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Endomarketing: 5 ações que sua empresa pode adotar

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Já falamos aqui no blog que um time motivado e engajado é capaz de gerar resultados além do esperado. E para isso, adotar o endomarketing é essencial, pois esse conceito consiste em práticas voltadas ao público interno, que possuem o objetivo de promover um clima organizacional saudável e produtivo para os colaboradores. São as ações de endomarketing que vão inspirar, motivar e promover a satisfação dos funcionários, fazendo com que sua empresa alcance resultados cada vez melhores.

Mas engana-se quem pensa que endomarketing é comemorar o aniversariante do mês ou colocar avisos no mural da empresa. A estratégia vai muito além disso, o seu foco é o relacionamento, quando a empresa decide promover ações para estabelecer uma relação saudável com cada um dos seus colaboradores. Quer saber mais sobre o endomarketing e conhecer algumas ações dessa estratégia? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje!

Entenda a importância do endomarketing

As empresas investem em marketing para conquistar e fidelizar clientes, mas é preciso entender que é importante fazer o mesmo com os colaboradores e com isso, as organizações passam a investir em endomarketing. Essa estratégia é o marketing interno das empresas, ou seja, foca no capital humano de uma organização em busca de melhorar o relacionamento com o público interno. Quando o público interno de uma empresa é fidelizado, significa que a marca conseguiu estabelecer uma forte relação com seus funcionários, com isso ela irá melhorar sua imagem no mercado e alcançar a retenção de talentos.

O endomarketing alinha o pensamento dos funcionários com os objetivos da organização, através de estratégias e ações que fortalecem o relacionamento entre o colaborador e a empresa. E os benefícios que o endomarketing proporciona vão além de melhorias internas e otimizam os lucros da empresa. Afinal, a experiência do colaborador tem total influência na experiência do cliente, pois um funcionário motivado em fazer seu trabalho oferece uma experiência de qualidade para os consumidores da empresa.

Vale ressaltar que as ações de endomarketing fazem com que os colaboradores se sintam satisfeitos e reconhecidos, criando um ambiente mais produtivo. Além disso, eles têm um poder de influenciar as pessoas de fora da empresa, falando sobre as vantagens de trabalhar na organização e promovendo a empresa como marca empregadora, isso reduz o turnover, e também aumenta as chances de vendas, pois gera uma impressão positiva da marca.

Adotar o endomarketing é imprescindível para o sucesso da sua organização, os colaboradores estarão alinhados com os objetivos estratégicos e com a cultura da empresa, se sentirão reconhecidos e terão uma boa expectativa de crescimento, criando um bom relacionamento não só com a marca, mas com os seus colegas de trabalho também.

Principais ações de endomarketing

Agora que você já entendeu a importância de adotar o endomarketing na sua empresa, vamos conhecer algumas ações essenciais para que essa estratégia tenha sucesso. Confira 5 ações de endomarketing que sua empresa pode adotar:

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1.       Criar um ambiente colaborativo

Os colaboradores precisam de um espaço no qual consigam sugerir e discutir ideias, um espaço para que eles possam trocar experiências e conhecimento com outros funcionários da empresa. Estimular essa troca de informação gera um ambiente colaborativo e amigável, no qual todos se sentem ouvidos. Contar com um canal de intranet pode ser a chave para oferecer uma comunicação horizontal na empresa e garantir que todos estejam confortáveis para apresentar suas ideias e opiniões. Além disso, a falta de cooperação entre os funcionários pode atrapalhar o crescimento da empresa, por isso é importante a criação de um bom ambiente de trabalho.

2.   Ter um programa de recompensas

Uma ação de endomarketing que possui extrema importância é o investimento em programas de recompensa. Esse programa implementa instrumentos alinhados às metas da organização que fornecem diferentes modos de premiar os funcionários pelo resultado alcançado. Quando os funcionários sabem que, se apresentarem novas ideias e atingirem metas, seus esforços serão recompensados, eles se sentirão mais induzidos a alcançar resultados. É uma prática que motiva e engaja mais os colaboradores, proporcionando o aumento da produtividade, já que oferece prêmios associados aos resultados.

3.       Oferecer uma boa política de benefícios

Todos adoram um bom programa de vantagem, não é mesmo? Por isso, oferecer uma boa política de benefícios é importante, como plano de saúde, vale refeição, bolsas de estudo, sorteio de viagens, folgas, etc. Os benefícios são capazes de estimular a motivação dos colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados pelo trabalho que fazem. Essa é uma ação que visa o equilíbrio organizacional, pois enquanto os colaboradores se sentem reconhecidos pelo tempo e esforço que oferecem, a empresa mostra-se grata pelo o que recebe. É importante oferecer benefícios que irão agradar os colaboradores, para isso, faça um levantamento dos fatores motivacionais de cada funcionário e direcione a implementação da sua política de benefícios, para que sua ação de endomarketing seja bem sucedida.

4.       Proporcionar capacitação e crescimento

O investimento em treinamento e cursos permite que o colaborador traga novas ideias para a colaboração, acompanhe a concorrência e fique por dentro das tendências do setor. Por isso, proporcionar capacitação, com cursos e treinamentos, é uma ação essencial de endomarketing. Com isso, o funcionário percebe que está tendo a oportunidade de crescer profissionalmente, sente que a organização acredita no seu potencial e não mede esforços para alcançar os objetivos da empresa. Essa é uma forma de incentivar e reconhecer cada colaborador, explorando todo seu potencial e desenvolvendo suas competências.

5.       Investir em eventos internos

Todos precisam de um momento de descontração e integração da equipe, e esse é o papel dos eventos internos. É uma ação que alivia a rotina pesada, proporcionando um ambiente agradável e um espaço para que todos se conheçam melhor. Investir em happy hours e confraternizações é importante para que os colaboradores criem relações saudáveis e afeta positivamente o clima organizacional, servindo de combustível para que os funcionários possam desenvolver melhor suas atividades. Essa ação de endomarketing também gera uma cultura corporativa mais forte e faz com que os valores da empresa sejam perpetuados com mais frequência.

Como vimos, adotar o endomarketing é essencial para as empresas que desejam se destacar no meio corporativo.  Mas o investimento em ações dessa estratégia deve ser constante, fazendo parte do dia a dia da organização. Pois com essas ações é possível garantir a motivação e integração das equipes, fazendo com o que os colaboradores trabalhem satisfeitos para atingir os resultados esperados, o que impacta positivamente no lucro da empresa.