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Carnaval chegando: ações para melhorar o clima organizacional

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Com a chegada do carnaval, muitas empresas aproveitam a ocasião para melhorar o clima organizacional através de algumas ações institucionais voltadas para o “employee experience”.

Essas ações, também conhecidas como “carnaval in company”, são uma excelente forma de manter a motivação e melhorar o ambiente organizacional, mesmo nos dias em que os colaboradores estão com os pensamentos voltados para o feriado prolongado.

Por isso, neste conteúdo buscamos ajudar as empresas apresentando o conceito de “clima organizacional”, como ele está associado ao “employee experience” e algumas ações simples para melhorar o clima organizacional aproveitando o carnaval. Confira!

A definição de clima organizacional em empresas

Para entender o que é “clima organizacional”, vamos, primeiro, retomar o conceito de “cultura organizacional”.

“Cultura organizacional” nada mais é do que o conjunto de valores, práticas, políticas e comportamentos que compõem a identidade de uma empresa ou organização.

Assim, a cultura organizacional orienta todos os processos e relações que ocorrem em um determinado ambiente de trabalho, inclusive as relações com os clientes, fornecedores e parceiros, funcionando também como orientação para o planejamento estratégico e gestão administrativa. 

Empresas com uma cultura organizacional bem assimilada por todos os seus colaboradores conseguem diversas melhorias fundamentais para o bem-estar dos negócios, como:

  • processos mais ágeis;
  • atração e retenção de talentos do mercado;
  • melhor relação com clientes e parceiros;
  • comunicação interna mais eficiente;
  • maior colaboração entre equipes e colegas.

No entanto, para manter a aceitação e adesão à cultura organizacional, é preciso manter um bom ambiente de trabalho, ou um bom “clima organizacional”. 

Assim, o “clima organizacional” de uma empresa é, basicamente, definido pelo conjunto de valores e ações realizadas pela organização, cujo objetivo é manter os colaboradores engajados e contentes com a sua experiência de trabalho, e à vontade para apresentar suas questões pessoais. 

O que isso tem a ver com o “employee experience”

No contexto de empresas que institucionalizam suas culturas organizacionais para melhorar diversos aspectos dos negócios, o “employee experience” (EX), ou “experiência do empregado”, é um conceito que vem recebendo cada vez mais atenção.

O “employee experience” se baseia na ideia de que, para manter um bom clima organizacional e incentivar a adesão à cultura organizacional, é preciso investir e promover o bem-estar físico, emocional, financeiro e criativo dos colaboradores.

Ou seja: é preciso investir na “experiência dos empregados” para ter equipes de alta performance.

Assim, ações voltadas para o “employee experience”, como práticas de valorização dos funcionários, políticas flexíveis de trabalho, pacotes de benefícios, escritórios com atrativos, entre outras, são excelentes formas de melhorar o clima organizacional e manter um alto nível de motivação e engajamento.

As melhores ações para melhorar o ambiente organizacional no carnaval

Confira a seguir as melhores ações de “employee experience” para aproveitar o carnaval e manter um bom ambiente de trabalho durante a semana do feriado!

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  • Kit Folia

Distribuir “kits folia” é uma ação simples, mas muito interessante para o carnaval. Ele pode incluir diversos itens, como máscaras, purpurina, confetes, serpentina, doces, preservativos, remédios para ressaca, e tudo mais o que está relacionado ao clima de carnaval.

  • Happy Hour

Um Happy Hour especial de carnaval é uma excelente maneira de melhorar o clima organizacional através da confraternização e descontração. O momento pode ser aproveitado para promover outras ações, como concursos de fantasias.

  • Concursos de fantasias

Além de reservar um dia da semana para a equipe usar a criatividade nas fantasias, promover um concurso também ajuda a tornar esse momento mais marcante, fortalecendo a interação nas semanas seguintes. 

Para deixar as coisas ainda mais interessantes e divertidas, o concurso pode oferecer prêmios para as fantasias mais elaboradas!

  • Comidas e decoração

A decoração e as comidas fazem parte de qualquer celebração. No carnaval, as empresas ainda podem aproveitar para montar times para cuidar da organização dessas questões e incentivar o trabalho em equipe, aumentando a interação entre colegas.

  • Cabine fotográfica

As cabines fotográficas são máquinas de fotos instantâneas que podem ser alugadas e se tornaram muito populares em festas e comemorações como aniversários e formaturas.

Com as fantasias e adereços de carnaval elas também são uma forma de registrar recordações que estreitam os laços de amizade da equipe, que pode aproveitar as fotos para completar a decoração do escritório.

Outras ações para melhorar o clima organizacional

É claro que para melhorar o clima organizacional e o “employee experience” as ações devem se estender para além do carnaval. 

Então, aproveite e confira algumas outras ações para melhorar o clima organizacional que podem ser continuadas durante todo o ano!

  • Prêmios e brindes

Promover o sorteio de prêmios e brindes ou oferecê-los aos colaboradores que se destacam em suas funções é uma excelente forma de melhorar o clima organizacional e incentivar o bom desempenho. Mas é preciso que os prêmios sejam realmente atrativos! 

Para fortalecer os laços entre os colaboradores é interessante oferecer prêmios que podem ser utilizados em companhia e incentivar o seu compartilhamento com outros colegas. Entre os prêmios que fazem mais sucesso entre os colaboradores estão vales para presentes, cupons em lojas online e vales para restaurantes.

  • Pesquisas de clima e práticas de feedback

Antes de promover qualquer mudança significativa e colher resultados, é preciso saber por onde começar. Por isso, fazer pesquisas de clima é o primeiro passo para entender como está o clima organizacional da empresa e o que deve ser mudado.

As pesquisas de clima e práticas de feedback são normalmente feitas na forma de formulários e entrevistas individuais, reuniões coletivas e dinâmicas em grupo. Assim, os gestores conseguem dados mais representativos para os insights e os colaboradores se sentem parte importante do processo.

  • Políticas de valorização e benefícios

Muitas empresas oferecem benefícios como plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte para os seus colaboradores, porém isso já é visto como uma forma de complemento salarial e não é o suficiente para reter talentos e melhorar o clima organizacional.

Hoje, muitas empresas adicionam outros benefícios como convênios com clubes, academias, e adotam práticas como dress code flexível, além de políticas de valorização por desempenho e tempo de trabalho.

  • Ferramentas de automação de comunicação e processos

As ferramentas de automação de comunicação e processos são cada vez mais importantes para empresas que querem escalar os negócios no contexto de um mundo digitalizado.

Além de facilitar processos internos, a comunicação entre equipe e a rotina administrativa, essas ferramentas são capazes de criar workplaces digitais personalizados, integrando os colaboradores em uma plataforma acessível de qualquer lugar.

O Intranet Now, por exemplo, entre outras, reúne funcionalidades para:

  • organogramas;
  • acesso a documentos;
  • auditorias;
  • solicitação de viagens;
  • agendamento de publicação;
  • gestão de redes sociais;
  • agenda e calendário de eventos;
  • agendamento de férias;
  • workflow;
  • construção de formulários.

Quer saber mais sobre as ferramentas de automação de comunicação e os seus benefícios para o clima organizacional? Aproveite e confira: “Comunicação interna: 5 ferramentas indispensáveis para a sua empresa”.