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Como estimular a participação mais ativa dos colaboradores em ambientes de intranet

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Que a utilização de canais de comunicação interna, como intranets, são fundamentais para as empresas já não é novidade. Sabemos que adotar essa ferramenta é sem dúvida uma estratégia que traz diversos benefícios para as organizações. Porém, muitas vezes acontece de a instituição possuir um portal de intranet e não obter os resultados esperados. Isso pode ocorrer porque os colaboradores não utilizam ou não aderem da maneira correta a solução.

Para que os canais tragam os resultados esperados é essencial que a empresa incentive que os funcionários utilizem a plataforma. Mas, como estimular um aumento dos acessos na sua intranet? Não sabe? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

A importância de ambientes de intranet

Já comentamos aqui no blog, que adquirir e manter um canal como uma intranet é uma estratégia que tende a trazer grandes retornos para sua empresa. Em um momento onde o fluxo de informação e tempo, são elementos essenciais para uma companhia, saber usar a tecnologia é, certamente, um fator diferencial. Intranets são redes corporativas que utilizam tecnologia e infraestrutura de internet. O portal tem como principal finalidade centralizar os dados internos da organização, além de ser um canal direto de comunicação entre a instituição e os colaboradores.

Atualmente o portal é um dos principais meios de comunicação interna de uma empresa. O canal quando bem utilizado, é uma excelente ferramenta de informação e comunicação entre os profissionais. Porém para que a plataforma, de fato, promova a interação entre os funcionários, cumpra seu papel na CI e traga os benefícios esperados pela companhia, é fundamental que os colaboradores estejam engajados no canal. A seguir, listamos as principais vantagens que o uso de uma intranet pode trazer para sua instituição, confira:

  • Centralização de informações;
  • Facilidade de acesso;
  • Agilidade e aumento de produtividade;
  • Integração entre os departamentos da empresa;
  • Redução de custos.

Dicas de como atrair mais os colaboradores a utilizarem a intranet

 Como vimos, manter uma intranet em sua instituição é um passo que traz diversas vantagens para a companhia. Nos dias atuais, as organizações já entendem da importância de possuir a ferramenta de comunicação interna. Com isso, muitas companhias já fazem grandes investimentos no desenvolvimento de uma intranet de alta performance, porém apesar disso, muitas vezes acontece de se surpreenderem com a falta adesão dos funcionários, que optam por não utilizá-la e por vezes preferem obter informações nos corredores da empresa, que geralmente chegam com ruídos. Isso acontece pela falta de engajamento que os profissionais têm com a plataforma.

Portanto, para estimular de verdade seus funcionários a utilizarem o canal, faça da intranet uma ferramenta pessoal e relevante. Mais do que publicar informações sobre a empresa ou compartilhar documentos, é fundamental tornar o portal em um ambiente para troca de ideias e interação. Mas, para chegar neste objetivo é importante uma dedicação dos responsáveis pela plataforma. Fomentar nos colaboradores a cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento requer por parte dos líderes, estratégias bem pensadas para potencializar o engajamento e assim atingir os objetivos de negócio da corporação. Abaixo, listamos algumas dicas que podem atrair ainda mais os profissionais a utilizarem a solução, confira!

  • Simplifique a experiência dos colaboradores:
    As intranets podem ser personalizadas para responder diretamente às carências da empresa. Mas é preciso tomar cuidado para não dificultar a busca de informações e formas de interação. Oferecer ao usuário uma experiência fácil e prática será muito mais interessante do que apresentar ferramentas complexas.
     
  • Explique os objetivos do canal:
    Para que os colaboradores se envolvam e realmente se engajem na utilização do canal, é fundamental que eles saibam exatamente o que se espera deles. Por isso, é importante que a empresa ofereça um treinamento e apresente todas as funções da plataforma, bem como, dicas de como utilizar, práticas de uso, e as atitudes que são esperadas dos funcionários.
     
  • Envolva as lideranças:
    A intranet é uma ótima solução para criar ou aumentar a integração entre colaboradores e departamentos. Porém, para que os funcionários utilizem o portal, é importante que os gestores também façam uso da ferramenta. Por isso, envolver as lideranças no processo de comunicação interna e utilizar o seu prestígio como exemplo é peça chave para aumentar o envolvimento de seus profissionais. Portanto, estimular líderes da empresa a criar debates nos grupos de discussão, propagar conhecimento e oferecer novas ideias para a mesa de trabalho é uma maneira de fomentar uma cultura de participação no canal.
     
  • Ofereça mais autonomia para sua equipe:
    A sua equipe de trabalho tem mais potencial que imagina. Não confiar que eles possam contribuir para o crescimento da empresa pode ter uma série de efeitos negativos na implementação da intranet. Por isso, é importante que a organização demonstre confiança no conteúdo que possa ser compartilhado por eles. Disponibilizar a criação de posts sociais e wikis é uma excelente maneira de estimular que os colaboradores sejam mais ativos na plataforma.
     

Como sabemos, possuir uma intranet é sem dúvida um passo fundamental para a comunicação interna de sua empresa dá certo. A ferramenta é capaz de trazer diversos benefícios para a organização, mas é importante que para isso os colaboradores estejam de fato envolvidos com a plataforma. Vimos que para isso, seguir alguns passos podem fazer a diferença. Mas e aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário contando o que achou. Esperamos que ao colocá-las em prática os resultados esperados com a utilização do canal cresçam.