Não é novidade para ninguém que vivemos na era da experiência, não é verdade? Não é à toa que as empresas estão cada vez mais preocupadas em melhorar seu atendimento, oferecendo experiências ricas e satisfatórias a seus clientes. O que muitas organizações acabam se esquecendo, é que para atingir esse objetivo é fundamental também pensar na experiência dos seus colaboradores.
O que chamamos de Employee Experience, é peça chave para conseguir oferecer boas experiências aos consumidores. Quer entender mais sobre o assunto, e ver como sua empresa pode melhorar a experiência dos seus profissionais? Então continue conosco, pois nesse artigo separamos algumas dicas fundamentais nesse processo.
Entenda o que é Employee Experience
Antes de você conhecer algumas dicas para melhorar a experiência dos seus colaboradores é preciso que você entenda o que seria essa “experiência”. Também conhecida como experiência do colaborador, Employee Experience nada mais é do que a visão completa que um profissional tem sobre sua jornada com a empresa em que atua. Ou seja, é a percepção que um colaborador terá sobre toda sua trajetória, desde o primeiro contato com a organização (momento em que se candidata a uma vaga), até o momento em que deixa de fazer parte da companhia.
Essa experiência é algo fundamental quando pensamos em Employee Branding. Que se refere a estratégias que visam melhorar percepção externa a respeito dela como marca empregadora. É muito comum que nesse sentido, as organizações por conta própria reforcem suas qualidade e pontos positivos como, por exemplo, oportunidades, benefícios de trabalhar na empresa, rotina agradável e equipe de alto nível, etc. Isso realmente ajuda a fortalecer uma imagem positiva e atrair pessoas talentosas para o quadro de colaboradores.
Mas além de todos esses pontos, é fundamental que os colaboradores de uma organização tenham uma ótima experiência, para assim ter essa visão. Afinal, os funcionários da sua equipe devem ser os principais defensores da sua empresa.
Portanto, além de contribui com a satisfação dos colaboradores, o investimento na experiência dos profissionais é hoje peça chave para o sucesso das organizações. Com ele a empresa terá retornos significativos, que vão gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Para ficar mais claro, abaixo listamos, alguns dos benefícios que a adoção do Employee Experience tende a trazer para sua organização, confira:
- Funcionários mais produtivos e motivados;
- Baixa nível de Turnover;
- Maior qualidade no trabalho desenvolvido;
- Melhora no clima organizacional;
- Melhor relacionamento com o cliente.
Dicas de Employee Experience
Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as empresas tenham 100% de foco no cliente e essa estratégia só é alcançada quando as empresas entendem que uma boa experiência com a marca deve iniciar antes de ser percebida pelo consumidor final. Ou seja, é preciso focar na experiência dos colaboradores considerando-os como clientes internos e trabalhar de maneira constante para construir a imagem positiva da empresa, começando por dentro.
Portanto, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o bom gerenciamento da experiência do colaborador tem como objetivo ter pessoas mais valorizadas e com maior sentimento de pertencimento à empresa, o que leva a ter profissionais mais engajados e motivados, diminuindo a taxa de rotatividade. Sabendo disso, você conseguirá traçar estratégias para fornecer experiências cada vez mais satisfatórias para os seus profissionais.
Bom, entendido a importância que estratégias de Employee Experience tende a trazer para seu negócio, você deve estar querendo saber como na prática poderá tornar a jornada dos seus colaboradores mais satisfatória, não é verdade? Nesse sentido, é importante ser ressaltado que não há formula magica nem tão pouco “receita de bolo”, melhorar a experiência dos profissionais é um trabalho a longo prazo, que demanda tempo e uma verdadeira mudança de cultura. Mas fique tranquilo, separamos alguns passos para ajudar você a começar a implementar essa cultura na sua organização, confira:
- Mapeia a jornada dos seus colaboradores:
Assim como na experiência do cliente, construir o mapa da jornada dos seus colaboradores é um passo fundamental para começar a oferecer boas experiências aos membros de seu time. Ou seja, antes de decidir alguma estratégia para aumentar a satisfação dos profissionais, é necessário refazer os passos dos colaboradores e mapear a jornada deles dentro da organização. Por isso, é importante considerar todas as etapas, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento do profissional.
- Conheça os seus colaboradores:
Outra dica importante para adotar o Employee Experience, é conhecer a fundo cada um dos colaboradores da empresa. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, avaliações de desempenho e outras formas para descobrir quais são as aspirações pessoais e profissionais do colaborador.
- Ouça o que seus profissionais tem a dizer:
Outra estratégia fundamental de Customer Experience, que também é essencial para melhorar a experiência dos seus colaboradores, é saber o que eles têm a dizer. Isso porque, nos dias atuais, os profissionais gostam de ter uma voz mais ativa dentro da organização. Eles sentem-se felizes quando percebem que suas opiniões são consideradas pelos gestores e líderes da organização. Portanto, saber ouvir os seus funcionários é fundamental para construir uma boa estratégia de employee experience.
- Invista no desenvolvimento do profissional:
Outra maneira de satisfazer os profissionais e fazer com que eles mantenham-se motivados em atuar na empresa, é oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional. As empresas que oferecem oportunidade para que seu funcionário se desenvolva tanto profissionalmente como pessoalmente, tende a manter colaboradores felizes. Por isso, é imprescindível que a companhia ofereça cursos, treinamentos e oportunidade de crescimento para os seus colaboradores.
- Construa um bom clima organizacional:
O clima organizacional é mais um fator primordial para manter funcionários felizes em sua empresa. Diversos estudos já demonstraram que o clima organizacional disfuncional ou negativo - aquele ambiente de trabalho que promove estresse crônico, percepção de injustiça e assédio moral - tem indicadores elevados de absenteísmo, rotatividade, desvio de conduta, afastamento por licença médica e acidentes ocupacionais.
Como falamos, vivemos na era da experiência, onde as empresas precisam encantar seus clientes oferecendo cada vez mais experiências ricas e inovadoras. Para isso, é fundamental começar a pensar na experiência dos colaboradores que fazem parte da organização. E como vimos acima, apesar de não ser uma tarefa tão simples, seguindo algumas dicas já é possível melhorar a experiência do colaborador, o que sem dúvida trará grandes benefícios para sua instituição.