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Comunicação interna: 5 erros que sua empresa não pode cometer

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Um dos pontos mais importantes dentro de uma organização é manter os colaboradores informados e por dentro de tudo que acontece dentro da empresa. É dessa forma que oferecemos uma boa experiência para os funcionários. E para mantê-los informados, é necessária uma boa comunicação interna, bem planejada e estruturada para passar o que a empresa deseja.

Uma estratégia de Comunicação Interna feita de forma errada pode trazer diversos prejuízos para o seu negócio e principalmente para a relação da sua empresa com os colaboradores. Há erros nessa área que sua empresa não pode cometer. Quer saber mais sobre o assunto e conferir quais erros são esses? Então fique com a gente porque esse é o tema do artigo de hoje.

Entenda o que é Comunicação Interna

A Comunicação Interna é um conjunto de ações que tem como objetivo facilitar a disseminação de informações dentro de uma empresa, com o foco nos colaboradores. O objetivo principal é garantir um bom relacionamento entre empresa e funcionários. Ela busca também facilitar a troca de informação e conhecimento entre os próprios funcionários, ou seja, contempla todo o fluxo de informação dentro da empresa.

Essa troca de informação pode acontecer através de diversos canais e de diversas formas, como a intranet, ferramenta de chat, e-mails ou até jornal interno. Independente do meio escolhido, toda informação corporativa, seja entre dois membros ou mais, faz parte da comunicação interna da empresa, e por isso deve-se cuidar para que ela seja transmitida da forma correta, clara e objetiva.

Até porque, vivemos na era da informação, onde é imprescindível que a comunicação interna de uma empresa seja estrategicamente bem planejada. É um setor que deve ser tratado como prioridade pois garante a eficiência e produtividade dos colaboradores. A comunicação interna é capaz de alinhar os valores, visão e missão da empresa com o resto do time, e isso é capaz de motivar a sua equipe.

Vale ressaltar, que um processo de comunicação interna ruim, pode ser uma das principais razões para a insatisfação dos funcionários. Se a comunicação de uma empresa não for boa, a empresa não alcançará os resultados esperados e pode causar a falta de integração entre os funcionários, o aumento de boatos, e sobretudo um clima organizacional ruim. De outro modo, uma comunicação interna bem planejada faz com que os colaboradores sejam mais engajados, diminui a taxa de rotatividade e suas estratégias serão bem mais assertivas.

Erros de CI que você não pode cometer

Como vimos, a Comunicação Interna tem um poder muito grande para as empresas. Uma comunicação bem planejada traz diversos benefícios, não só para a organização, mas também para os funcionários. Porém, há erros cruciais, que não podemos cometer e que prejudicam muito a comunicação interna de uma empresa, afetando o relacionamento dela com os seus colaboradores. Por isso, é necessário criar um planejamento de comunicação interna, traçar as melhores estratégias e colocá-las em prática de forma eficiente. Mas para te ajudar, separamos alguns erros de CI que você deve evitar, confira:

  • Ter uma comunicação unilateral

A forma como as informações são passadas para o time é muito importante. Quando a comunicação é feita de forma unilateral e verticalizada, gera insatisfação por parte dos colaboradores, pois parece que algo está sendo imposto e não há espaço para diálogos. É importante comunicar e saber ouvir, também oferecer esse espaço para que os colaboradores possam falar e manifestar suas opiniões e críticas, que devem ser recebidas de forma colaborativa. Além disso, a sua empresa só tem a ganhar com esse diálogo, pois os funcionários vão entender que sua opinião está sendo valorizada e vão se sentir parte dos processos da empresa, o que pode aumentar o engajamento deles.

  • Falta de feedbacks

Os funcionários precisam ter acesso ao resultado de seu trabalho, saber se o que foi executado foi bom ou ruim para a empresa. Feedbacks são essenciais para manter a motivação dos colaboradores e garantir uma melhor performance. Todos gostam de ter um retorno, seja em respeito ao desempenho profissional ou a sugestões e opiniões dadas, é importante que os colaboradores tenham uma resposta sempre. Adotar o hábito de oferecer feedbacks também pode reduzir as taxas de turnover.

  •  Linguagem difícil

É importante que sua empresa se comunique sempre de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão dos colaboradores. Deve-se evitar o uso de termos e palavras técnicas que não são comuns a todos da equipe, assim você garante que a mensagem seja entendida. Por exemplo, para repassar um comunicado de outro setor da empresa, é preciso que a equipe responsável pela comunicação interna os reescreva com uma linguagem mais adequada, que seja comum a toda a empresa. Quando o recado será dirigido para todos, a linguagem deverá ser de fácil entendimento para todos, seja para os colaboradores ou para os gestores.

  •  Comunicar em cima da hora

Pesquisas indicam que o que mais prejudica o desdobramento da equipe são informações que chegam em cima da hora. A informação deve chegar aos colaboradores no tempo certo, principalmente quando a informação exige alguma ação da parte deles, é necessário que ela chegue em tempo para ser consumida por todos, considerando as diferentes rotinas. As notícias não chegarem ou chegarem atrasadas pode gerar boatos no ambiente de trabalho. Algumas pautas realmente surgirão de imediato, então para minimizar esse problema é preciso planejar com antecedência tudo o que for possível, tentando antecipar os riscos para estar preparado para possíveis contratempos.

  •  Escolha dos canais e ferramentas

Outro fator importante na hora de planejar a sua comunicação interna, é a escolha dos canais e ferramentas que você irá utilizar. Se essa escolha for feita de forma errada, sua comunicação não terá o alcance desejado, o que significa que não chegará a todos os colaboradores da empresa. É preciso, assim como na comunicação externa, estudar seus funcionários, conhecê-los, para assim poder definir o canal e as ferramentas que vão funcionar na sua empresa. É fundamental que sua empresa sempre busque por empregar ferramentas e realizar campanhas que dialoguem com os valores institucionais, reafirmando os posicionamentos da empresa e gerando troca com os funcionários.

É imprescindível para uma organização ter uma boa e eficiente comunicação com seus colaboradores, é esse fator que vai definir todo o relacionamento e experiência dos seus funcionários. E para desenvolver um bom planejamento de comunicação interna é preciso conhecer bem os seus colaboradores para poder criar estratégias que vão motivá-los e torná-los mais engajados. A comunicação interna de sua empresa deve ser encarada de forma empenhada, reconhecendo o valor que ela tem e tratando-a como prioridade, para que assim, seja efetiva e traga resultados para a sua companhia. E evitar esses erros que comentamos é fundamental para manter sua CI funcionando perfeitamente.