
Uma das grandes preocupações para quem produz conteúdo, independente para qual finalidade, é fazer com que sua mensagem encante e conquiste os receptores. Com o grande fluxo de informações que vivemos nos dias atuais, conseguir encantar o público-alvo é uma das tarefas mais complexas para os produtores de conteúdo. Por isso, conseguir atrair a atenção do leitor, e consequentemente engaja-lo, é um grande desafio. Um dos principais motivos para que aconteça a falta de engajamento dos leitores com a mensagem tem relação direta com a forma com que o conteúdo é transmitido ou escrito.
Na comunicação interna não é diferente, já falamos aqui no blog sobre como os profissionais do setor precisam se preocupar com o canal e com o formato das suas mensagens. Porém, outro ponto fundamental para o sucesso da comunicação interna é saber qual o tom certo da mensagem, a forma de transmiti-la. Nesse sentido, fazer uso do storytelling como alternativa para a comunicação é uma estratégia que pode trazer bastante resultado.
Mas, você sabe o que é storytelling e como utilizá-lo em suas ações de CI? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
O que é storytelling?
Como disse anteriormente, a forma como se produz um conteúdo é determinante para que a estratégia de comunicação interna tenha sucesso. Mas antes de sabermos como utilizar o storytelling em suas ações de CI é importante entendermos o que de fato é o storytelling.
O nome é autoexplicativo. Trata-se de uma técnica de comunicação baseada em histórias. O termo provém do inglês ”storytellers”, que significa contadores de histórias. Nesse sentido, a técnica consiste em utilizar narrativas para transmitir uma determinada mensagem, de forma que o receptor se envolva com ela e a compreenda plenamente.
O ato de contar histórias, reais ou fictícias, é um recurso utilizado desde os primórdios da humanidade e utilizado até hoje com diversas finalidades. Desde a nossa infância, quando ainda não sabemos ler ou escrever, ouvimos histórias que são lembradas até hoje, não é verdade? Quem não se lembra dos velhos contos, sempre iniciados com a famosa frase: “Era uma vez”?
Esse é o poder do storytelling: envolver o público através de histórias, criar uma identificação, fazer com que a mensagem transmitida retenha a atenção do receptor e que, de preferência, marque-o de tal forma que a mensagem fique gravada em sua memória.
Storytelling não é algo novo e já é amplamente utilizado na publicidade, como forma de reter a atenção do consumidor. Basta lembrar de algumas empresas que fizeram e ainda fazem uso de histórias em suas campanhas publicitárias, com intuito de promover seu produto, serviço ou até mesmo sua marca. Um exemplo claro do uso de storytelling são os cases de sucesso. Quando uma empresa conta a história de sucesso dos seus clientes com seus produtos ou serviços, ela está mostrando para as pessoas que têm problemas parecidos com o do caso que ela pode ajudar.
Devido ao seu grande sucesso na publicidade, o recurso começou a ganhar a atenção das demais áreas da comunicação. Isso acontece por que a técnica é uma forte fonte de persuasão, que mexe com o lado emocional das pessoas. Ela tem o poder de despertar gatilhos mentais que estão altamente ligados com as emoções. Segundo um estudo realizado, em 2013, pela ABTD, 92% dos executivos brasileiros acreditam que o Storytelling pode aumentar os resultados da comunicação. Abaixo, listamos algumas vantagens que o uso da técnica para a comunicação:
- Maior engajamento dos leitores;
- Facilidade se lembrar da mensagem transmitida;
- Maior identificação entre a mensagem e o receptor;
- Gera maior entendimento do conteúdo.
O storytelling na comunicação interna
Como vimos, o uso do storytelling na comunicação é uma excelente forma de atrair a atenção dos leitores.
Mas, você deve estar se perguntando: e na comunicação interna, como este recurso pode me ajudar?
Bom, como sabemos, um dos principais problemas que podem acontecer na comunicação interna é a falta de engajamento dos colaboradores. É exatamente neste ponto que o storytelling pode ajudar a aumentar a eficiência de suas estratégias de CI.
Com o storytelling, as empresas podem criar um novo jeito de se comunicar com seus colaboradores. Mais do que simplesmente transmitir uma mensagem, a técnica permitirá criar uma identificação, reter a atenção dos profissionais e fixar conteúdos específicos. Isso porque, com esse método, as informações são melhores assimiladas do que em documentos e normas.
É importante ressaltar que, para que o storytelling traga os resultados esperados, a mensagem precisa envolver os funcionários. Ou seja, é preciso que a história desperte emoções, empatia, e sobretudo, que se identifique com o cotidiano dos colaboradores.
Mudar a forma de se comunicar com seus funcionários parece ser uma tarefa difícil, mas não é. Imagine o seguinte cenário, sua empresa precisa comunicar a entrega de um novo projeto. Que tal fazer uso do storytelling, utilizando um enredo como o de histórias de super-heróis? Neste caso, os profissionais envolvidos no projeto poderiam ser os seus “heróis” e o projeto seria o desafio que eles precisam “vencer”. Com esta estratégia você conseguiria envolver e atrair a atenção dos colaboradores e transformar sua mensagem muito mais encantadora. Portanto, trazer sua comunicação para o storytelling não é um bicho de 7 cabeças, não é mesmo? Com criatividade e empenho você conseguirá tornar sua comunicação muito mais eficaz. Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar a transformar sua comunicação interna, confira:
- Abuse de recursos multimídias:
Uma das maneiras de aumentar o engajamento de suas histórias é utilizando recursos multimídia. Um infográfico feito pela hubspot, mostra que comunicados que utilizam recursos multimídias recebem 77% mais respostas comparados com os que têm somente texto. Isso acontece por que quando utilizamos imagens, vídeos e demais recursos visuais, a imaginação de quem lê sua mensagem aumenta. O que torna seu conteúdo muito mais envolvente.
- Saiba identificar qual o canal mais adequado para seu objetivo:
Já falamos aqui no blog, sobre como a escolha do canal é um fator determinante para o sucesso de sua comunicação. Fazendo uso do storytelling não é diferente, cada história será mais adequada para determinado canal. Por exemplo, se você deseja produzir um vídeo para passar realizar sua comunicação será necessário um canal que suporte este tipo de conteúdo.
- Utilize seus funcionários como exemplo:
Utilizar os seus colaboradores como personagens de suas histórias é uma das técnicas que farão com que sua comunicação desperte ainda mais interesse. Profissionais sentem-se mais valorizados quando percebem que a empresa ouve suas histórias e utilizam elas como exemplos. Por isso, contar casos reais dos seus funcionários é uma prática que tende a ser muito benéfica para sua comunicação. Afinal, são seus colaboradores que lidam diariamente com os desafios do negócio.
- Varie nos formatos de conteúdo:
Existem diversas maneiras e formas para se contar uma história. A mensagem que você deseja transmitir pode ser em vídeo, texto, imagens, áudio, enfim, dos mais variados modos que você possa imaginar. A escolha mais adequada dependerá da comunicação que você deseja fazer, além do público que pretende atingir. Uma dica, é utilizar vídeos que são formatos de conteúdo, que segundo pesquisa da Cisco, até 2020 vai dominar 82% de todo o tráfego na internet. Além de ser uma das grandes tendências na comunicação interna para 2019.
Como vimos, a maneira com que você produz seu conteúdo é um fator determinante para a obtenção de sucesso em suas ações de CI. Fazer uso do storytelling como recurso para construção de suas mensagens internas é uma estratégia que fará com que os seus colaboradores tenham um maior nível de engajamento com a comunicação interna de sua empresa. Isso por que as pessoas tendem a se envolver e a guardarem mais as informações aprendidas ao ouvir uma história do que mensagens friamente relatadas com outras técnicas de produção. E aí, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida de como utilizar o storytelling em sua comunicação? Deixe seu comentário e diga o que achou do artigo de hoje!