Menu

Blog

A importância da empatia no ambiente de trabalho

Voltar para os posts

Por Isis Albuquerque

Ultimamente tem-se falado muito da importância da empatia para uma melhor convivência no ambiente de trabalho. Afinal, o que é empatia? Empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, saber ouvir buscando compreender seus problemas e emoções. Mas não devemos confundir empatia com simpatia. Você pode ser empático com alguém que não necessariamente você sinta simpatia ou concorde com suas ideias.

Vamos pensar, passamos boa parte de nossas vidas em nosso ambiente de trabalho, convivendo com pessoas das mais diferentes crenças e culturas. Então, trabalhar a empatia pode facilitar e melhorar, e muito, as relações interpessoais em nosso dia a dia.

Com a correria dos tempos atuais dificilmente paramos para ouvir, ouvir de verdade, o que o outro tem a nos dizer. E, aprender a ouvir, observar, prestar atenção no que acontece com aqueles à nossa volta, só tende a reforçar os laços de confiança e colaboração, que são base para uma boa convivência.

Podemos dizer que empatia é algo fundamental para o perfil de um bom gestor, permitindo com que este seja visto como alguém aberto, gentil e preocupado. Uma pessoa empática, terá muito mais chances de conquistar algo do que outra que não possui essa habilidade.

Pratique a empatia!