Menu

Blog

Como engajamos nossos colaboradores em 2021

Voltar para os posts

Tivemos mais um ano de desafios aqui na Lumis. Nossa equipe de comunicação interna enfrentou mais uma vez a tarefa de engajar os colaboradores em home office e além disso, todos os nossos eventos aconteceram de forma remota.

Mas, isso não foi impedimento para que o #TimeLumis pudesse confraternizar e se divertir. Tivemos diversos eventos internos, brincadeiras, treinamentos, gincanas e muito mais. Confira algumas dicas do que fizemos durante o ano para engajar nossos colaboradores:

Carnaval

Mais uma vez nossa equipe de comunicação interna desenvolveu brincadeiras divertidas para o nosso #CarnaLumis! Evento totalmente online e com muita diversão, nós realizamos o primeiro concurso de marchinhas de carnaval da Lumis, no qual os colaboradores que queriam participar deveriam encaminhar sua marchinha para a equipe divulgar na nossa intranet, conhecida internamente como Órbita,  realizamos uma votação para a escolha da marchinha vencedora e o compositor vencedor ainda ganhava um prêmio! Além do concurso de marchinhas, tivemos nosso Web Baile de Carnaval. Dessa forma, o time Lumis conseguiu se divertir juntos mesmo de longe.

 Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher.png

Na semana do Dia Internacional da Mulher nós tivemos uma edição especial do nosso Alan Tech Talk. Este evento interno foi criado para cultivar a aprendizagem de forma colaborativa, realizamos uma reunião quinzenal e voluntariamente algum colaborador compartilha conhecimento com a equipe. Em especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher contamos com duas apresentações feitas por mulheres da Lumis, que compartilharam com o time seus conhecimentos sobre LGPD (Lei de Proteção de Dados) e Branding

Páscoa

O coelhinho da páscoa passou na Lumis sim! Devido a pandemia, infelizmente não conseguimos comemorar juntos essa data tão doce, mas todos os colaboradores ganharam um presente para tornar o dia mais feliz. Na Páscoa já vem aquela vontade de comer um chocolate e pensando nisso, fizemos nossa parte para tornar a data mais doce para nossos colaboradores e enviamos um código de desconto para cada um comprar seu chocolate de Páscoa. 

Treinamentos

Durante todo o ano de 2021 a Lumis ofereceu diversos treinamentos remotos para os colaboradores. Tivemos treinamento de Design Thinking e os colaboradores que se inscreveram puderam aprender sobre insights de entrega de valor, metamodelo, criação de um protótipo tangível e usável e muito mais.

Também ocorreu o treinamento de Docker, no qual os inscritos puderam aprender sobre como definir conceitos de Docker, como utilizá-lo para criar e executar containers, e muito mais. Além disso, tivemos também um treinamento de Front End, no qual os colaboradores aprenderam sobre os conceitos de React, viram exemplos do assunto e até desenvolveram uma pequena aplicação de React.

A Lumis incentiva o conhecimento contínuo e esses foram alguns exemplos de treinamentos oferecidos, todos eles com certificado de conclusão do curso.

 Festa Junina

arraia virtual.png

Para comemorar essa data, nós fizemos nosso Arraiá Virtual! Uma comemoração um pouco diferente, para nos divertirmos juntos mesmo de longe. Além disso, tivemos uma competição de receitas típicas de festa junina. Os colaboradores compartilharam com a gente as receitas que mais gostam dessa época do ano e foi aberta uma votação na Intranet (Órbita) para definir qual era a receita preferida. Foi uma delícia! 

Setembro Amarelo

setembro amarelo.png

Com o objetivo de apoiar o fortalecimento da saúde mental,  a campanha Setembro Amarelo na Lumis proporcionou aos colaboradores uma palestra online sobre o tema com um especialista. A palestra tratou também sobre ansiedade geral, ansiedade na pandemia, prevenção de suicídios e os principais transtornos mentais encontrados nas empresas, como identificar alguém que precisa de ajuda, como ajudar e muito mais! Ao final da apresentação os colaboradores ainda tiveram um espaço para tirar dúvidas com a psicóloga.

Entendemos que com união e conhecimento, podemos ajudar o próximo.

Dia das crianças

O dia das crianças traz nostalgia, não é? Por isso, a Lumis preparou uma gincana para os colaboradores se divertirem relembrando sua infância. A brincadeira era responder um Quiz com fotos de alguns desenhos de sucesso das décadas de 80 e 90 e acertar o nome de cada um. Quem acertasse o nome de todos os desenhos ganhava um prémio. Além disso, tivemos uma edição especial do Lumis Fun, este evento foi criado para descontrairmos jogando e conhecendo um pouco mais sobre quem está convivendo conosco de forma remota, no dia das crianças este evento foi ainda mais especial.

Festas de fim de ano

E para encerrar mais um ano com chave de ouro, a Lumis realizou uma gincana de Natal que contava com participação especial das crianças, entendemos que a magia do Natal é comemorar com nossa família, amigos e entes queridos por isso a Lumis convidou os filhos, enteados ou sobrinhos fazer um desenho que tivesse referência ao Natal e a Lumis e ser divulgado na nossa Intranet (Órbita). Depois da votação, o desenho com mais votos ganhava um prêmio, uma brincadeira que deixou adultos e crianças curiosos pelo resultado final, além de ter vários desenhos lindos colorindo nosso Natal.

E não parou por aí, ainda tivemos nossa Web Festa de fim de ano! Foi mais um encontro para nossos colaboradores confraternizarem com diversas brincadeiras, sorteios de gift cards e premiação para os colaboradores que completaram 5, 10 e 15 anos de empresa.

Uma dica que a Lumis dá é sortear prêmios através de vale presente em parceria com grandes e-commerces, assim a pessoa tem a liberdade de escolher o que lhe agrada.

Dicas de programas onlines que utilizamos durante o ano:

Uma plataforma para criar jogos, treinamentos de forma interativa e que estimulam os funcionários de forma colaborativa.

O Google Meet é uma plataforma online e totalmente gratuita do Google, capaz de organizar  videochamadas seguras, pois são criptografadas em trânsito. Além disso, é possível personalizar imagens de fundo para eventos ou da forma que preferir, deixando o dia a dia online ainda mais especial.

O jogo de adivinhação de desenhos online com o objetivo de tentar adivinhar o que os outros jogadores estão desenhando. Uma forma leve e descontraída de reunir os colaboradores.

 

Você viu como é possível fazer várias ações através da Intranet? E nós não usamos apenas nas confraternizações, diariamente deixamos avisos em nosso portal com parabenizações por cursos, aniversários, avisos importantes, recados de benefícios e muitos mais.

Gostou das dicas? Aproveite para dar uma olhadinha como a Intranet Now funciona clicando aqui e engaje seus colabores o ano todo.