Menu

Blog

Método de análise e solução de problemas: entenda o que é e qual a sua importância

Voltar para os posts

Sua empresa já passou por alguma situação onde buscou reduzir as incidências de não conformidades? Se sim, provavelmente você já ouviu falar em alguns procedimentos para a melhoria ou resolução de problemas. Uma das melhores e mais utilizadas metodologias é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).

Trata-se de uma ferramenta da área administrativa que busca otimizar processos, melhorar a identificação de adversidades organizacionais e aumentar a qualidade da gestão.

Entendendo o que é MASP

A qualidade do serviço é sempre uma preocupação para as empresas. É através da manutenção dela que as organizações conseguem aumentar sua produção e, consequentemente, gerar maiores resultados. Por isso, muitas instituições buscam utilizar métodos para acompanhar, identificar e resolver possíveis falhas que possam vir a acontecer na companhia.

MASP é o procedimento, ou a padronização, de uma série de ferramentas analíticas, que podem ser utilizadas sistematicamente nas organizações. É uma metodologia usada para resolução de problemas em processos, produtos e serviços. Este conjunto de métodos funciona como um instrumento da área de qualidade, criada com o intuito de acompanhar o andamento das ações em busca de melhorias contínuas, com o objetivo de solucionar irregularidades. O MASP se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e que estejam causando falhas nas instituições. Por isso, foram criadas 8 etapas estruturadas que constituem a prática.

Para aplicá-lo em sua empresa, é importante que os responsáveis pelo setor de qualidade, sigam corretamente os passos desse procedimento. Será isto que fará com que a utilização da ferramenta seja, realmente, efetiva. É importante também, que todos colaboradores saibam a importância da utilização do MASP na corporação.

Além disso, é fundamental a conscientização dos membros da equipe, e que todos estejam dispostos a colaborar com todas as etapas do processo, a fim de resolver a adversidade. Só assim, a implementação da metodologia trará os resultados esperados. Abaixo, listamos as etapas que compõe a estrutura do método de análise e solução de problemas, confira:

Etapas do MASP:

  1.  Identificação do problema:
    Na primeira etapa, deve ocorrer a identificação do erro, definindo-o de forma clara e detalhada.
  2.  Observação do problema:
    No segundo passo, inicia-se o processo de observação da falha. Nele devem ser levantadas todas as características e coletado o máximo de informações sobre o erro.
  3. Análise do problema:
    Nesta etapa, as observações e todas as informações coletadas sobre o incidente devem ser analisadas minuciosamente.
  4. Plano de Ação:
    A quarta etapa consiste em definir, com base na análise anterior, a melhor maneira de solucionar o problema. Para isso, são feitas pesquisas e é definido um plano de ação.
  5. Ação:
    Na quinta etapa o plano definido no passo anterior é efetivamente colocado em prática.
  6. Verificação dos resultados:
    Na sexta etapa, ocorre a avaliação dos resultados obtidos com a ação realizada, além da eficácia do plano de ação.
  7. Padronização:
    Após a verificação dos resultados, os processos que obtiveram bons resultados são padronizados de forma que não conformidades identificadas na primeira etapa não se repitam.
  8. Conclusão:
    Por último, é feito um balanço de todas as etapas. Além disso, deve ser feito um relatório documentando toda a metodologia realizada, a fim de aplicar a lições aprendidas em novas oportunidades de melhoria.

Qual a importância do MASP para a empresa?

Toda instituição sempre idealiza atingir e sustentar a excelência dos seus serviços. Adotar uma metodologia para identificação e correção de irregularidades é um passo essencial para a empresa alcançar a excelência e manter um aprimoramento constante. Através do método de análise e solução de problemas, sua companhia será capaz de minimizar problemas e reduzir seus impactos no dia a dia do negócio.

É importante que o aprimoramento constante dos processos corporativos faça parte da cultura organizacional, com todos os colaboradores alinhados na busca por processos mais eficientes e que tragam resultados reais para a companhia. Abaixo listamos alguns benefícios que uma cultura de análise e solução de problemas pode trazer para a empresa:

  • Redução da reincidência de falhas;  

  • Mais facilidade e agilidade para reconhecimento e resolução de não conformidade;

  • Manutenção da excelência dos serviços da empresa;

  • Maior satisfação dos clientes;


Como pudemos ver ao longo do artigo, toda corporação está sempre em busca de melhorar seus processos, produtos e serviços. Para isso, é fundamental que a companhia não banalize erros ou simplesmente os varra para baixo do tapete. A decisão de manter uma cultura e uma metodologia para resolução de problemas é um passo fundamental para o crescimento de qualquer empresa.

Como a sua empresa analisa seus processos corporativos? Conte para gente nos comentários!