus objetivos e começar a criar seu planejamento. Defina seus objetivos gerais, aqueles que irão nortear todo seu plano, e depois defina seus objetivos específicos, que são ações que te ajudarão a alcançar sua meta principal. Assim, você irá definir suas ações e como executá-las, abordando todas as atividades e áreas, para que nada fique de fora. Você poderá organizar a equipe de forma que todos tenham tempo de cumprir suas tarefas e garantir uma boa experiência para seus colaboradores.

  •  Crie o plano de ação e escolha as ferramentas:

Você já sabe quais estratégias irá seguir, agora todas as ações escolhidas devem estar em um cronograma, com o prazo para a realização de cada uma, visando organizar todas as suas ideias para melhorar a comunicação interna da empresa. Além disso, é importante escolher as ferramentas que irá usar para alcançar essas metas, algo que seja prático e de acordo com o perfil dos colaboradores. Ter um sistema de intranet, pode ser uma ferramenta indispensável no seu plano de comunicação interna.

  • Mensure seus resultados:

Mensurar seus resultados te ajuda a compreender o que deu certo e o que não deu e precisa ser melhorado. Acompanhar suas ações de perto, faz com que você consiga entender em que ponto está errando e possa corrigir qualquer falha que apareça. Entender as métricas te ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores e ainda evita o gasto com ações insatisfatórias ou que geram resultados baixos. Além disso, mensurar seus resultados também irá te ajudar a analisar se as ferramentas escolhidas funcionam e assim, será possível melhorar seus planejamentos futuros.

Todo bom planejamento precisa de um objetivo claro e de estratégias que condizem com esse objetivo e com as ferramentas disponíveis. Vale ressaltar, que um planejamento de comunicação interna bem elaborado é capaz de melhorar a relação entre a empresa e os colaboradores e trazer diversos outros benefícios para a sua organização. Como vimos, pode não ser algo simples de ser feito, mas seguindo as dicas que demos você pode começar a desenvolver seu planejamento e garantir o sucesso da sua empresa.