Manter a motivação de uma equipe nos dias atuais é um dos maiores desafios da equipe de RH. Atualmente, uma boa remuneração, por si só, não é mais o único fator para retenção de talentos. Vivemos em uma época em que o mundo do trabalho mudou, a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990) não é mais tão fiel ao seu emprego como antes. Logo, conseguir reter grandes talentos tem sido um problema. Por isso, os profissionais de RH utilizam diversas ferramentas para conseguir atingir esse objetivo. Uma das maneiras mais utilizadas é definir e fomentar uma cultura organizacional para sua empresa. Mas, qual seria a real importância da cultura corporativa na motivação da equipe?
Determinar uma cultura organizacional, resulta em manter profissionais mais satisfeitos, empenhados e identificados com a instituição. Como consequência, colaboradores mais produtivos, trazendo assim maiores frutos para organização.
O que é cultura organizacional?
De fato, estipular uma cultura para sua companhia pode trazer muitos benefícios. Mas você deve estar se perguntando o que na prática é essa “cultura organizacional”, não é mesmo? Bom, a cultura organizacional já está presente em seu ambiente de trabalho, estando documentada ou não.
A cultura organizacional é a identidade de um empreendimento, responsável por reunir os hábitos, comportamentos, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma equipe. Portanto, a cultura organizacional são as características corporativas de uma instituição. Mesmo ela não tendo sido pensada previamente, é algo que já existe involuntariamente em sua empresa. Cada pessoa que compõe seu quadro de funcionários, traz consigo seus valores, objetivos e histórias. São as características de cada indivíduo que, somadas, ajudarão a formar naturalmente a cultura da sua organização.
Portanto, sem uma cultura previamente pensada, descrita e fomentada por toda a companhia, ela ficará à mercê das características trazidas pelos próprios funcionários, tornando-a fraca e sem alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. Deste modo, é de extrema importância que a cultura de uma organização seja descrita e difundida pela equipe de RH em conjunto com os gestores, para que atendam aos objetivos, valores e missões da empresa.
Com uma cultura estabelecida, sua companhia tende a conseguir diversos benefícios. Abaixo listamos alguns:
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Profissionais engajados com os objetivos da sua instituição;
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Ambiente corporativo saudável;
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Clima favorável à cooperação;
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Maior retenção de talentos;
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Equipe motivada.
O que é a motivação no trabalho?
Como podemos ver, uma das vantagens de definir uma cultura para sua organização, é a questão da motivação. Porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre como a cultura institucional pode influenciar na motivação da equipe. Para ajudar a responder essa pergunta, precisamos primeiro entender o que é motivação.
De forma objetiva, podemos entender o que é motivação separando a palavra em partes. Ou seja, motivação nada mais é do que o motivo que leva um indivíduo a realizar uma determinada ação. Em um ambiente de trabalho, motivação é o fator que faz com que um profissional atue de maneira empenhada e feliz, buscando alcançar as metas que lhe são atribuídas de forma mais eficaz e empenhada.
Manter profissionais motivados em sua equipe resulta em grandes benefícios para sua empresa. Por isso, o setor de RH trabalha constantemente nesse sentido. Colaboradores motivados conseguem gerar maiores lucros para a organização, pois seus esforços são revertidos em prol da instituição e suas atenções voltadas para solucionar os desafios da companhia. Em outras palavras, funcionários motivados possuem metas alinhadas com os objetivos da corporação.
Sabendo disso, os profissionais de RH utilizam alguns métodos para atingir esse propósito, um deles, como já falamos aqui no blog, é utilizando a comunicação interna para manter os colaboradores ajustados com as metas estratégicas do seu negócio.
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Cultura organizacional x Motivação
Outra maneira utilizada, é a definição concreta de uma cultura organizacional focada no ser humano e na qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, a forma como a empresa se posiciona perante a sociedade também fazem parte da cultura organizacional e impactam diretamente na forma como os colaboradores enxergam a companhia.
Abaixo listamos alguns exemplos de atitudes e posturas que podem ser tomadas pela empresa para estabelecer uma cultura organizacional positiva, e consequentemente, uma equipe mais motivada, confira:
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Valorização dos colaboradores;
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Ambiente favorável para crescimento profissional;
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Metas e objetivos definidos e palpáveis, alinhados com seus funcionários;
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Autonomia para desenvolvimento das atividades;
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Flexibilidade de horário.
Aqui na Lumis algumas ações são tomadas, para que nossa cultura organizacional seja fomentada e difundida por todos os colaboradores. A analista de RH da Lumis, Isis Albuquerque, contou um pouco das ações que temos aqui na Lumis para fomentar a cultura da empresa:
“Valorizamos a comunicação interna, através de uma intranet participativa. Realizamos eventos internos e externos, encontros e festas, integração dos novos funcionários. Prezamos pela proximidade dos líderes com os colaboradores, e entre outras atitudes”. Segundo ela, todas essas ações têm como objetivo criar um clima amigável, reforçando assim nossa cultura institucional, que valoriza os colaboradores e estabelece uma relação de empatia entre todos os funcionários da equipe.
Como podemos ver, uma cultura institucional bem trabalhada e estimulada só trará benefícios, tanto para sua instituição, como para os colaboradores que compõe sua equipe. Mantendo profissionais alinhados com sua cultura, motivados e engajados com seu negócio, as chances de sucesso de sua corporação serão maiores.
E na sua empresa, já existe uma cultura organizacional definida? Deixe seu comentário e conte para gente como funciona a cultura da sua companhia!