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Entenda o que é Employer Branding e saiba qual a importância para seu negócio

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Como já falamos aqui no blog, manter um alto nível de turnover é um fator que pode prejudicar muito as ambições das empresas. Também já falamos sobre como reter talentos é um dos grandes desafios encontrados pelas equipes de Recursos Humanos. Em um cenário onde os profissionais estão cada vez mais prezando pela qualidade de vida, atrair e recrutar talentos acaba também se tornando em um grande obstáculo. Pensando nisso, hoje vamos tratar de Employer Branding. Mas o que é, e qual a importância do Employer Branding? Quer descobrir? Continue com a gente!

O que é Employer Branding?

Employer Branding é um termo em inglês que significa marca empregadora. O conceito se refere a um conjunto de ações e práticas que visam fortalecer e reforçar uma boa imagem da empresa, junto aos profissionais do mercado. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia utilizada pelo departamento de gestão de pessoas, que tem como objetivo principal construir uma visão positiva da organização e fortalecer a reputação da instituição como contratante.

O termo, que não é recente, foi criado por Simon Barrow e vem sendo utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa desde os anos 90. Apesar de não ser novo, o conceito começou a ganhar força no Brasil conforme o perfil dos profissionais foi mudando. Como já comentamos aqui, os trabalhadores das novas gerações não ficam mais por muito tempo em uma mesma empresa. Por isso, para conseguir atrair os bons colaboradores, as organizações brasileiras tiveram que correr atrás no sentido de adotar a estratégias que reforcem os diferenciais competitivos da empresa e seu bom ambiente de trabalho, visando é claro atrair e reter grandes talentos.

Employer Branding consiste em fomentar uma cultura organizacional onde os funcionários sintam orgulho em trabalhar na empresa. Portanto, uma empresa empregadora visa sempre construir e fortalecer uma imagem que reflita os desejos e anseios dos profissionais.

Para isso, algumas medidas podem ser adotadas. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar sua empresa um ótimo lugar para trabalhar e fortalecer o employer branding. Confira:

  • Estimule a colaboração e o relacionamento entre os colaboradores:

    Realizar constantes encontros, eventos e comemorações com intuito de promover o bom relacionamento entre os profissionais são excelentes alternativas para propiciar um ambiente de trabalho agradável. A confraternização entre as pessoas é fundamental para manter um clima saudável e harmonioso. Por isso, incentivar o relacionamento interpessoal é uma das maneiras mais eficazes para atingir o objetivo.

  • Promova o desenvolvimento de seus colaboradores:

    Um dos principais fatores buscados pelos trabalhadores hoje em dia é o desenvolvimento pessoal. Afinal, todo mundo almeja estar em uma empresa que valorize seu crescimento. Por isso, procure investir em planos de carreira, treinamentos, incentivos em cursos e eventos. Todas são excelentes ações de employer branding.

  • Mantenha seus colaboradores alinhados com os objetivos da empresa:

    Manter profissionais alinhados com os objetivos da organização é um dos grandes desafios das instituições atualmente e este é um fator essencial para a construção de uma estratégia de employer branding. Isso acontece, pois os funcionários apreciam fazer parte das decisões da empresa. Mais do que isso, eles querem saber como o suas atividades refletem nos resultados da empresa. Portanto, oferecer canais de comunicação eficientes e de fácil acesso é uma alternativa para que você consiga definir e manter metas sempre alinhadas com seu time.

  • Reconheça e valorize seus funcionários:

    Uma das principais características de empresas de sucesso com employer branding é o reconhecimento e a valorização dos colaboradores. Todo profissional deseja ser reconhecido e valorizado pelo seu trabalho, não é verdade? Por isso, dar feedbacks constantes é fundamental para a construção de uma equipe motivada, e isso é essencial para dispor de uma boa reputação como empregador.

  • Saiba ouvir a opinião de sua equipe:

    Empresas que estão abertas a ouvir a opinião de seus colaboradores tendem a manter uma boa imagem. Isso porque, nos dias atuais os profissionais gostam de ter voz mais ativa dentro da organização. Eles sentem-se felizes quando percebem que suas opiniões são consideradas pelos gestores. Portanto, saber ouvir os seus funcionários é fundamental para construir uma boa estratégia de employer branding.

Qual a importância do Employer Branding?

Como vimos, algumas atitudes podem ser tomadas para que se crie e fortaleça o prestígio de sua marca como empregadora. Em um momento no qual as companhias dependem cada vez mais da gestão do conhecimento e de grandes talentos para se diferenciar da concorrência, impulsionar a marca é uma estratégia essencial. Com trabalhadores cada vez mais em busca de crescimento contínuo e acelerado, fortalecer a imagem da empresa como boa empregadora é fundamental conseguir atrair e reter talentos em seu time. Tendo em vista, que cada dia mais os profissionais buscam atuar em empresas que ofereçam boas condições de trabalho, manter uma boa reputação como empregador é uma condição quase que indispensável para construir equipes de alto desempenho.

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Além de ser fundamental para facilitar a retenção e atração de grandes talentos, o employer branding traz também outras vantagens, como aumento de produtividade. Para deixar isso mais claro, listamos abaixo algumas dos principais benefícios que o employer branding pode gerar, confira!

  • Redução no custo de recrutamento;
  • Maior facilidade e agilidade na contratação de novos funcionários;
  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de grandes talentos;
  • Equipe motivada.

Aqui na Lumis, algumas medidas são tomadas para sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar. Segundo a Analista de RH da Lumis, Isis Albuquerque, o ponto-chave para fortalecer a imagem da corporação como um bom lugar para se atuar é, além de manter um ótimo ambiente de trabalho, tratar os candidatos da Lumis com total transparência. “Buscamos sempre dar feedback aos nossos candidatos, seja positivo ou negativo. No caso de indicações de funcionários, este, quando no perfil da vaga, passará por todo processo seletivo como todos os demais candidatos, sem privilégios. Além disso, prezamos pela pontualidade, os candidatos são sempre recebidos no horário marcado, e buscamos sempre agendar o processo seletivo no horário mais acessível aos candidatos”, afirma.

Entendeu né? Se quiser que os melhores estejam ao seu lado, comece agora a fortalecer a marca de seu negócio junto aos profissionais. Agora é a sua vez! Que ações a sua empresa adota para torná-la mais atraente para os candidatos? Conte para a gente nos comentários!