Menu

Blog

Intranet: 5 motivos para adotar em sua empresa

Voltar para os posts

Já falamos aqui no blog sobre a dificuldade de difundir a comunicação interna dentro da empresa. Apesar das organizações poderem contar com a tecnologia, é muito comum encontrar instituições com dificuldades de aumentar o alcance da sua comunicação interna. É preciso um trabalho constante para garantir que a comunicação seja clara e alcance todos os colaboradores.

Vivemos em uma época na qual a informação e o tempo são muito preciosos, por isso é importante ter um canal de comunicação com seus colaboradores. Saber usar a tecnologia a favor da empresa é um diferencial e ter um canal como uma intranet facilita a comunicação entre todos dentro de uma organização. Quer saber mais sobre o assunto e entender por que ele é tão importante? Então fique com a gente, porque esse é o tema do artigo de hoje.

Entenda a importância da Intranet

A Intranet é uma rede corporativa que utiliza a tecnologia e infraestrutura da internet com a finalidade de centralizar os dados internos da empresa, arquivando-os de forma mais organizada e de fácil acesso. Além disso, a intranet também tem como objetivo ser um canal direto de comunicação entre a empresa e os colaboradores, buscando facilitar essa troca e evitar ruídos e falhas.

Adquirir um canal como uma intranet é uma estratégia de comunicação interna que pode trazer grandes retornos para a sua empresa, até porque ela ajuda na redução de custos. A rede conecta os colaboradores, permite a troca de informações e o gerenciamento de arquivos e documentos. É um portal que centraliza as informações necessárias da empresa, deixando-as à disposição de todos. E é um dos principais meios de comunicação interna que a empresa pode ter.

Além disso, sabemos que a comunicação interna de uma organização é o ponto principal para o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. E a intranet é essencial para ajudar nesse processo. É um canal que promove a interação entre funcionários e se torna fundamental para a troca de informações dentro da empresa. É capaz de ajudar na construção de uma cultura organizacional, integrando os departamentos da empresa e criando um ambiente colaborativo.

Motivos para adotar a intranet

Motivos_para_adotar_Intranet_-_IntranetNow_-_interna.png

Vimos que ter um canal de comunicação como a intranet é fundamental para as empresas atualmente. É uma estratégia que traz diversos benefícios e vantagens para a organização e não deve ser dispensada. Pensando nisso, separamos as principais vantagens que o uso da intranet pode trazer para a sua empresa, confira:

  • Centralização de informação:

Com a intranet, documentos e arquivos que ficavam guardados, agora estão disponíveis a todos que precisam deles em tempo real. Antes encontrar esses documentos era muito mais difícil e complicado. O acesso à informação fica muito mais rápido na intranet, porque todos os dados se encontram online e podem ser acessados a qualquer momento. Além disso, as informações do dia a dia da empresa também são divulgadas com mais facilidade, em um local que todos podem ver.

  • Facilidade de acesso:

A intranet permite um fácil acesso aos colaboradores. Ele pode checar as informações, aprovar solicitações, divulgar o que for necessário, pedir reembolso e atualizar documentos de qualquer lugar. Não é preciso estar na empresa e ir até o departamento responsável para resolver essas questões. Tudo o que o colaborador precisa, pode ser acessado rapidamente, sem a necessidade de permissões ou autorizações demoradas.

  • Agilidade e aumento da produtividade:

Esses dois tópicos acima, a facilidade de acesso e a centralização da informação, permite o aumento da produtividade e a agilidade. Com todas as informações em um único lugar de fácil acesso, a conclusão de tarefas é agilizada e diminui a burocracia. E sabemos que a informação é um dos principais pontos para garantir a motivação do colaborador. Ele se sente mais motivado em exercer suas tarefas, pois ele tem fácil acesso ao que precisa e o trabalho dele fica mais simples.

  • Integração entre os departamentos da empresa:

No dia a dia de uma empresa, os departamentos dificilmente têm a oportunidade de interagir uns com os outros. Agora, com esse novo canal, todos podem colaborar juntos em tarefas e projetos. A troca de conhecimento e experiência entre seus funcionários fica mais fácil. A intranet traz um senso de equipe, permitindo que as pessoas colaborem mais entre si. Além disso, incentiva a participação dos funcionários e estimula uma interação horizontal, na qual a comunicação é de todos para todos.

  • Redução de custos:

Com a intranet, não são mais necessários os gastos com murais e avisos dentro da empresa. Agora, as informações que os colaboradores precisam saber estão todas nesse novo canal, que permite a redução de custo de tempo e com papel.  O processo se torna muito mais rápido e ainda é possível monitorar os acessos e acompanhar as reações e comentários, facilitando a resolução de possíveis dúvidas que possam surgir.

Como vimos, a intranet pode ajudar muito no crescimento da sua empresa. Então, possuir uma intranet é um passo fundamental para a comunicação interna de uma organização. É um passo que traz diversos benefícios e diversas companhias já fazem um grande investimento na área.

As empresas perceberam que investir no potencial de seus colaboradores é importante para que eles possam contribuir para o crescimento do negócio de uma forma mais proativa. E a intranet é uma ferramenta essencial para alcançar esse objetivo. Agora você sabe cada vantagem que um canal de intranet pode trazer e já está na hora de colocar essa ação em prática!