Muito já foi dito sobre a importância de estabelecer um ambiente saudável e harmonioso dentro da companhia. Porém, mesmo com tanto conteúdo disponível sobre o tema, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para garantir um bom clima organizacional. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como melhorar o ambiente de trabalho de sua companhia e garantir um bom clima organizacional.
As empresas atualmente estão cada vez mais preocupadas com a retenção de talentos. Existem diversos fatores que contribuem para que um profissional sinta-se motivado dentro da companhia e um deles, sem dúvida, é a cultura organizacional. Quando o colaborador enxerga na empresa uma cultura alinhada aos seus valores pessoais, é mais fácil que ele sinta-se feliz de fazer parte do time.
Os benefícios de um bom clima organizacional não se restringem à retenção de talentos. O ambiente saudável e harmonioso contribui também para a motivação dos colaboradores e, consequentemente, para a produtividade deles.
Segundo a analista de Recursos Humanos da Lumis, Isis Albuquerque, um bom clima organizacional é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, uma vez que incentiva o comprometimento e o engajamento dos colaboradores. Ela destaca que “quando você tem equipes motivadas e unidas o trabalho rende muito mais”.
O clima da empresa reflete, inclusive, nos processos de atendimento ao cliente, afinal, pessoas felizes tendem a serem mais simpáticas e prestativas. Além disso, quando os colaboradores estão alinhados com os valores da companhia e com a cultura da empresa, eles naturalmente levam esses valores para o relacionamento com o cliente.
Ainda de acordo com Isis, um dos pontos fundamentais para a manutenção de um bom clima organizacional é o feedback da equipe.
“Ouvir o que os colaboradores têm a dizer é primordial. Isso não quer dizer que todas as sugestões serão acatadas, mas é preciso mostrar para a equipe que a empresa se importa com as necessidades deles, e que, dentro das suas possibilidades, ela busca iniciativas que atendam a essas necessidades e ajudem a manter um ambiente corporativo saudável”, afirma.
Agora que você já sabe da importância de investir na melhoria do ambiente corporativo e do clima organizacional, confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar sua empresa um lugar incrível para se trabalhar:
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Reconheça e valorize os colaboradores:
O reconhecimento e a valorização dos profissionais são um dos principais fatores motivacionais. Todo mundo gosta de se sentir valorizado e saber que faz a diferença. Por isso, dar feedbacks periódicos, tanto positivos quanto construtivos, é fundamental para manter sua equipe motivada e ciente do seu papel na empresa.
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Ouça a opinião de sua equipe:
Colaboração é um dos termos-chave para a construção de um clima harmonioso. Os profissionais sentem-se felizes quando percebem que suas opiniões são valorizadas pelos gestores. Portanto, mantenha os ouvidos sempre abertos e atentos às sugestões da equipe, afinal, são seus colaboradores que lidam diariamente com os desafios do negócio.
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Torne o ambiente favorável para o desenvolvimento profissional:
Todo mundo deseja crescer profissionalmente. Nesse sentido, a perspectiva de desenvolvimento profissional é um dos principais fatores para que as pessoas estejam felizes em seu emprego. Portanto, é fundamental que a empresa tenha participação ativa no desenvolvimento dos colaboradores, através de planos de carreira e incentivos em cursos e eventos que contribuam para ampliar o conhecimento da equipe.
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Defina metas e objetivos alcançáveis, alinhados com sua equipe:
A definição de metas inviáveis é um dos fatores que podem frustrar e desestimular seus colaboradores. Portanto, é fundamental manter os pés no chão e estabelecer metas dentro da realidade. Não adianta nada pressionar e frustrar sua equipe com metas que, sabidamente, não são alcançáveis. Chame seu time e alinhe junto com ele metas que motivem os colaboradores e ajudem a empresa a crescer.
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Promova um bom relacionamento:
Manter um bom relacionamento entre os funcionários é fundamental para tornar o ambiente de trabalho de sua organização harmonioso. Por isso, realizar encontros, eventos e comemorações para estimular o relacionamento interpessoal é uma ótima alternativa.
Como pudemos ver, um clima saudável e harmonioso se dá no dia a dia de trabalho. Não é preciso muito esforço e nem grandes investimentos se esse conceito fizer parte da cultura da empresa.
Um dos pontos que influenciam diretamente na retenção de talentos e na motivação dos colaboradores, é a busca por estabilidade entre as vidas pessoal e profissional. Por isso, funcionários que encontram um ambiente de trabalho que estimule o bem estar e a qualidade de vida, tendem a encontrar este equilíbrio de maneira mais rápida. Com uma equipe satisfeita, motivada e feliz, as chances de sucesso são sempre maiores.
E aí, gostou das dicas? Conte para a gente que iniciativas a sua empresa promove para garantir um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.