Que a cultura da empresa é um fator determinante para as ambições de uma organização não é uma novidade. Já falamos aqui no blog, sobre como a cultura organizacional tem forte influência na motivação de uma equipe. Mas não é só isso, a cultura de uma companhia é responsável pela construção da identidade da organização, bem como, suas crenças e valores éticos e morais.
O que muitas pessoas não sabem é como definir e difundir uma cultura dentro da empresa. Neste sentido, a comunicação interna tem um grande papel. Mas você já sabe como a CI pode influenciar na cultura de sua corporação? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Além de possuir uma cultura bem definida, é importante que ela seja expandida aos colaboradores, pois de nada serve o gestor tê-la em mente ou apenas no papel. Por isso, a importância de comunicar, reforçando-a sempre que possível. É esse motivo que faz com que a comunicação interna tenha uma função fundamental na fomentação, e até mesmo na criação, da cultura organizacional. É através dela que a companhia conseguirá alinhar seus hábitos, comportamentos e valores. Além das políticas internas e externas da empresa.
Como definir a cultura de sua empresa?
Antes de entendermos a influência que a comunicação interna tem sobre a cultura da empresa, é importante conhecer o que de fato é a cultura organizacional e como ela é formada. Como já falamos aqui, cultura organizacional nada mais é do que o DNA, os valores e as características corporativas que fazem parte da instituição. Ou seja, é tudo que envolve a rotina de uma instituição, e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros. Isto é: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, princípios, crenças, políticas e etc.
A cultura de uma empresa costuma surgir como consequência da visão dos seus primeiros integrantes, além dos objetivos traçados por seus líderes. Ou seja, a cultura organizacional mesmo não sendo pensada previamente, é algo que vai sendo criado involuntariamente dentro da companhia.
Apesar dos líderes e dos colaboradores mais antigos terem forte influência na construção da cultura organizacional, ela não será formada apenas com base nessas visões. Isso porque a identidade de uma empresa é moldada constantemente por cada membro que entra para o time. Cada pessoa que compõe o quadro de funcionários traz consigo seus princípios, objetivos e histórias. São as características de cada indivíduo que, somadas, ajudarão a formar naturalmente a cultura da organização. É por esse motivo, que é fundamental que a companhia conte com profissionais alinhados com sua visão, valores e metas que deseja alcançar. Caso contrário, o DNA da companhia acaba ficando a mercê das características trazidas pelos próprios funcionários.
Portanto, cada colaborador tem certa participação na criação da cultura de uma empresa, é claro que a organização pode e deve moldá-la a partir daquilo que espera alcançar. É exatamente por isso, que é essencial que a instituição adote práticas e, se possível, disponibilize documentos que reforcem e explicitem os seus valores, princípios e objetivos. Tarefa que a Comunicação Interna pode e deve ajudar.
Qual a relação entre a Comunicação interna e a cultura organizacional?
Entendido como é construído a cultura de sua empresa, fica mais fácil entender como a comunicação interna pode influenciá-la, não é verdade? Bom, a comunicação interna é parte inseparável da identidade de sua organização. Isso porque, é através das ações de CI que a companhia conseguirá formar e difundir sua cultura. Ou seja, é através da comunicação interna que você vai garantir que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da instituição, assim como a seus valores e crenças.
Os colaboradores devem entender que é função da cultura organizacional fazer com que todos sejam participantes na forma de agir, pensar e reagir na empresa. É claro que os profissionais podem ter suas próprias opiniões e visões, mas é papel da cultura da companhia formar um ambiente onde todos estejam sempre alinhados com as práticas e comportamentos que a instituição adote.
Aqui na Lumis, por exemplo, uma das principais práticas que fazem parte da nossa cultura é a colaboração. Dessa forma, buscamos sempre criar mecanismos que incentive esse ato. São realizados constantes encontros, eventos e comemorações com intuito de promover o bom relacionamento entre os profissionais. Pois, acreditamos que a confraternização entre as pessoas é fundamental para manter um clima saudável e harmonioso, o que é essencial para o aumento da colaboração entre os funcionários. Além disso, utilizamos alguns canais de comunicação interna, que são essenciais para garantirmos uma cultura colaborativa dentro da empresa.
Como a comunicação interna pode fortalecer a cultura organizacional?
Além de ser fundamental para a criação, um dos papéis fundamentais da comunicação interna é reforçar a identidade da empresa. As ações de CI, adotadas pela instituição, farão com que a cultura seja assimilada e incorporada pelos colaboradores. Mesmo que involuntariamente, os profissionais acabam absorvendo os valores da companhia que atua.
Abaixo listamos alguns benefícios que o fortalecimento, através da comunicação interna, da cultura organizacional pode trazer para sua empresa, confira:
- Aumento da motivação e produtividade:
Como já falamos aqui no blog, uma cultura institucional bem trabalhada e estimulada só trará benefícios, tanto para sua instituição como para os colaboradores que compõem sua equipe. Isso porque, profissionais que se identifiquem com a identidade e os objetivos da empresa tendem a se manter mais motivados e, consequentemente, mais produtivos.
- Aumento do sentimento de pertencimento do funcionário:
É função da comunicação interna difundir e reforçar a cultura da empresa. Neste sentido, manter uma comunicação constante e verdadeira com seus funcionários, reforçando sempre sua identidade, bem como, sua visão e valores, faz com que o profissional sinta-se mais identificado com a instituição em que atua. Isso gera um aumento significativo do sentimento de pertencimento do colaborador, fazendo com que ele se sinta realmente parte de um todo.
- Aumento no engajamento dos colaboradores:
Outro benefício no ato de investir na comunicação interna como ferramenta de fortalecimento da cultura de sua empresa, é que os seus profissionais sintam-se mais engajados com os objetivos da organização. Isso porque, quando a instituição reforça sua cultura ela faz com que os funcionários conheçam mais a realidade do negócio que estão inseridos. Contribuindo também para o controle no nível de turnover.
- Aumento do employer branding:
O ato de fortalecer a sua cultura constantemente é essencial no aumento do nível de sua employer branding. Isso porque, quanto mais os funcionários conhecerem e estarem alinhados com os valores da empresa, mais eles sentiram orgulho em fazer parte daquela equipe. E isso é fundamental para a construção de uma boa reputação como marca empregadora.
- Profissionais alinhados com a visão da empresa:
Difundir a cultura da empresa é essencial para que os colaboradores estejam alinhados ao discurso e posicionamentos oficiais da instituição. Neste sentido, fortalecer constantemente a identidade da companhia, através da comunicação interna, é primordial para garantir que os valores pelos quais seu negócio preza estarão em sintonia com os valores de seus funcionários.
Como vimos, a comunicação interna não só tem um papel fundamental na difusão da cultura organizacional, como é parte indispensável para sua criação. Portanto, a cultura da empresa deve embasar a comunicação interna que, por sua vez, deve reforçar os aspectos a serem mantidos e desestimular os que não condizem com o atual momento da empresa.