Menu

Blog

Intranet Now: sua melhor opção para a comunicação interna

Voltar para os posts

Atualmente, saber como engajar e motivar colaboradores para bater metas e reter os melhores talentos do mercado é uma prática indispensável para qualquer negócio em crescimento, especialmente os que passam por processos de transformação digital.

Se você identifica essa necessidade na sua empresa, fique atento! 

Neste conteúdo explicamos tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta ideal para a gestão de equipes e engajamento de colaboradores: o Intranet Now!

Combinando as funcionalidades essenciais para qualquer departamento de Recursos Humanos com estratégias de engajamento e interação de colaboradores, o Intranet Now é uma plataforma que eleva a integração e motivação da equipe a um patamar superior.

Continue a leitura para entender em apenas alguns minutos exatamente o que é o Intranet Now, os diferenciais e vantagens para as empresas, e as funcionalidades da plataforma! 

Intranet Now: a ferramenta ideal para engajar e motivar colaboradores

A digitalização dos processos administrativos e da comunicação era um processo gradual e até mesmo orgânico para a maioria das empresas de pequeno e médio porte. Contudo, com a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2021, criou-se a necessidade de rápida adaptação dessas empresas aos processos digitais.

Com isso, grande parte da comunicação interna das empresas passou a depender mais dos meios digitais. Além disso, há alguns anos surgiu no mercado de trabalho a tendência de investir na conectividade e integração das equipes como estratégia para aumentar a produtividade e o engajamento das equipes.

Dessa forma, além de processos mais ágeis e eficientes, as empresas conseguem motivar a equipe, gerar confiança mútua e reconhecimento mútuos, e assim, criar ambientes de trabalho mais dinâmicos.

Visando ajudar as empresas a se prepararem para esse cenário, a Lumis desenvolveu o Intranet Now. Basicamente, trata-se de uma plataforma que combina recursos e funcionalidades para otimizar o fluxo de informações internas, automatizar processos de rotina, integrar as equipes e engajar colaboradores.

De forma simples, o Intranet Now é uma rede corporativa dedicada à centralização das informações e dados internos da empresa. Dessa forma, os arquivos e informações ficam mais seguros, organizados e facilmente acessíveis, e os colaboradores podem se comunicar de forma direta e institucional, evitando ruídos e problemas de assimetria de informações.

Outros recursos da plataforma ainda facilitam procedimentos corporativos que, por vezes, podem ser confusos e burocráticos, criando mais ruídos e insatisfação entre os colaboradores.

Independente do segmento de atuação da empresa, os recursos do Intranet Now podem ser utilizados para aprimorar a gestão interna, reduzir custos e aumentar a produtividade. Os recursos da plataforma são adaptáveis às necessidades do seu negócio e ela pode ser adquirida por diferentes meios de contratação. 

Assim, certamente existe um plano Intranet Now que cabe no orçamento de investimentos da sua empresa para garantir a retenção dos seus talentos e melhor produtividade da equipe.

Intranet Now: os diferenciais da plataforma e as vantagens para empresas

Por ser desenvolvido pensando nas principais necessidades que empresas de todos os segmentos enfrentam para organizar informações, integrar equipes e engajar colaboradores, o Intranet Now oferece diferenciais importantes para adaptação aos processos digitais que, naturalmente, trazem vantagens para as empresas que o adotam.

A seguir, explicamos quais são esses diferenciais e as vantagens que podem ser conseguidas.

Diferenciais do Intranet Now

O primeiro diferencial do Intranet que vale a pena destacar é a facilidade na implementação da plataforma.

Em apenas um dia de instalação, sua empresa estará pronta para usar o Intranet Now em diversas atividades de rotina.

Outro diferencial importante é a possibilidade de customizar a plataforma, combinando os seus elementos com a identidade visual da empresa, além, é claro, da personalização dos recursos oferecidos de acordo com as necessidades da empresa.

Para garantir que qualquer problema ou dúvida sejam rapidamente resolvidos, a Lumis oferece para os assinantes do Intranet Now o serviço de onboarding, com apoio especializado que auxilia no sucesso da implementação da plataforma.

Dessa forma, o processo de implementação do Intranet Now é o mais descomplicado possível, e pode ser resumido em 5 passos:

  1. Escolha do modelo comercial ― A empresa opta por uma das formas de contratação da plataforma, de acordo com suas necessidades e orçamento disponível;
  2. Customize o visual do Intranet Now ― Com configurações simples e intuitivas, é muito fácil deixar a plataforma com um visual que dialoga com a identidade da empresa;
  3. Cadastre os conteúdos e informações da empresa ― O cadastramento de conteúdos é o passo mais importante para realizar os procedimentos corporativos pelo Intranet. Para isso, divulgamos vídeos tutoriais que auxiliam no processo;
  4. Use os recursos mobile ― Agora que os procedimentos já funcionam via Intranet, os colaboradores podem usar baixar o aplicativo para acessar as funcionalidades da plataforma de qualquer lugar;
  5. Acompanhe os relatórios e os resultados ― Para se certificar de que a plataforma está cumprindo o seu propósito e realizar os ajustes necessários, basta acompanhar os relatórios com informações detalhadas sobre o uso do Intranet Now pelos colaboradores.

Vantagens do Intranet Now 

Com a implementação da plataforma, as empresas ganham algumas vantagens imediatas que já citamos nos tópicos anteriores, como: 

  • acessibilidade, organização e segurança das informações;
  • automatização e desburocratização de processos internos; e
  • aumento do alcance e assertividade da comunicação interna.

Dessas mudanças, outras vantagens serão obtidas, como:

  • aumento da produtividade;
  • crescimento do engajamento e da motivação;
  • retenção de talentos;
  • redução de custos; e
  • maior competitividade.

Por fim, vale destacar como última vantagem a possibilidade de adquirir o Intranet Now em diferentes planos de contratação, de forma que a plataforma pode ser adotada por empresas de diferentes portes!

Intranet Now: as funcionalidades da plataforma 

“Mas como o Intranet Now funciona na prática? Quais são as funcionalidades da plataforma?”.

Bom, como mencionamos no início, além de recursos essenciais para qualquer departamento de Recursos Humanos, o Intranet Now também oferece funções para integrar e engajar os colaboradores. 

Intranetnow_Interna.png

Assim, de certa forma, o Intranet é parecido com uma rede social, pois as interações são incentivadas e o resultado são equipes mais unidas, dinâmicas e criativas.

Uma lista resumida das funcionalidades da plataforma pode ajudar a entender o que será possível fazer usando o Intranet Now:

  • Busca ― Ferramenta para pesquisar conteúdos, documentos e informações na plataforma;
  • Curtir e comentar ― Possibilita que os usuários reajam e interajam com conteúdos publicados;
  • Lista de aniversariantes ― O calendário da plataforma automaticamente inclui os aniversariantes e facilita a criar lembranças e situações especiais para cada colaborador;
  • Fórum ― Permite a criação de tópicos de discussão direcionados por assunto e tema, facilitando a troca de mensagens;
  • Comunidade ― Cria grupos segmentados para que equipes tenham acesso a uma área comum onde podem trocar e compartilhar informações específicas;
  • Wiki ― Cria páginas de gerenciamento de conteúdos, onde os colaboradores podem escrever artigos, tutoriais, etc., criando um ambiente comum de aprendizagem;
  • Agenda de Salas ― Facilita o agendamento e administração de salas para realizar reuniões, videoconferência ou eventos especiais;
  • Enquetes ― Permite a criação de enquetes que podem ser extremamente úteis para pesquisas de satisfação e clima organizacional, entre outras consultas pertinentes para a empresa;
  • Notícias ― Divulgue notícias pertinentes para os negócios ou para a gestão organizacional e mantenha os colaboradores informados sobre os temas relevantes para a empresa;
  • Eventos ― Facilita o agendamento e divulgação de eventos com informações necessárias para os colaboradores ou convidados;
  • Galeria de fotos e vídeos ― Reúne um arquivo de fotos e vídeos institucionais que podem ser segmentados por tema, data, evento, etc;
  • Organograma ― Possibilita a visualização de todos os colaboradores para facilitar a integração e fluxo de informações entre equipes;
  • Fale conosco ― Canal de atendimento para que os colaboradores tirem dúvidas e enviem sugestões;
  • Documentos ― Repositório em nuvem para armazenamento de documentos;
  • FAQ ― Permite a publicação das respostas para as perguntas mais frequentes, facilitando que dúvidas em comum sejam rapidamente solucionadas;
  • Agendamento de férias ― Facilita o agendamento de férias dos colaboradores;
  • Solicitação de viagens ― Organiza o procedimento de solicitação de viagens por parte dos colaboradores da empresa.

Com esses recursos, o Intranet Now soluciona as principais dores de empresas que precisam tornar a comunicação interna mais prática, objetiva e eficiente. Tudo isso reunido em uma plataforma que incentiva a interação e engajamento da equipe, resulta em progresso para as empresas!

Então, não perca tempo! Se a sua empresa pode se beneficiar dos recursos mencionados, peça uma demo e receba uma demonstração gratuita do Intranet Now!