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Motivação profissional: 5 dicas para aumentar a satisfação da sua equipe

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Não é nenhuma novidade que o quadro de colaboradores é um dos principais ativos que uma empresa possui. Por isso, saber como gerir e motivar seus profissionais deve ser uma prioridade para as organizações que almejam ter sucesso em suas jornadas. Aqui no blog, já comentamos como oferecer uma boa experiência a um colaborador é um fator determinante para as ambições da companhia, além de ser imprescindível para manter sua equipe motivada.

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar o que realmente faz os funcionários se sentirem satisfeitos com o trabalho e listar algumas dicas essenciais para aumentar sua motivação. Ficou interessado? Então continue conosco e saiba como com simples atitudes é possível aumentar a satisfação da sua equipe.

Por que a satisfação dos colaboradores é importante?

Antes de mais nada é preciso entender exatamente ao que se refere a satisfação dos colaboradores, tendo isso em vista você conseguirá compreender de forma mais clara porque isso é tão importante nos dias atuais. De forma muito direta, podemos dizer que a satisfação dos seus profissionais é um modo de medir o quão feliz ou contentes as pessoas estão com seus empregos. Isso está altamente relacionado ao fato de as pessoas sentirem que possuem as ferramentas, o suporte e os recursos necessários para realizar seu trabalho, além de uma visão positiva em relação à liderança e aos objetivos da empresa.

Quando as necessidades dos funcionários são atendidas, eles desenvolvem essa visão positiva em relação à organização e seus objetivos, e dessa forma realizam suas atividades com muito mais qualidade. Por outro lado, quando os funcionários estão insatisfeitos e infelizes com seus empregos, eles perdem a motivação e tendem a ter um desempenho inferior.

As empresas têm muito a ganhar mantendo altos os níveis de satisfação dos funcionários. Pessoas felizes no trabalho são mais produtivas e têm maior probabilidade de permanecer na empresa por períodos mais longos. Isso ajuda sobretudo na inovação de produtos e melhor qualidade nos serviços prestados pela instituição. Afinal, quanto mais tempo permanecendo em uma empresa mais conhecimento do negócio seus funcionários terão. Outro ponto importante a ser avaliado é que as taxas de rotatividade mais baixas também reduzem os custos de contratação e economizam tempo e energia para as equipes de recrutamento. 

A satisfação do funcionário também tem impacto sobre o relacionamento com o cliente. Quanto mais alguém se sente positivamente sobre o trabalho que está fazendo, maior a probabilidade de se manter engajado e ir além dos clientes. Portanto, a produtividade, a receita e a lucratividade são afetadas diretamente pela satisfação dos funcionários e podem ter um efeito cumulativo sobre os resultados da empresa. Para ficar mais claro, listamos abaixo os benefícios diretos do aumento na satisfação da sua equipe.

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de turnover;
  • Melhora o atendimento a seus clientes;
  • Maior qualidade no trabalho desenvolvido;
  • Entre outros.

Dicas para melhorar a satisfação dos colaboradores?

Bom, como vimos, investir na satisfação dos seus colaboradores é uma atitude que trará diversos ganhos para sua organização. Além de ser uma prática fundamental para diminuir a rotatividade na sua equipe, manter colaboradores satisfeitos é peça chave para que uma companhia alcance seus objetivos e metas.

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Mas agora que você já entendeu a importância do assunto, deve estar se questionando como trazer isso para sua realidade, não é verdade? Nesse sentido, é preciso ter em mente que criar uma cultura organizacional que possibilite um ambiente de trabalho saudável, e consequentemente colaboradores satisfeitos, não é uma tarefa de curto prazo. A prática demanda tempo, esforço e comprometimento por parte dos líderes da companhia. A boa notícia é que com pequenos gestos e atitudes já é possível começar esse trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que sua empresa já pode começar a adotar agora mesmo, confira:

  • Ofereça um ambiente de trabalho positivo:

Um ambiente de trabalho positivo tem uma influência significativa sobre como os funcionários se sentem. Ou seja, o clima desempenha um papel vital para manter os funcionários motivados. Isso influencia significativamente sua vida profissional, o que reflete no trabalho que eles fazem e ajuda a manter a positividade ao longo do dia. Um ambiente de trabalho positivo não significa apenas a estrutura organizacional. É a experiência geral que um funcionário compartilha com seus colegas de trabalho, supervisores imediatos e a cultura organizacional.

  • Crie uma cultura de feedbacks constantes:

O feedback é fundamental para a satisfação do funcionário, e a maioria dos gerentes não tem certeza quando se trata de dar feedback. A falta de feedback dos funcionários os torna inseguros sobre o trabalho e o esforço que estão colocando.

  • Possibilite o desenvolvimento do profissional:

Outra maneira de satisfazer os profissionais e fazer com que eles se mantenham motivados em atuar na empresa, é oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional. As empresas que oferecem oportunidade para que seu funcionário se desenvolva tanto profissionalmente como pessoalmente, tende a manter colaboradores felizes.

  • Invista na comunicação:

Uma comunicação clara e bem realizada ajuda a empresa a dialogar com os colaboradores de forma fluida e sem ruídos, permitindo que sejam expostas satisfações e sugestões de melhoria. A aproximação entre os gestores e a equipe só é possível quando o líder se preocupa em conhecer melhor seus funcionários e adaptar sua maneira de conversar com cada perfil de trabalhador.

  • Valorize seus profissionais:

De acordo com o estudo da OfficeTeam, 66% dos funcionários dizem que “provavelmente deixariam o emprego se não se sentissem valorizados''. Tendo isso em vista, a melhor maneira de valorizar seu funcionário é reconhecendo seu trabalho. Para isso, possuir uma cultura de promoções, bonificações e um plano de carreira é fundamental. Caso contrário, seus funcionários não terão perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional.

Como falamos ao longo deste post, empresas que desejam alcançar seus objetivos devem enxergar a satisfação de seus colaboradores como um verdadeiro investimento que trará diversos ganhos para a organização. É sempre bom lembrar que hoje vivemos na era da experiência, onde as empresas precisam encantar seus clientes oferecendo cada vez mais experiências ricas e inovadoras. Para isso, é fundamental começar a pensar na experiência dos colaboradores que fazem parte da organização. Nesse sentido, nada melhor do que construir uma cultura que possibilite manter alta a satisfação dos seus profissionais.