Qual empresa não está preocupada com a produtividade da sua equipe? É claro que funcionários motivados e engajados fazem uma tremenda diferença nos resultados da empresa. Não por acaso, gestores de todas as áreas estão sempre em busca de alternativas e boas práticas para estimular o time a trabalhar com empenho e inteligência, de forma a manter um alto nível de eficiência e produtividade.
Porém, muitas vezes, acabamos deixando de lado um fator essencial para a produtividade: o ambiente de trabalho. Você sabe como o local onde a gente trabalha afeta a produtividade? Quer saber como torná-lo mais estimulante? Então continue conosco!
Qual a relação entre produtividade x ambiente de trabalho?
Um erro muito comum quando falamos de ambiente de trabalho é limitar o conceito apenas ao espaço físico. Na realidade, o ambiente de trabalho é composto por todos os fatores físicos, sociais e culturais que permeiam o dia a dia da empresa. Ou seja, o ambiente de trabalho é uma junção do espaço físico onde os colaboradores exercem suas atividades, com o clima organizacional, acrescentando ainda fatores externos que influenciam no andamento da empresa.
Não adianta nada ter mesas espaçosas e cadeiras confortáveis, se as pessoas em volta fazem muito barulho e atrapalham a concentração do restante da equipe. Da mesma forma, não adianta nada ter uma mesa de ping pong no escritório, se os funcionários vivem pressionados por metas absurdas e não têm tempo para descansar um pouco a cabeça e se distrair.
Tendo em vista que, muitas vezes, as pessoas passam a maior parte do dia no local de trabalho, o clima que permeia esse ambiente tem relação direta com o humor, a capacidade cognitiva e até a saúde do indivíduo.
Como manter um bom ambiente de trabalho?
Motivação e satisfação são os combustíveis de uma equipe eficiente e produtiva. Contar com colaboradores felizes com seu trabalho e com o ambiente em que estão inseridos faz toda a diferença no desempenho de suas atividades. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa mostra que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais, em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.
Portanto, fornecer aos profissionais um bom ambiente de trabalho e um clima organizacional saudável é um fator que contribui diretamente na produção de sua empresa. O que muitas pessoas ainda não sabem é que fazer para manter um bom ambiente de trabalho. Neste sentido, preparamos algumas dicas que podem contribuir para a construção de um bom ambiente de trabalho, confira:
- Fomente uma cultura de colaboração:
A colaboração é um dos principais elementos para que sua companhia tenha sucesso em sua jornada. Difundir esse tipo de cultura em sua empresa é uma atitude que favorece consideravelmente na cooperação e integração de seus colaboradores. O que é essencial para a garantia de um ambiente de trabalho saudável.
- Reconheça e valorize a opinião de seus colaboradores:
Dar voz e valorizar a opinião de seus colaboradores é uma das atitudes que mais contribuem para a construção de um ambiente saudável. Isso porque, os profissionais sentem-se felizes quando percebem que suas opiniões são valorizadas pela empresa e pelos seus colegas.
- Invista na qualidade do ambiente:
Um fator de extrema importância para a construção de um bom ambiente de trabalho tem relação direta com o espaço físico em que os colaboradores atuam. Um local confortável, bem equipado, com iluminação, ventilação e tecnologias necessárias à execução das tarefas é essencial para a garantia de um ambiente de trabalho saudável.
- Promova um bom relacionamento entre os profissionais:
Manter um bom relacionamento entre os profissionais é de extrema importância para tornar o ambiente de trabalho de sua organização saudável. Por isso, realizar encontros, pausas para lanches, eventos e comemorações para estimular que se crie um clima familiar entre os funcionários é uma ótima alternativa.
- Favoreça o desenvolvimento profissional:
O desenvolvimento profissional é um dos principais fatores para que as pessoas estejam felizes em seu emprego. Por isso, promover um ambiente que valorize o desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo treinamentos, cursos e palestras, é uma excelente prática para garantir a melhoria do clima organizacional em sua organização.
- Tenha atenção à saúde de sua equipe:
Ter atenção à saúde de seus colaboradores é uma prática que contribuem consideravelmente para a construção de um bom clima organizacional. Oferecer um dia especial com sessões de meditação, yoga ou ginástica laboral podem diminuir o stress e causar impactos positivos nos níveis de satisfação com a empresa. Além disso, se preocupar com a ergonomia em sua empresa é essencial para um bom ambiente de trabalho. Cadeiras desconfortáveis e a má disposição dos itens nas mesas resultam na falta de ergonomia, o que pode resultar na insatisfação de sua equipe.
Como vimos, quanto mais o profissional estiver feliz com o local onde atua, melhores serão os resultados da empresa. Satisfeito com o ambiente de trabalho, o funcionário se mantém motivado e engajado mais facilmente com as metas e objetivos da companhia e se dedica cada vez mais para colaborar com a instituição, conseguindo ir além do esperado.
Assim, investir na qualidade de vida e no bem-estar do profissional é uma atitude primordial para qualquer empresa que deseja reter grandes talentos. Além do aumento da produtividade, a empresa que tem um bom clima organizacional é mais cobiçada pelos profissionais e consegue melhorar sua imagem institucional. Mas, e em sua empresa como anda o ambiente de trabalho? Conte para gente nos comentários!