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Comunicação interna: 5 ferramentas indispensáveis para sua empresa

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Já falamos aqui no blog sobre a importância de oferecer uma boa experiência aos colaboradores da sua empresa. Valorizar os funcionários e garantir a eles um bom ambiente de trabalho traz diversos benefícios para uma organização. Por isso, estruturar a comunicação interna da sua empresa, com ações eficientes é essencial para alcançar esse objetivo.

A ações de comunicação interna são necessárias para melhorar a relação entre empresa e funcionário e quando bem executadas geram resultados positivos para ambas as partes. E para garantir que as ações de comunicação interna sejam bem sucedidas, podemos contar com ferramentas importantes que buscam facilitar esse trabalho. Quer saber mais sobre essas ferramentas indispensáveis para a sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Importância da comunicação interna

É essencial compartilhar informações relevantes com os seus funcionários e elas devem ser compartilhadas de maneira correta para evitar ruídos na comunicação. A comunicação interna, é um conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma empresa, fazendo com que os colaboradores estejam alinhados com a cultura e objetivos estratégicos da companhia.

Com isso, percebemos que a comunicação interna tem um papel importante e estratégico para o seu negócio. Ela busca alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários e manter a equipe informada, o que contribui para um bom clima organizacional e mantém a motivação do time. Além disso, o papel da comunicação interna é estabelecer uma comunicação tanto de forma vertical, quanto horizontal, sendo assim, há transparência entre gestores e os colaboradores e entres os profissionais de mesmo nível.

A comunicação interna é essencial para a organização eficaz de uma empresa, pois ajuda a resolver diversos problemas, inclusive os relacionados a desempenho. Com ações de CI bem executadas, os profissionais se sentem valorizados pela empresa e “vestem a camisa” da empresa, tendo orgulho de fazer parte da equipe. O que gera mais motivação e engajamento para o time, além de aumentar a produtividade e eficiência das ações.

Uma empresa que não possui uma boa comunicação interna permite que as informações relevantes circulem de forma desordenada e não tenham um bom alcance. Comunicar sem planejamento de ações gera diversos ruídos na comunicação e prejudica o clima organizacional.

Por isso, é imprescindível que os objetivos da empresa estejam alinhados com as expectativas dos colaboradores e para isso é necessário estabelecer canais para manter os funcionários engajados com os valores e propósitos da organização. Sendo assim, há algumas ferramentas de comunicação interna que são essenciais para te ajudar a alcançar esse objetivo.

Ferramentas de comunicação interna

Investir em uma comunicação interna de qualidade deveria ser prioridade de qualquer empresa. Até porque é com ações de CI que uma organização é capaz de reduzir ruídos, aumentar a produtividade dos colaboradores, construir uma imagem positiva da empresa interna e externamente e mais.

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É notório que estruturar a comunicação interna de uma empresa exige tempo e esforço de toda a equipe de CI. Mas embora as ações deem trabalho para serem executadas existem ferramentas que deixam essa missão mais fácil e separamos cinco delas para te ajudar. Confira:

1.       Intranet

A intranet é uma rede corporativa na qual só os funcionários conseguem acessar. É uma das principais ferramentas de CI, capaz de ligar diferentes departamentos e unidades. Com uma intranet, sua equipe de CI pode divulgar os comunicados e informações relevantes, centralizando tudo em um só lugar. Além disso, é uma ferramenta que apresenta fácil alcance e padroniza a mesma mensagem para todos, o que elimina os ruídos.

2.       E-mail corporativo

Apesar dos avanços tecnológicos, o e-mail corporativo continua sendo uma ferramenta muito utilizada e eficiente para as empresas. Com um e-mail corporativo é possível enviar mensagens formais e informais, agendar reuniões, compartilhar novidades, avisar sobre imprevistos e mais. Além disso, é uma ferramenta de fácil acesso e utilização, que permite o envio de documentos e buscar informações antigas.

3.        Manual do colaborador

O manual do colaborador é um guia rápido para os novos funcionários, que tem o objetivo de informá-los como funciona a empresa, os benefícios, as normas e responsabilidades. É importante que o manual ressalte os benefícios que o colaborador vai adquirir ao trabalhar na sua empresa, além de destacar o valor do colaborador para a organização. Dessa forma, o manual ajuda a despertar mais interesse no funcionário, ele se sente respeitado e acolhido pela organização.

4.   Caixa de sugestões

Ouvir os colaboradores é essencial para que o trabalho de comunicação interna dê certo. A caixa de sugestões é uma ferramenta muito utilizada, com o objetivo de coletar boas ideias para solucionar problemas da empresa. É um recurso muito eficaz, pois às vezes os colaboradores possuem ótimas ideias, mas tem medo de levá-las ao gestor ou de expressarem publicamente, e com a caixa de sugestões ele se sente mais confortável, até porque as sugestões podem ser feitas no anonimato.

5.       Videoconferência

As videoconferências são ferramentas indispensáveis para uma empresa, especialmente no período de pandemia, no qual muitas organizações estão lidando com o home office. Mas mesmo sem esse fator, a rotina de trabalho externo e a existência de outras filiais faz com que a utilização de videoconferências seja necessária. Tratar assuntos importantes, verificar andamento de projetos e alinhar ações independente do local que a equipe esteja é uma realidade no mundo moderno e esse recurso pode facilitar muito a comunicação do time.

Como vimos, possuir uma comunicação interna bem elaborada é essencial para o seu negócio e utilizar ferramentas que facilitem esse processo é uma necessidade para todas as empresas que buscam uma comunicação transparente com os seus colaboradores. E os benefícios que ações de comunicação interna oferecem são importantes para que qualquer empresa cresça cada vez mais no mercado.

E com as ferramentas que listamos, seu trabalho para melhorar a comunicação interna da sua empresa ficará bem mais fácil. Agora, você conhece as principais ferramentas de comunicação interna e pode utilizá-las para estruturar uma boa comunicação com os seus funcionários, para assim oferecer a eles experiências incríveis.