Passar por momentos de crise é algo que todas as empresas estão sujeitas. Para muitas delas, atravessar situações de anormalidade e tensão é sempre um grande problema, especialmente se elas não se prepararem previamente para momentos como estes. Por isso, contar com estratégias para o gerenciamento de crises é essencial para minimizar os danos e ajudar a empresa a voltar à normalidade. Neste sentido, a comunicação interna pode ser um grande aliado.
Mas, você sabe como utilizar a CI como ferramenta para o gerenciamento de crise? Então continue conosco!
O que é gestão de crise?
Situações adversas são normais na vida de qualquer pessoa e podem causar muitos transtornos. Isso porque, para resolver esses problemas, muitas vezes, precisamos promover mudanças que nos tiram da zona de conforto, não é verdade? Com as empresas não é diferente. O enfrentamento de turbulências no negócio requer planejamento e organização. É neste sentido, que o gerenciamento de crise se torna uma atividade fundamental para que sua organização consiga minimizar, eliminar e até mesmo tirar proveito de momentos de crise.
A gestão de crise é, antes de tudo, um conjunto de ações que tem como objetivo evitar que um determinado problema aconteça. Porém, não dá para evitar todo tipo de problema. Como já falamos qualquer empresa, está sujeita a passar por momentos de crise, seja por fatores internos ou externos, que fogem do controle da companhia. Neste caso, a gestão de crise permite que os gestores tenham o controle sobre os possíveis impactos no ambiente, na operação e nos resultados da empresa.
Ou seja, a gestão de crises é um conceito amplo, que visa unir todas as áreas da empresa para evitar que a organização passe por momentos adversos, e caso seja inevitável, esteja preparada para encontrar caminhos para enfrentar o problema.
O papel da comunicação interna no gerenciamento de crises?
Como já falamos aqui no blog, a comunicação interna é fundamental para diversos aspectos: seja na motivação dos colaboradores, seja para evitar ruídos (a famosa “rádio corredor”), ou para garantir que as informações da empresa sejam recebidas e compreendidas por todos os funcionários. Em um cenário de anormalidade, a CI ganha ainda mais importância. Isso porque, quando uma empresa precisa encontrar caminhas para enfrentar um momento de crise, é fundamental que ela acerte o tom e o modo como vai comunicar as mudanças e ações necessárias para o enfrentamento. Afinal, são exatamente os colaboradores que terão o poder de aumentar ou diminuir os impactos causados por momentos de turbulência. E isso contempla manter a transparência com os profissionais que estão inseridos no ambiente de trabalho e que vão lidar com os desafios do dia a dia.
Quando se pensa na contenção de uma crise, independente por qual motivo, é essencial que os colaboradores tenham total conhecimento sobre o problema e, além disso, se mantenham sempre informados sobre o posicionamento oficial da empresa perante a dificuldade. Isso porque, com os funcionários alinhados com o discurso da organização é muito mais fácil encontrar saídas para contornar momentos de fraquezas e dificuldades. Caso ocorra o contrário, possíveis rumores podem surgir e gerar ainda mais turbulências e problemas no clima organizacional de sua companhia.
Portanto, em um cenário adverso, a comunicação interna tem o papel de manter os colaboradores cientes de tudo que está acontecendo na empresa, bem como, abrir espaço para que eles possam colaborar com possíveis soluções. Dessa forma, todo o time estará ciente do momento e engajado em superá-lo.
Dicas de como utilizar a comunicação interna na gestão de crises
Já comentamos aqui no blog, como o ambiente de trabalho pode interferir muito na produtividade de uma equipe. E são em momentos de dificuldades que sua equipe estará mais suscetível a passar por problemas de produtividade. Dentre os principais elementos que favorecem essa queda de produção e arruínam o bom ambiente de trabalho, podemos citar os rumores, fofocas e a sensação de instabilidade. Minimizar esses sentimentos é primordial. Neste sentido, manter uma comunicação efetiva com todos os funcionários e dedicar-se a responder possíveis dúvidas em relação aos rumores é uma estratégia essencial para que a CI participe no gerenciamento de crises.
Neste sentido, preparamos algumas dicas de como sua organização pode utilizar a CI como uma forte aliada no enfrentamento de crises, confira:
- Não deixe de informar e ouvir sua equipe:
Em situações adversas, manter os colaboradores cientes de todos os acontecimentos é parte essencial na gestão de crises. Além disso, dar voz a seus funcionários em momentos conturbados é uma forma de fazer com que eles estejam engajados em encontrar soluções para os problemas. Lembre-se: os colaboradores possuem potencial para ser um dos principais agentes de superação de crises. Por isso, em situações adversas, manter os profissionais bem informados, mantendo uma relação transparente e verdadeira, é fundamental para garantir que os mesmos estejam ao lado da empresa.
- Utilize influenciadores como porta-vozes:
Já falamos aqui no blog, como os influenciadores podem possuir um grande papel dentro da comunicação interna. Em momentos de dificuldades, estes profissionais podem ser mais um forte aliado das empresas. Isso porque, os influenciadores contam com prestígio e confiança dos demais colaboradores, o que vai facilitar a companhia na transmissão de mensagens para os demais funcionários da companhia.
- Evite ruídos:
Situações adversas podem acontecer em qualquer instituição e a qualquer momento. Neste sentido, é fundamental que a empresa esteja atenta a todos os sinais e evite rapidamente que surjam ruídos, ou até mesmo fofocas, que possam prejudicar o clima organizacional. Por isso, mantenha-se em constante contato com os colaboradores e antecipe possíveis problemas decorrentes de informações falsas.
Conclusão
Como vimos, a comunicação interna tem um papel fundamental na administração de crises. Isso porque, um dos principais elementos para lidar com adversidades de uma empresa é um processo de comunicação efetivo e bem estruturado. Será através de ações de CI que sua companhia vai conseguir manter seus colaboradores bem informados, evitando que se criem ruídos e rumores infundados. Além disso, será através dela que você poderá valorizar os funcionários que falam bem da organização, motivando as equipes e desencorajando aqueles que de alguma forma fomentem informações falsas. Com conhecimento da equipe e vontade efetiva de engajar os profissionais, será mais fácil lidar com essas situações que podem bater à porta a qualquer momento. Mas, e em sua empresa? Como acontece o gerenciamento de crises, conte para gente nos comentários!