Menu

Blog

Os melhores artigos sobre intranet

Saiba o que é TURNOVER e como pode influenciar no ambiente de sua empresa

Se sua empresa já passou ou está passando por problemas de rotatividade, você provavelmente já ouviu falar sobre turnover, não é mesmo? Porém, pouco se sabe como o turnover pode impactar sua organização. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor o que é o turnover e como ele pode influenciar negativamente o clima de sua corporação.

Dicas de como manter um bom clima organizacional

Muito já foi dito sobre a importância de estabelecer um ambiente saudável e harmonioso dentro da companhia. Porém, mesmo com tanto conteúdo disponível sobre o tema, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para garantir um bom clima organizacional. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como melhorar o ambiente de trabalho de sua companhia e garantir um bom clima organizacional.

Método de análise e solução de problemas: entenda o que é e qual a sua importância

Sua empresa já passou por alguma situação onde buscou reduzir as incidências de não conformidades? Se sim, provavelmente você já ouviu falar em alguns procedimentos para a melhoria ou resolução de problemas. Uma das melhores e mais utilizadas metodologias é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).

A importância da colaboração e da mobilidade para ambientes de intranet

Muitas empresas que já possuem um ambiente de intranet se questionam sobre o motivo pelo qual seu portal não está gerando os efeitos esperados. Para que sua plataforma traga os resultados desejados, é importante que ela atenda às suas necessidades de negócios e seja, realmente, uma ferramenta corporativa, pensada e utilizada com base nos objetivos estratégicos da companhia. Nos dias de hoje, para garantir que a intranet de fato cumpra seu papel, a colaboração e mobilidade são peças fundamentais.

Como a Cultura Organizacional pode influenciar na motivação da equipe

Manter a motivação de uma equipe nos dias atuais é um dos maiores desafios da equipe de RH. Atualmente, uma boa remuneração, por si só, não é mais o único fator para retenção de talentos. Vivemos em uma época em que o mundo do trabalho mudou, a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990) não é mais tão fiel ao seu emprego como antes. Logo, conseguir reter grandes talentos tem sido um problema. Por isso, os profissionais de RH utilizam diversas ferramentas para conseguir atingir esse objetivo. Uma das maneiras mais utilizadas é definir e fomentar uma cultura organizacional para sua empresa. Mas, qual seria a real importância da cultura corporativa na motivação da equipe?

Os impactos da transformação digital na comunicação interna

Não se fala de outra coisa! O fenômeno da transformação digital tomou conta da cabeça dos empresários e aqueles que não derem a devida importância às mudanças na forma como as pessoas consomem produtos e serviços fatalmente perderão espaço no mercado. Mais do que a criação de negócios digitais ou modelos disruptivos, a transformação digital toca no íntimo das organizações. Para se manterem competitivas, as empresas precisam não só repensar seus modelos de negócios, como também precisam olhar para dentro de si, de forma a melhorar seus processos internos e, consequentemente, seus resultados de negócios. No centro disso tudo está a comunicação interna.

Remuneração x ambiente de trabalho: o que pesa mais na retenção de talentos

As pessoas estão sempre em busca de crescimento profissional e melhores condições de vida. Quando se fala em melhores condições de vida, a primeira coisa que normalmente vem à cabeça é a remuneração (ainda mais em um cenário de crise econômica). Esse cenário faz com que muitos gestores acreditem que basta um salário alto para reter os talentos da empresa. Porém, cada vez mais, essa crença está caindo nos descrédito.

Envolvendo as lideranças no processo de comunicação interna

O relacionamento entre líderes e demais colaboradores vem passando por mudanças profundas ao longo dos últimos anos. Há cada vez mais espaço para o diálogo nas empresas e os profissionais estão cada vez menos tolerantes com modelos impositivos de gestão. Essas mudanças afetam diretamente a forma como as informações são transmitidas e compartilhadas dentro das empresas.

Endomarketing: transformando colaboradores em evangelizadores da marca

Muito se fala sobre transformar clientes em evangelizadores da marca. De fato, clientes satisfeitos e engajados com a empresa formam um ativo valiosíssimo para qualquer estratégia de marketing. Porém, o que muitas empresas não perceberam é que esses evangelizadores também podem ser conquistados dentro da própria companhia.

Informar para motivar: a importância da comunicação interna na motivação dos colaboradores

Já falamos aqui sobre a importância da comunicação interna no sentido de manter os colaboradores alinhados com relação aos objetivos estratégicos da companhia. Falamos também sobre o ganho de produtividade que as ações de comunicação interna podem proporcionar. No artigo de hoje, o objetivo é mostrar como aumentar a motivação dos colaboradores através dessas ações.