Se sua empresa já passou ou está passando por problemas de rotatividade, você provavelmente já ouviu falar sobre turnover, não é mesmo? Porém, pouco se sabe como o turnover pode impactar sua organização. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor o que é o turnover e como ele pode influenciar negativamente o clima de sua corporação.
Uma das grandes preocupações das empresas é a retenção de talentos. Afinal, profissionais talentosos não são encontrados facilmente, não é mesmo? Por isso, saber o que significa e como evitar o aumento na taxa de turnover é fundamental para manter os bons profissionais na equipe e atrair novos talentos. Além disso, uma organização com alta taxa de turnover está sempre com a produção comprometida, tendo que lidar com constantes processos de seleção, admissão e treinamento de novos colaboradores.
O que é o TURNOVER e como medi-lo?
Turnover é um termo em inglês que significa, em uma tradução livre, renovação. Quando aplicamos em um ambiente corporativo, interpretamos como a rotatividade de funcionários. Portanto, dentro das organizações o turnover significa a taxa de demissão e admissão de colaboradores, ou ainda, o índice de substituição de trabalhadores antigos por novos. Em outras palavras, é o fluxo de entradas e saídas de pessoas de uma empresa em um determinado espaço de tempo.
Hoje em dia, um dos desafios das áreas de Recursos Humanos é conseguir manter um bom clima dentro das empresas. Para isso, são usados diversos recursos e estratégias que ajudam a atingir esse objetivo. Uma das estratégias utilizadas é controlar o nível de turnover, visto que a alta rotatividade de funcionários pode deixar a equipe insegura e resistente a assumir responsabilidades e novos desafios. Portanto, saber como medir o turnover de sua companhia é fundamental para evitar que o clima seja impactado negativamente.
O cálculo para medir se o nível da rotatividade de sua equipe está elevado, e assim descobrir se o turnover está alto é fácil. Basta dividir o número total de funcionários desligados com o número total de colaboradores. A conta deve ser feita sempre levando em consideração um tempo pré-determinado, como por exemplo, um ano. Mas lembre-se, não existe uma taxa ideal de turnover para manter a saúde organizacional. Este número pode ser relativo, variando de acordo com o tamanho e o ramo de cada instituição. Há segmentos em que a rotatividade de funcionários será mais alta, tal como, em empresas de telemarketing, onde a entrada e saída de profissionais é mais comum.
O que leva o aumento de turnover nas empresas?
Como vimos, o turnover pode afetar diretamente o clima da empresa. Agora, é necessário entender os fatores que influenciam no aumento de rotatividade. Demissões só ocorrem de duas formas: a primeira é quando a corporação decide pelo desligamento do funcionário, e a segunda quando é o colaborador que pede demissão. É importante que a gestão fique sempre atenta por qual dessas situações o turnover tem acontecido, para que seja possível tomar medidas corretivas para colocar a taxa dentro da faixa desejada. No caso de alta taxa de demissões voluntárias, alguns fatores podem estar desmotivando os colaboradores e motivando os funcionários a deixarem a empresa, entre eles:
- Problemas de gestão;
- Falta de reconhecimento na empresa;
- Insatisfação salarial;
- Falta de desenvolvimento profissional;
- Problemas de relacionamento interno.
Como dito acima, o turnover pode estar alto por conta de decisões da empresa. Neste cenário, a rotatividade pode impactar não só no ambiente organizacional, como também as finanças da companhia. Sair demitindo pode custar muito caro. E os custos não estão relacionados somente às rescisões. Existem também os custos relacionados ao recrutamento, seleção e treinamento de novos profissionais.
Como vimos, altas taxas de turnover afetam diretamente o clima organizacional, uma vez que geram boatos sobre cortes, além de colaboradores inseguros e com medo de serem mandados embora. E surgem ainda pensamentos de que o mercado de trabalho está em alta, deixando seus funcionários atentos para novas oportunidades.
Portanto, conhecer e gerenciar a taxa de turnover é fundamental para a saúde da empresa. Saber como administrar a rotatividade de sua equipe será uma excelente estratégia para aumentar a produtividade e consequentemente o sucesso de sua organização.
A comunicação interna pode ajudar no controle da rotatividade de funcionários, uma vez que um dos fatores que levam a desmotivação dos colaboradores e seu consequente desligamento, é a falta de comunicação dentro das empresas.
CONHEÇA O GUIA COMPLETO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
E na sua empresa, como anda o turnover? Conte para gente nos comentários!