Sabemos que manter um bom clima organizacional é algo buscado por todas as equipes de Recursos Humanos. Já falamos aqui no blog, sobre como a pesquisa pode favorecer muito a manutenção do bom ambiente de trabalho. Conhecer a opinião dos seus colaboradores é essencial para a construção de um ambiente saudável e harmonioso. Neste sentido, realizar pesquisas de clima é sem dúvida uma das melhores estratégias para saber o que seus colaboradores estão pensando e falando sobre a sua empresa.
Provavelmente você já sabe que uma pesquisa de clima organizacional é uma estratégia utilizada para conhecer a opinião dos colaboradores sobre o seu ambiente de trabalho. Nela, os profissionais são convidados a refletir e opinar sobre o seu ambiente de trabalho, a rotina corporativa, os aspectos positivos da gestão de pessoas e, claro, os pontos que segundo eles precisam ser melhorados.
O que é pesquisa de clima organizacional?
Antes de entrar no detalhe da pesquisa em si, é fundamental que esteja claro o quê representa o clima de uma empresa. Basicamente, o clima organizacional é a maneira como os funcionários enxergam a empresa em que trabalham, é um conjunto de sensações e pensamentos que são comuns entre a maioria dos colaboradores e influenciam diretamente na motivação e na satisfação de trabalhar em determinado local. Ou seja, o clima organizacional se refere à visão que os profissionais têm do ambiente em que atuam. Esse fator é percebido e influencia todos que fazem parte da organização, de forma direta ou indireta.
Entendido o que é clima organizacional, fica fácil compreender do que se trata a pesquisa de clima, não é mesmo? Bom, a pesquisa de clima pode ser entendida como um recurso utilizado pelas equipes de RH para coletar dados, que forneçam informações relevantes sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa. Dessa forma, é possível identificar os pontos de insatisfação e atuar de forma assertiva para a manutenção do bom clima organizacional.
Um ambiente de trabalho positivo faz com que os funcionários se sintam bem sobre em ir para o trabalho e motivados para enfrentar os desafios do dia a dia. A aplicação de uma pesquisa de clima ajuda a mensurar esses fatores que afetam o relacionamento que as pessoas têm entre si e a relação que possuem com a própria empresa.
Quais são os benefícios da pesquisa de clima organizacional?
Como podemos ver a pesquisa de clima organizacional é essencial para que a empresa consiga construir e manter um ambiente harmonioso. Sabemos que os colaboradores são o grande capital das organizações. Com eles, é possível ter mais produtividade, qualidade nos produtos e serviços e, consequentemente, mais lucratividade. Portanto, conhecer a opinião deles em relação à companhia, já justificaria a aplicação da pesquisa. Mas não é só isso. Utilizar pesquisas para compreender como está o clima na empresa é uma atitude que pode trazer outras vantagens, como:
- Construção de um ambiente saudável:
Aplicar pesquisas de clima organizacional é essencial para a construção de um ambiente de trabalho harmonioso e saudável. Isso porque o principal objetivo de adotar essa medida é saber o que os colaboradores pensam sobre o ambiente em que estão inseridos. Dessa forma, a tendência é que aconteça uma melhora contínua no ambiente de trabalho, pois, com esse mecanismo é possível perceber os pontos positivos e aquelas que precisam ser trabalhados pela organização.
- Aumento de produtividade:
O ambiente de trabalho, como já falamos aqui no blog, tem forte influência sobre a produtividade dos colaboradores. Isso porque os profissionais costumam passar a maior parte do seu dia em seu local de trabalho. Neste sentido, um ambiente conturbado pode acarretar uma grande insatisfação por parte do profissional, o que afeta diretamente o seu desempenho. Portanto, utilizar estratégias que contribuam para a construção e manutenção de um bom clima organizacional é uma atitude fundamental para garantir a produtividade de seu time.
- Baixo nível de turnover:
Um dos grandes objetivos das empresas nos dias atuais é conseguir diminuir a rotatividade de seus colaboradores. Isso porque os profissionais hoje em dia buscam por estabilidade entre as vidas pessoal e profissional. Manter um bom clima organizacional é fundamental para alcançar este objetivo. Dessa forma, conhecer a opinião dos colaboradores é uma estratégia fundamental para a construção de um bom clima organizacional e uma das maneiras mais eficazes para a redução do turnover.
- Aumento na motivação:
Já falamos aqui no blog, sobre como os profissionais valorizam ter sua opinião ouvida pela empresa. Neste sentido, a realização da pesquisa, por si só, já contribui para o aumento da motivação do seu time. Mas, além disso, as ações tomadas após as pesquisas, ou seja, as atitudes que a organização vai tomar após conhecer a opinião de sua equipe tendem a aumentar ainda mais o nível de motivação dos funcionários. Isso acontece porque além de perceber que a empresa dá voz para os funcionários, ela valoriza o que ele tem a dizer, tomando decisões que partem dos próprios colaboradores. - Boa imagem como marca empregadora:
Além de todos os benefícios listados acima, uma grande vantagem em aplicar pesquisas de clima é a construção de um bom Employer Branding. Isso acontece, porque nos dias atuais os profissionais buscam atuar em empresas que se preocupem com o que o funcionário pensa. Ao escutar seus colaboradores, a empresa apresenta uma cultura organizacional de maturidade e disposição para a aprendizagem, propiciando uma dinâmica mais interativa e cooperativa.
O ambiente de trabalho e a forma como os colaboradores enxergam a empresa é um dos fatores mais importantes dentro do campo de recursos humanos. Pesquisas que medem satisfação ou insatisfação sobre o assunto são fundamentais, pois conseguem captar percepções mesmo em meio a cenários de mudanças constantes. Portanto, realizar pesquisas de clima constantemente é uma ótima ideia, não é?