Menu

Blog

Trabalho em equipe: 5 fatores que podem prejudicar a colaboração do seu time

Voltar para os posts

Entender o que é o trabalho em equipe e implementar essa cultura pode ser uma tarefa bem difícil. Por isso, ainda existem muitas empresas que não entendem a importância de trabalhar em equipe e não sabem nem como incentivar essa prática. E o trabalho em equipe sempre foi essencial para as empresas alcançarem bons resultados, sem esse estímulo, a conexão entre as pessoas no ambiente de trabalho pode ficar defasada e as equipes podem falhar.

O trabalho em equipe agrega diferentes pessoas, com diferentes ideias e pontos de vistas, o que torna possível a resolução de qualquer problema, independente do grau de dificuldade e da gravidade da situação. Porém, é preciso ter muito cuidado pois existem alguns fatores que podem prejudicar a colaboração do seu time e ir contra o “espírito de trabalho em equipe”. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é o trabalho em equipe?

Trabalho em equipe pode ser definido como um grupo de pessoas que se dedica a realizar uma tarefa ou trabalho, em busca de um objetivo comum, é um esforço coletivo para a solução de um problema. Em um trabalho em equipe existem membros com habilidades e competências diferentes e que se completam, permitindo que de forma colaborativa todos trabalhem juntos para atingir determinada meta. Assim, os colaboradores conseguem trabalhar em união e criam confiança uns nos outros.

Trabalhar em equipe tem grande influência no sucesso da organização. Essa atuação coletiva não só favorece a construção de um ambiente de trabalho colaborativo, como também aumenta o desempenho dos funcionários, tornando-os mais engajados, pois cada integrante é uma peça fundamental e todos caminham para alcançar o mesmo objetivo. Cada pessoa agregará com suas habilidades e cada um terá sua visão sobre o assunto, apresentando opiniões diferentes, o que é ótimo para descobrirem novas ideias e formas variadas de superarem os problemas que surgirem.

Além disso, o trabalho em equipe é capaz de tornar a relação entre as pessoas mais amigável e saudável, o que melhora o ambiente de trabalho e cria um local mais confortável para os colaboradores. Com isso, além de garantir um aumento na produtividade dos seus funcionários, você também promove um sentimento de pertencimento a eles, pois todos se sentem orgulhosos por terem contribuído e lidado com os obstáculos juntos. Isso eleva o nível de satisfação no trabalho e garante a lealdade dos colaboradores.

E já que cada um possui uma personalidade e forma de pensar, o líder pode combinar esses dons, dividindo as tarefas de acordo com cada habilidade, o que ajuda a fortalecer o time. Saber respeitar e lidar com essas diferenças é fundamental para o crescimento profissional da equipe e de cada membro em particular.

Outras vantagens de adotar o trabalho em equipe como parte da cultura organizacional da empresa é que incentiva uma competição positiva entre os funcionários, pois todos se esforçam para mostrar suas qualidades; beneficia a comunicação interna da empresa e estimula a colaboração profissional de diferentes áreas, o que acelera o andamento da atividade.

Fatores que prejudicam o trabalho em equipe

Existem algumas habilidades que são essenciais para a realização de um bom trabalho em equipe. Como a proatividade, que ajuda a antecipar problemas e agir para solucioná-los e a curiosidade e vontade constante de aprender com todos envolvidos. Além da persuasão, pois saber persuadir sem demonstrar arrogância e impor autoridade é uma habilidade agrega muito no trabalho em equipe.

Porém, por mais que o trabalho em equipe seja muito eficaz e traga diversos benefícios para o seu negócio, é importante estar sempre atento a alguns fatores que podem atrapalhar a realização deste trabalho. Conheça 5 fatores que podem prejudicar a colaboração do seu time:

1.   Falha na comunicação

Um time não consegue funcionar sem comunicação. Quando o time não se comunica, por falta de recados enviados ou mal interpretados, as decisões demoram a serem tomadas e mais problemas podem surgir, além de prejudicar o andamento da atividade. A comunicação é uma ferramenta muito importante, pois através dela alcançamos a confiança e colaboração da equipe. Os membros do time devem se sentir confortáveis para compartilhar suas ideias e os processos devem ser discutidos com todos para evitar falhas na comunicação.

2.   Individualismo

O individualismo é algo que vai contra tudo o que o trabalho em equipe valoriza. É quando um funcionário se considera auto suficiente e não confia no trabalho dos colegas, pois acredita que possui mais qualificações que os outros. Esse tipo de comportamento individualista afasta os funcionários, prejudica a comunicação e atrasa as atividades. A ideia de que trabalhar em conjunto apenas atrasa o seu trabalho está ultrapassada e atrapalha a equipe de seguir, pois os interesses não estão alinhados.

3.   Desvalorização do trabalho

Valorizar e compreender o trabalho dos colegas é muito importante para que o trabalho em equipe funcione bem. Como vimos, o trabalho em equipe valoriza a diversidade de opiniões e todos são peças fundamentais para a realização da atividade. Subestimar ou desvalorizar os trabalhos dos outros funcionários cria um clima de desconfiança e falta de estímulo, gerando também falta de união e prejudicando a equipe.

4.   Falta de comprometimento

A falta de comprometimento é quando não há vontade de contribuir para um bom desempenho do projeto. Um funcionário que não demonstre desempenho pode prejudicar completamente o resultado final do projeto, criando soluções ineficientes, fora do prazo e que não estão de acordo com as estratégias montadas. É necessário que todos os funcionários estejam comprometidos e engajados a buscar a solução para determinado problema para que o trabalho em equipe funcione e traga resultados eficientes.

5.   Falhas na liderança

O papel do líder é um fundamental na motivação do trabalho em equipe, ele que irá organizar todos, atribuir as tarefas e definir prioridades. O líder é o suporte do time, sem uma boa liderança, não há foco no objetivo e o trabalho em equipe não é feito com qualidade. Ter harmonia e união entre o time é essencial e é dever do líder gerar esse sentimento em seus colaboradores.

Não é de hoje que o trabalho em equipe tem um papel fundamental nas empresas, ele é comprovadamente eficaz para o crescimento no mundo empresarial. Incentivar essa cultura de trabalhar em equipe na sua organização pode ser a chave para o sucesso a longo prazo, pois como vimos, essa prática torna os colaboradores mais unidos, engajados e motivados. E agora que você já sabe a importância de adotar o trabalho em equipe na sua empresa, basta ficar atento para não cometer as falhas que citamos e buscar sempre implementar práticas que incentivem a colaboração.