Menu

Blog

Como aumentar o engajamento dos colaboradores com o Intranet Now

Voltar para os posts

Sabemos como pode ser difícil manter a motivação e cooperação da equipe em ambientes corporativos para conseguir reter talentos. Nos últimos anos, essa é uma preocupação crescente em empresas que passam pela transformação digital. Por isso, o Intranet Now foi pensado com funcionalidades e recursos que favorecem o trabalho coletivo e facilitam esse processo.

Assim, além de aumentar o engajamento dos colaboradores e reter talentos, é possível conseguir ainda mais agilidade e excelência no desenvolvimento dos processos corporativos, outra preocupação constante do mercado.

Então, neste conteúdo, aproveitamos para te ajudar a entender rapidamente por que investir em estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores se tornou fundamental, e aproveitamos para explicar tudo o que você precisa saber sobre o Intranet e as suas funcionalidades. 

Confira agora mesmo e se informe sobre o assunto em apenas alguns minutos!

Estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores: por que investir?

No contexto da transformação digital em empresas, o engajamento dos colaboradores passou a receber cada vez mais atenção. 

Isso aconteceu por dois motivos principais. O primeiro é que as empresas perceberam que apenas um bom salário e benefícios básicos não eram mais o suficiente para manter os talentos. O segundo é que colaboradores mais engajados, além de serem mais produtivos, são mais criativos e colaborativos, favorecendo o clima organizacional da empresa. 

Com isso, as empresas começaram a investir no que se tornou conhecido como “Employee Experience”, ou “Experiência do Empregado”, que, basicamente, é um conceito utilizado em empresas para se referir às práticas adotadas para melhorar a experiência dos colaboradores aumentando, consequentemente, o seu engajamento.

Entre os benefícios para empresas que investem no engajamento dos colaboradores, estão:

  • aumento da produtividade;
  • melhoria do clima organizacional;
  • atração e retenção de talentos;
  • redução das abstenções;
  • redução de custos; e
  • promoção da marca.

Algumas práticas se destacam como mais eficientes para aumentar a motivação da equipe, como implementação de jornada flexível, cultura do feedback, programas de benefícios, pesquisas internas e adoção de ferramentas de comunicação interna e automação de processos. 

Engajamento colaboradores_Interna.png

Jornada flexível

A jornada flexível começou como uma iniciativa adotada por startups e empresas de tecnologia como uma forma de tornar o trabalho mais prazeroso e adaptável aos diferentes perfis de profissionais. 

Assim, dependendo da preferência dos colaboradores e da disponibilidade da empresa, o trabalho pode ser realizado em horários alternativos, diminuindo a rigidez dos horários de “bater ponto”.

Trabalho remoto ou trabalho híbrido

O trabalho remoto já era uma tendência adotada em algumas empresas antes mesmo da pandemia, que confirmou a viabilidade e os benefícios do trabalho remoto, mais conhecido como home office.

Essa prática deve continuar uma tendência nos próximos anos, dado que diversas empresas, além de órgãos públicos e do terceiro setor vêm adotando programas de regime híbrido de trabalho, prática que combina atividades presenciais com atividades remotas.

Programas de benefícios

Atualmente, benefícios como plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação não são mais vistos como diferenciais para reter talentos em empresas.

Com isso, empresas vêm adotando novas práticas, incluindo para colaboradores benefícios como parcerias com academias, escolas de idiomas, vale-cultura, programas de recompensas e premiações, etc.

Cultura do feedback

Um dos desafios para manter a motivação dos colaboradores é fazer com que eles se sintam parte importante do processo de decisões e escolhas da empresa.

Nesse sentido, é fundamental investir na cultura do feedback, colocando as lideranças da empresa abertas a ouvirem as opiniões dos colaboradores e a construir propostas colaborativas para a solução dos problemas enfrentados.

Pesquisas internas

As pesquisas internas são uma forma de manter os gestores e líderes bem-informados sobre quais são os desafios, dificuldades e pontos fortes da equipe de colaboradores.

Assim, as decisões são embasadas não somente em visões verticais dos gestores, mas podem utilizar as informações dadas pelos colaboradores para uma melhor compreensão do clima organizacional da empresa.

Ferramentas de comunicação interna e automação de processos

Para desenvolver um trabalho de excelente qualidade, uma comunicação eficiente e assertiva é fundamental para a colaboração entre equipe.

Afinal, frequentemente, problemas de relacionamento têm início em ruídos de comunicação e afetam o desempenho do trabalho, prejudicando não só os resultados da empresa como o ambiente organizacional. 

Portanto, investir em uma ferramenta de comunicação e automação de processos é muitas vezes o primeiro passo para aumentar o engajamento dos colaboradores. E é nesse ponto em que o Intranet Now pode fazer a diferença para as empresas em processo de transformação digital!

Intranet Now: o que é a plataforma e para que serve?

O Intranet Now é uma plataforma para comunicação interna em ambientes corporativos que une as ferramentas e recursos necessários para garantir a fluidez da comunicação, ampliar o seu alcance e otimizar os processos da empresa.

Com uma identidade customizável para melhor atender às particularidades de cada empresa, o Intranet Now reúne, entre outras, funcionalidades essenciais para a comunicação de empresas no dia a dia corporativo, como:

  • integração para acesso a documentos;
  • painel de notícias;
  • calendário de eventos e aniversários;
  • fórum;
  • FAQ;
  • chat;
  • agendamento de férias;
  • geração de relatórios;
  • construtor de formulários;
  • criação de enquetes;
  • workflow para colaboradores;
  • agendamento de férias;
  • organogramas;
  • galeria de fotos e vídeos corporativos.

As funcionalidades do Intranet Now podem ser ativadas ou desativadas conforme as necessidades da empresa vão se desenvolvendo. Outra vantagem do Intranet Now é a facilidade de implementação da plataforma, feita nos 5 passos a seguir:

  1. escolha do modelo comercial para implantação;
  2. customização do visual da plataforma Intranet Now;
  3. cadastro de conteúdos e colaboradores;
  4. download do aplicativo para celular e desktop;
  5. início do uso da plataforma nos dispositivos cadastrados.

Intranet Now: como utilizar a plataforma para aumentar o engajamento dos colaboradores?

O aprimoramento da comunicação interna tem um impacto direto nas taxas de turnover, pois ao criar um ambiente mais colaborativo eliminam-se ruídos que causam problemas de relacionamento e queixas da equipe.

A comunicação mais assertiva ainda ajuda a equipe a manter o foco nos objetivos e ter sempre os valores e objetivos coletivos em vista ao realizar o trabalho diário.

O Intranet Now, além de reunir funcionalidades que contribuem para o aumento da produtividade e aprimoramento da comunicação interna, também funciona como rede social corporativa, permitindo que os colaboradores da empresa criem conteúdos de forma conjunta representando a empresa.

Por fim, a plataforma se destaca como solução para aumentar o engajamento da equipe ao reunir soluções que garantem:

  • mais mobilidade para os colaboradores desempenharem tarefas mesmo à distância;
  • acesso mais fácil e rápido às informações centralizadas na plataforma;
  • construção e consulta a relatórios de acompanhamento para garantir a efetividade das ações; e
  • maior organização da gestão do conhecimento através dos Wikis, fóruns e comunidades suportados pela plataforma.

Dessa forma, o Intranet se tornou o principal parceiro de muitas empresas que passam pelo processo de transformação digital e buscam aprimorar a comunicação interna para aumentar o engajamento dos seus colaboradores. Se você quer entender mais sobre a plataforma e tirar todas as suas dúvidas, aproveite e solicite uma demonstração agora mesmo!