Que a comunicação interna e o endomarketing são fundamentais para qualquer empresa não é novidade. Já falamos aqui no blog, sobre como a CI cumpre um papel essencial dentro de vários setores. Falamos também como iniciativas de endomarketing são importantes para engajar os colaboradores e torná-los defensores da marca. É muito comum as pessoas confundirem comunicação interna com endomarketing ou achar que são a mesma coisa. Apesar de serem estratégias relacionadas, é importante entender os objetivos e características de cada uma das estratégias para saber como e quando utilizá-las. Ficou interessado? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Manter uma boa comunicação entre os profissionais e os líderes da empresa gera frutos para os dois lados. Por isso, grandes empresas estão sempre inovando e investindo em maneiras de melhorar esse relacionamento. A comunicação interna e o endomarketing são estratégias que, embora tratem de assuntos relacionados, possuem focos diferentes. Se por um lado a comunicação interna tem como objetivo principal manter os colaboradores bem informados, alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e colaborando entre si, por outro, o endomarketing tem como principal objetivo transformar os colaboradores em evangelizadores da marca.
Para ficar mais claro, iremos abordar cada uma das estratégias separadamente, além de mostrar como elas podem trazer diferentes benefícios para empresa.
O que é a Comunicação Interna?
A comunicação interna consiste em um conjunto de iniciativas que tem como objetivo informar o público interno, de forma a garantir que todos os colaboradores saibam onde a empresa pretende chegar e como planeja fazer isso. Além disso, a comunicação interna tem como um dos seus principais objetivos garantir um ambiente de engajamento e colaboração no time. A linguagem pode ser jornalística, como nos canais internos de notícias, ou informal, como nos feeds das redes sociais corporativas. Depende muito da cultura da empresa e dos objetivos que ela pretende alcançar com a comunicação. Além disso, é possível também utilizar diversos canais e formatos, de forma a garantir que as informações da empresa cheguem de forma clara para os diferentes perfis de colaboradores.
Mas não é só isso. Mais do que a transmitir informações para os funcionários, a comunicação interna tem como função facilitar a troca de conhecimento e entre os próprios profissionais. Ou seja, a comunicação interna contempla todo o fluxo de informações dentro de uma empresa. Neste sentido, contar com os canais de comunicação como intranets ou redes sociais corporativas é essencial para o sucesso da estratégia.
A comunicação interna já existe há um bom tempo, a ponto em que hoje em dia muitas empresas grandes têm setores específicos para isso. Assim, surge a necessidade de contratar jornalistas, fotógrafos e entre outros profissionais ligados a comunicação, para tocar a produção, que pode ainda estar incluída dentro do RH. Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch, professora e diretora da ECA-USP, a comunicação interna “oferece estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade”. Por sua importância, a comunicação interna é essencial quando o assunto é sair da crise.
Realizar ações de CI em sua organização pode gerar diversos resultados positivos. Abaixo listamos alguns benefícios que a Comunicação Interna pode trazer para sua empresa, confira:
- Equipe bem informada;
- Aumento na motivação do colaborador;
- Eliminação de ruídos ou conversa de corredor entre os funcionários;
- Conhecimento da organização por parte dos colaboradores;
- Integração entre setores e entre os profissionais;
- Aumento da prevenção e na gestão de possíveis crises.
O que é o Endomarketing?
O endomarketing, por sua vez, está relacionado à motivação e à interação entre empresa e colaboradores. Desse modo, as ações têm como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, aumentando não só a sua produtividade, como também seu sentimento de pertencimento e de orgulho de fazer parte do time. As iniciativas de endomarketing são implementadas com intuito de melhorar o vínculo entre empresa e funcionário, aumentando assim a sinergia entre ambos e gerando um aumento significativo no engajamento do colaborador. A ideia é tratar o profissional como um cliente, colocando-o como elemento central das soluções e iniciativas relativas ao dia a dia de trabalho para garantir a eles a melhor experiência possível no desempenho das suas funções.
O termo endomarketing é originário de 1990, quando especialistas de marketing e comunicação corporativa notaram a importância de considerar a parte “invisível” do marketing: o cliente interno. Por isso, trazendo para a tradução literal da palavra, endomarketing significa marketing interno, ou seja, o marketing realizado para os colaboradores. Neste sentido, as ações dessa estratégia devem sempre estar focadas nos funcionários de sua empresa. Entre as iniciativas mais comuns de endomarketing, é possível destacar: encontros e reuniões periódicas, festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, brindes, campanhas institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, cursos e treinamentos e etc.
No Endomarketing as empresas têm o intuito de, antes de vender seus produtos a terceiros, convencer que os seus colaboradores os comprem primeiro, para assim persuadir o consumidor final. Formando uma aliança entre empresa, consumidor, produto e colaborador. Construindo e mantendo um relacionamento com seu público interno, os tornando verdadeiros aliados da organização. Além disso, a estratégia é uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.
Portanto, a principal função de se aplicar ações de endomarketing em sua empresa é aumentar o nível de engajamento do funcionário com a organização. Fazendo isso a companhia pode garantir excelentes vantagens, abaixo listamos alguns deles, observe:
- Aumento do engajamento e na produtividade dos colaboradores;
- Valorização do profissional.
- Melhoria do clima interno, propiciando um melhor relacionamento entre os funcionários;
- Sensação de pertencimento dos colaboradores;
- Eliminação de ruídos na comunicação interna;
- Aumento do employer branding.
Bom como vimos, muitas pessoas podem se confundir entre o que é a comunicação interna e o endomarketing. De fato, elas podem ter certa ligação, mas na realidade elas são complementares e apresentam grandes diferenças em suas aplicações. Vimos que para ambas, deve existir uma importância dentro da corporação. Pois, é através delas que as empresas podem conseguir diversos benefícios para o negócio. Mas e em sua companhia, já é praticada ações de Comunicação Interna e/ou endomarketing? Deixe seu comentário e conte para gente.