Sabemos que manter os colaboradores bem informados é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Os colaboradores bem informados sabem o que precisam fazer e quais resultados precisam entregar. Por isso, ter uma Comunicação Interna é tão valioso dentro de uma organização. Uma comunicação clara e objetiva pode aumentar a produtividade dos colaboradores.
Apesar disso, muitas empresas ainda encontram dificuldades em conseguir um bom alcance em sua comunicação. Normalmente, as equipes de comunicação não conseguem alcançar metade do seu público interno. Quer entender mais sobre a importância desse assunto? Então fique com a gente porque esse é o tema do artigo de hoje.
Entenda a importância da Comunicação Interna
Para começar, precisamos entender a importância da Comunicação Interna de uma organização. A Comunicação Interna tem o foco de garantir um bom relacionamento da empresa com seus colaboradores. É um conjunto de ações que busca facilitar a disseminação de informações para o público interno da empresa, facilitando também a troca de conhecimento e informação entre os próprios colaboradores.
Se essa comunicação não for boa, dificilmente as estratégias da empresa alcançarão os resultados esperados. Quando a organização tem uma boa Comunicação Interna, ela consegue evitar diversos problemas como a falta de integração entre os funcionários e, principalmente, minimiza boatos e fofocas. Além disso, uma CI eficaz é capaz de melhorar o clima organizacional, diminuir a taxa de rotatividade e aumentar a produtividade interna. Sem ter uma boa comunicação com eles, suas estratégias dificilmente alcançarão os resultados esperados.
A estratégia de Comunicação Interna interfere também no engajamento e na motivação dos colaboradores. Ela permite que os colaboradores estejam alinhados quanto aos objetivos e metas da empresa e dessa forma, é muito mais simples garantir que todos trabalhem motivos em busca do objetivo desejado. Assim, percebemos que as ações de CI podem gerar diversos resultados positivos, abaixo listamos alguns, confira:
- Equipe bem informada;
- Aumento da motivação do colaborador;
- Eliminação de ruídos na comunicação;
- Convencimento da organização por parte dos colaboradores
- Integração entre os setores e os profissionais;
- Aumento da prevenção e na gestão de possíveis crises.
Dicas para aumentar o alcance da Comunicação Interna
Como vimos, a Comunicação Interna tem um poder enorme para as empresas. Mas para colher os benefícios citados acima é fundamental que ela tenha um bom alcance. É o alcance que vai medir se o processo de CI está sendo eficiente. Porque o trabalho da comunicação interna não é só informar ou divulgar, ela segue uma linha com início, meio e fim. Ela deve atuar como direcionamento para o colaborador, conduzindo a uma ação ou a um entendimento coletivo e não apenas repassar informações.
Um cenário muito comum nas empresas é a equipe de comunicação montar uma boa campanha, mas a comunicação não chegar para os colaboradores no tempo certo, fazendo todo o planejamento ter sido em vão. O alcance transforma toda a comunicação, se não tiver o alcance, todo o resto é ineficaz. Por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer para aumentar o alcance da sua comunicação:
- Entenda e segmente seu público:
O público interno é diferente e diversificado, entendê-los é a chave para uma comunicação de qualidade. Então é necessário reunir o máximo de informação sobre eles, como: sexo, idade, atividades, conteúdo que mais consomem, local de trabalho e mais. Com essas informações você consegue entender melhor seus colaboradores e assim, construir o conteúdo certo para cada público, utilizando o canal ideal.
- Engaje suas lideranças:
As lideranças da empresa também fazem parte da comunicação interna. A comunicação face-to-face é muito poderosa, então ter líderes engajados e preocupados em ter uma comunicação efetiva faz com que o alcance seja maior. Se a comunicação dos líderes estiver de acordo com os valores e objetivos da empresa, você consegue aumentar sua credibilidade com seus colaboradores.
- Saiba o timing certo:
A informação deve chegar aos funcionários no tempo certo e isso deve ser considerado na hora de planejar uma campanha. As notícias não chegarem ou chegarem atrasadas gera boatos no ambiente organizacional e retomar a mensagem depois dela ter sido divulgada de forma não oficial é um trabalho grande e ineficiente. Então, observando a cultura organizacional, saiba o timing certo que o público precisa receber a mensagem.
- Encontre o canal adequado:
É importante saber o canal mais adequado para divulgar a informação que você deseja. Às vezes as empresas possuem diversos canais de comunicação interna, mas para cada situação é necessário analisar qual será o canal ideal, pensando na informação que deseja passar e no acesso do colaborador. O canal faz toda a diferença no processo de comunicação.
- Invista em mudanças:
A tecnologia permite melhorar seu processo de comunicação interna. Com ela você pode construir um acesso mais simples para seu colaborador, aumentar o alcance e tornar todo o processo mais atrativo. Investir em mudanças tecnológicas é muito importante, pois assim, seus funcionários podem consumir conteúdos multimídias, você pode mensurar os resultados com mais facilidade e a comunicação se torna mais eficaz por conseguir disseminar a informação por diferentes meios.
A Comunicação Interna pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, conforme já citamos aqui. Mas se ela não tiver o alcance necessário, pode gerar ruídos e falhas na comunicação, e eles são responsáveis pela maioria dos problemas corporativos. Além disso, traz outros problemas como falta de propósito, baixo engajamento, atrasos em entregas, falta de alinhamento estratégico e de credibilidade.
Então, quando a informação não está chegando aos colaboradores, todo o trabalho de comunicação interna é feito em vão. Por isso, além de ter boas estratégias de CI é importante investir no alcance dela. Dessa forma, todos os seus profissionais estarão de acordo com o propósito e objetivo da empresa e trabalharão para alcançá-los em conjunto. Por isso, é necessário informar para motivar, assim seus colaboradores têm clareza da participação deles em sua empresa e trabalham mais motivados. E apesar de aumentar esse alcance da comunicação não ser tão simples, seguindo as dicas que demos já é possível melhorá-lo e atingir mais colaboradores.