Sua empresa já passou por alguma situação onde buscou reduzir as incidências de não conformidades? Se sim, provavelmente você já ouviu falar em alguns procedimentos para a melhoria ou resolução de problemas. Uma das melhores e mais utilizadas metodologias é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).
Trata-se de uma ferramenta da área administrativa que busca otimizar processos, melhorar a identificação de adversidades organizacionais e aumentar a qualidade da gestão.
Entendendo o que é MASP
A qualidade do serviço é sempre uma preocupação para as empresas. É através da manutenção dela que as organizações conseguem aumentar sua produção e, consequentemente, gerar maiores resultados. Por isso, muitas instituições buscam utilizar métodos para acompanhar, identificar e resolver possíveis falhas que possam vir a acontecer na companhia.
MASP é o procedimento, ou a padronização, de uma série de ferramentas analíticas, que podem ser utilizadas sistematicamente nas organizações. É uma metodologia usada para resolução de problemas em processos, produtos e serviços. Este conjunto de métodos funciona como um instrumento da área de qualidade, criada com o intuito de acompanhar o andamento das ações em busca de melhorias contínuas, com o objetivo de solucionar irregularidades. O MASP se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e que estejam causando falhas nas instituições. Por isso, foram criadas 8 etapas estruturadas que constituem a prática.
Para aplicá-lo em sua empresa, é importante que os responsáveis pelo setor de qualidade, sigam corretamente os passos desse procedimento. Será isto que fará com que a utilização da ferramenta seja, realmente, efetiva. É importante também, que todos colaboradores saibam a importância da utilização do MASP na corporação.
Além disso, é fundamental a conscientização dos membros da equipe, e que todos estejam dispostos a colaborar com todas as etapas do processo, a fim de resolver a adversidade. Só assim, a implementação da metodologia trará os resultados esperados. Abaixo, listamos as etapas que compõe a estrutura do método de análise e solução de problemas, confira:
Etapas do MASP:
- Identificação do problema:
Na primeira etapa, deve ocorrer a identificação do erro, definindo-o de forma clara e detalhada. - Observação do problema:
No segundo passo, inicia-se o processo de observação da falha. Nele devem ser levantadas todas as características e coletado o máximo de informações sobre o erro. - Análise do problema:
Nesta etapa, as observações e todas as informações coletadas sobre o incidente devem ser analisadas minuciosamente. - Plano de Ação:
A quarta etapa consiste em definir, com base na análise anterior, a melhor maneira de solucionar o problema. Para isso, são feitas pesquisas e é definido um plano de ação. - Ação:
Na quinta etapa o plano definido no passo anterior é efetivamente colocado em prática. - Verificação dos resultados:
Na sexta etapa, ocorre a avaliação dos resultados obtidos com a ação realizada, além da eficácia do plano de ação. - Padronização:
Após a verificação dos resultados, os processos que obtiveram bons resultados são padronizados de forma que não conformidades identificadas na primeira etapa não se repitam. - Conclusão:
Por último, é feito um balanço de todas as etapas. Além disso, deve ser feito um relatório documentando toda a metodologia realizada, a fim de aplicar a lições aprendidas em novas oportunidades de melhoria.
Qual a importância do MASP para a empresa?
Toda instituição sempre idealiza atingir e sustentar a excelência dos seus serviços. Adotar uma metodologia para identificação e correção de irregularidades é um passo essencial para a empresa alcançar a excelência e manter um aprimoramento constante. Através do método de análise e solução de problemas, sua companhia será capaz de minimizar problemas e reduzir seus impactos no dia a dia do negócio.
É importante que o aprimoramento constante dos processos corporativos faça parte da cultura organizacional, com todos os colaboradores alinhados na busca por processos mais eficientes e que tragam resultados reais para a companhia. Abaixo listamos alguns benefícios que uma cultura de análise e solução de problemas pode trazer para a empresa:
-
Redução da reincidência de falhas;
-
Mais facilidade e agilidade para reconhecimento e resolução de não conformidade;
-
Manutenção da excelência dos serviços da empresa;
-
Maior satisfação dos clientes;
Como pudemos ver ao longo do artigo, toda corporação está sempre em busca de melhorar seus processos, produtos e serviços. Para isso, é fundamental que a companhia não banalize erros ou simplesmente os varra para baixo do tapete. A decisão de manter uma cultura e uma metodologia para resolução de problemas é um passo fundamental para o crescimento de qualquer empresa.
Como a sua empresa analisa seus processos corporativos? Conte para gente nos comentários!