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Gestão de conhecimento: 5 dicas para aplicar na sua empresa

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É comum acontecer do conhecimento de uma empresa ficar concentrado no colaborador e não possuir nenhum registro, o que impede que esteja disponível para todos acessarem. Além disso, em casos de saída do funcionário ou esquecimento do que foi feito, há muita perda de informação e isso é um grande problema para a empresa. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento vem ganhando espaço e cada vez mais empresas contam com essa estratégia.

A Gestão do conhecimento é um processo de identificação, organização, armazenamento e disseminação de informações dentro de uma organização. O objetivo é aproveitar o conhecimento coletivo dos profissionais da empresa, e a estratégia traz diversos benefícios para a organização. Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas para aplicar na sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é a gestão do conhecimento

O termo Gestão do Conhecimento, é a tradução para “Knowledge Management”, e pode ser definido como o processo de criar, compartilhar, gerenciar e usar o conhecimento de uma empresa. É importante ressaltar que conhecimento é diferente de informação e de dados. Dados são estatísticas que podem ser analisadas para produzir informações. Por sua vez, informações são dados agregados de maneira a produzir propósito e significado para a organização. Já o conhecimento deriva da informação, é baseado na importância percebida de um problema e é utilizado para obter conclusões significativas

O processo de gestão do conhecimento utiliza tecnologias e metodologias para organização para criar condições de identificar, integrar e compartilhar conhecimentos existentes no próprio ambiente de trabalho. O propósito dessa técnica é conectar as fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento, facilitando a transferência do conhecimento da mente dos geradores para as pessoas que utilizam ou possam vir a utilizar em alguma estratégia.

A gestão do conhecimento é uma técnica que traz diversos benefícios para a sua empresa. As organizações que possuem uma gestão do conhecimento alcançam resultados mais rapidamente. Isso porque, quando organizamos e damos acesso a aprendizagem organizacional e colaborativa entre os membros da empresa, promovemos que as tomadas de decisões sejam mais rápidas. Além disso, gerir o conhecimento de uma organização coloca ela em vantagem competitiva em relação às outras, e garante a geração de lucros e seu crescimento no mercado.

Existem alguns objetivos que a gestão do conhecimento precisa cumprir. O primeiro deles é a captura do conhecimento, a empresa pode criar memorandos, relatórios, manuais e artigos que sejam facilmente resgatados se for preciso. Melhorar o acesso ao conhecimento também é um ponto importante, é preciso ter tudo documentado, mas também é importante que os colaboradores tenham fácil acesso a essas informações e registros. Além disso,é necessário aprimorar o ambiente de trabalho e valorizar o conhecimento disponível, criando ações que incentivem o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários da empresa e fazendo com que esse conceito faça parte da cultura organizacional.

Dicas para aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa

Como vimos, gerir o conhecimento dentro de uma organização é essencial, pois isso permite a aceleração dos processos internos, a valorização do conhecimento dos colaboradores e o aumento da transparência na equipe. Apesar desses benefícios que a estratégia proporciona, possuir uma gestão do conhecimento pode ser um desafio para muitas empresas. E pensando nisso, separamos algumas dicas de como aplicar esse conceito na sua organização de uma forma efetiva. Confira:

  • Mapeie as competências:

É preciso estabelecer as competências necessárias para a empresa, para que assim, o conhecimento dos colaboradores seja usado para o desenvolvimento da organização. Com o mapeamento de competências, é possível distribuí-las da melhor forma, com efetividade e garantindo o alcance dos objetivos.

  • Ofereça canais de troca:

Você deve criar meios para que os colaboradores possam levantar problemas e discutir soluções para a sua empresa. Essa troca pode ser feita em reuniões ou em alguma ação da empresa na qual os colaboradores possam depositar as suas ideias, como uma caixinha de sugestão, por exemplo. Possuir uma intranet também é importante para esse ponto, pois oferecendo um canal de troca, você abre espaço para que os colaboradores, até mesmo de outros setores, possam contribuir nas tomadas de decisão da empresa.

  • Incentive a troca de conhecimento:

Muitas pessoas não gostam de compartilhar suas experiências e saberes, até mesmo por vergonha. E isso pode tornar difícil a participação de todos na gestão do conhecimento. Com isso, a empresa deve incentivar essa participação oferecendo cursos, promovendo eventos na área, reconhecendo o trabalho de cada colaborador e mais. Dessa forma, você valoriza o seu colaborador e sua atuação na empresa.

  • Estimule o time a buscar por ideias:

É importante que a responsabilidade pela busca de solução não esteja centralizada no gestor. Todos os setores são fundamentais para que sua organização alcance melhorias e devem ser estimulados a participarem de todas as soluções. Dessa forma, cria uma segurança e confiança entre os profissionais, pois a empresa estimula a autonomia para a tomada de decisões.

  • Trabalhe com softwares em nuvem:

Os softwares em nuvem são exemplos de ferramentas que auxiliam na gestão do conhecimento. Eles são essenciais para a comunicação das equipes e para a documentação de arquivos e tarefas. O acesso à informação e arquivos ocorrem de forma remota e isso torna o processo mais seguro e prático, além de serem soluções mais rentáveis para a empresa.

Além dessas dicas que demos, é imprescindível contar com algumas ferramentas para documentar e expandir o conhecimento entre as equipes. É dever da empresa escolher as ferramentas que mais se encaixam com a sua realidade e aplicá-las no dia a dia dos colaboradores. Até porque, vimos a importância de gerir esse conhecimento.

Com uma gestão de conhecimento efetiva, você estará contribuindo para a criar uma atmosfera de inovação dentro da sua empresa. E apesar de não ser uma tarefa simples, seguindo as dicas que demos já é possível aplicar esse método em sua organização e alcançar resultados de forma mais rápida e eficiente.