Menu

Blog

Produtividade: dicas para aumentar o rendimento dos seus colaboradores

Voltar para os posts

Sabemos que toda empresa precisa de pessoas mais produtivas para obter melhores resultados. E como já falamos aqui no blog, ter funcionários motivados é um elemento fundamental para o aumento da produtividade da sua equipe. A motivação é o que faz os funcionários trabalharem com paixão e realizarem melhor suas tarefas, beneficiando a empresa e aumentando o potencial de resultados e lucros.

As empresas de sucesso são aquelas que buscam eficiência e agilidade em seus processos e para alcançar esse objetivo, é importante investir em estratégias para aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas de como fazer isso? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

A importância de ter colaboradores motivados

O colaborador motivado é aquele que veste a camisa da empresa e busca sempre o crescimento da organização. São os mais empenhados e colaborativos, e estão comprometidos com o sucesso da empresa, trabalhando para gerar resultados significativos. Uma empresa que consegue motivar e engajar seus funcionários é capaz de fazer mais em menos tempo, pois seus colaboradores estarão sempre focados em suas demandas,evitando falhas e motivados a alcançar os objetivos da empresa.

Então, a motivação dos colaboradores traz diversos benefícios para a empresa e o principal deles é o aumento da produtividade. Esses dois fatores estão diretamente ligados, pois quanto mais motivado um colaborador está, mais produtivo ele é. Profissionais motivados desempenham seu maior potencial, trazendo resultados mais eficazes, e consequentemente contribuindo para o crescimento da organização. Não é à toa que as empresas estão cada vez mais dando importância a experiência do colaborador.

Como falamos, colaboradores motivados trazem impactos diretamente ligados aos resultados da empresa, pois otimizam seu trabalho e meios de produção, possuem mais argumentos para conquistar o cliente e desenvolvem produtos e serviços com uma qualidade superior. Também é a partir da motivação que se cria um clima organizacional melhor e mais produtivo, gerando colaboração entre os funcionários e estimulando o trabalho em equipe.

Investir na motivação dos seus funcionários é o caminho para garantir a produtividade deles, já vimos os diversos benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa, e é dessa forma que você alcançará a agilidade e eficiência que procura para se tornar uma organização bem-sucedida. E não podemos esquecer do ambiente de trabalho, que é um fator essencial para o aumento da produtividade, afetando diretamente a forma como os colaboradores trabalham.

Como aumentar a produtividade dos colaboradores

Produtividdade_dos_colaboradores_-_IntranetNow_-_interna.png

É importante estimular os funcionários e oferecer ferramentas que melhorem sua rotina de trabalho, para obter uma melhor produtividade deles. Funcionários que trabalham felizes, buscam sempre oferecer o seu melhor, por isso investir na motivação deles melhora a autoestima, a otimização de tempo e traz mais produtividade a sua empresa. A tarefa de fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados e sejam mais produtivos no ambiente de trabalho não é fácil. É necessário elaborar estratégias bem planejadas e acompanhar o desempenho delas quando colocadas em prática. Mas para te ajudar, separamos algumas dicas que você pode usar para aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

  • Tenha metas bem definidas

Estabelecer metas e torná-las claras para equipe é um ponto muito importante para manter a produtividade do time. Dessa forma, todos têm clareza dos objetivos da empresa e trabalham para alcançá-los, sem perder tempo com atividades menos importantes. Quando os objetivos da empresa são transparentes, os funcionários conseguem se identificar e trabalhar para alcançar o que a empresa deseja. Ter funcionários alinhados com os objetivos da empresa e comprometidos em cumprir as metas é essencial para o bom funcionamento da equipe.

  • Reconheça os colaboradores

O trabalho de seus colaboradores deve ser reconhecido e valorizado. Como vimos, um funcionário produtivo traz resultados significativos para uma organização e por isso ele merece o reconhecimento e uma recompensa. Criar um programa de recompensas para os seus funcionários é uma das maneiras de incentivá-los e aumentar a produtividade deles. Além disso, é importante estar sempre incentivando e celebrando as conquistas de seus colaboradores, para que eles sintam que fazem parte da empresa.

  • Invista em treinamento e capacitação

Para ter colaboradores mais produtivos, é importante investir na capacitação contínua deles. É necessário que a empresa promova cursos, treinamentos e ações motivacionais dentro e fora do ambiente de trabalho. A empresa deve oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento para seus colaboradores, além disso capacitá-los a lidar com novas ferramentas. Dessa forma, você demonstra que reconhece e confia no potencial da sua equipe.

  • Valorize o feedback

É essencial que o colaborador saiba as tarefas que estão sendo bem executadas e as que precisam melhorar, por isso você deve sempre dar o feedback para seus funcionários, sejam eles positivos ou negativos. Além disso, é importante que você esteja aberto para ouvir o feedback deles também, é essencial mostrar que os interesses deles estão sendo compreendidos e considerados.. Essa relação de troca é uma dica valiosa para o aumento da produtividade, pois assim os colaboradores percebem que estão em um ambiente de trabalho colaborativo.

  • Incentive pausas estratégicas

Sabemos que uma pessoa produtiva não é aquela que trabalha sem parar, mas sim a que exerce seu trabalho com eficiência. Por isso, é importante incentivar pausas estratégias, pois ninguém consegue trabalhar focado por tanto tempo. A empresa pode incentivar o intervalo para o cafezinho, a interação com outros colegas, criar pequenos eventos de descontração entre os colaboradores. Pode ter certeza de que depois de um momento assim, eles voltarão bem mais produtivos e alegres em realizar suas tarefas.

Então, uma equipe desmotivada não exerce um bom desempenho e consequentemente prejudica a produtividade da organização. É importante que seus colaboradores estejam empenhados em dar o melhor de si, trabalhando focado nas metas da empresa e otimizando seus processos. E como vimos, a motivação é o segredo para garantir essa produtividade, não tem como aumentar a produtividade sem trabalhar com a motivação. E mesmo sendo um trabalho um pouco complexo, com as dicas que demos você consegue dar os primeiros passos para garantir a produtividade dos seus colaboradores.