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Importância do feedback na cultura organizacional

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A cultura organizacional é um aspecto que recebe cada vez mais atenção em empresas, especialmente nas que atuam com equipes interdisciplinares e querem maximizar o rendimento.

Porém, para conseguir resultados a partir de mudanças na cultura organizacional, também é preciso implementar políticas de feedback que permitam um diálogo verdadeiro entre a diretoria da empresa e os colaboradores.

Dessa forma, os colaboradores podem, de fato, participar ativamente da construção da cultura organizacional da empresa, favorecendo e facilitando uma transformação significativa nas práticas organizacionais.

Então, para que você entenda exatamente qual o propósito das práticas de feedback em empresas e qual a sua importância para o desenvolvimento da cultura organizacional, preparamos este conteúdo! 

Faça uma boa leitura e confira ainda 7 dicas de como implementar práticas de feedback na cultura organizacional da sua empresa!

O que é cultura organizacional de feedback em empresas?

Basicamente, a cultura de feedback nas empresas é uma forma de fazer com que as práticas organizacionais tenham melhores resultados. 

Ou seja, enquanto a cultura organizacional está preocupada com a definição de questões como “Visão”, “Valores”, “Práticas”, “Papéis” e “Políticas” da organização, as práticas de feedback visam favorecer o diálogo entre as equipes de colaboradores para obter melhores resultados.

Afinal, para implementar uma nova cultura organizacional, seja qual for o ambiente, é fundamental que exista espaço para o diálogo sem constrangimentos. Simplesmente impor novas regras não é o melhor caminho, e aí entra a cultura do feedback.

Porém, quais os benefícios reais das práticas de feedback? Por que as empresas têm se importado com isso? Como ter sucesso na implementação?

Nos próximos tópicos exploramos as respostas para essas perguntas!

Qual a importância das práticas de feedback na cultura organizacional?

Toda liderança precisa, de alguma forma, inspirar os seus seguidores. Por isso, lideranças autoritárias, ou que não se mostram abertas ao diálogo, frequentemente fracassam ao tentar implementar mudanças.

Para conseguir dar o máximo de desempenho, é preciso que cada colaborador, além de compreender a importância das práticas organizacionais, sinta-se motivado, contemplado em suas necessidades e acolhido em sua individualidade.

Logo, nas estruturas empresariais e organizacionais, as práticas de feedback surgem como solução natural para criar ambientes mais confortáveis para o trabalho coletivo e motivar os colaboradores, agregando diversos benefícios, como os que destacamos a seguir.

  • Ambiente emocionalmente seguro

As práticas de feedback ajudam a equipe a se sentir acolhida. Cada um sabe que tem a sua importância na equipe, e que o seu trabalho, opiniões e sentimentos são valorizados. 

Dessa forma, há segurança e liberdade para expor opiniões, tirar dúvidas e propor mudanças ou melhorias. 

  • Equipes mais criativas e colaborativas

Um ambiente emocionalmente seguro é o primeiro passo para que através do diálogo a equipe comece a realmente trabalhar de forma cooperativa

Em algum tempo, isso vai se refletir na forma como o trabalho é feito e soluções são criadas para problemas que, mesmo quando simples, antes, tomavam muito tempo para serem resolvidos.

  • Comunicação mais eficiente

Naturalmente, um ambiente saudável para o diálogo vai causar mudanças na forma como a comunicação entre a equipe ocorre.

É muito comum, por exemplo, que a comunicação e até mesmo o desempenho dos colaboradores seja influenciado por problemas coletivos ou comportamentos individuais, que não são discutidos pela falta de “abertura”. 

Com a criação de um espaço transparente para o diálogo, muitos ruídos e desentendimentos são resolvidos, deixando a comunicação interna mais eficiente e favorecendo a cultura organizacional. 

  • Maior produtividade

Com a resolução de problemas de comunicação, muitos outros problemas que poderiam demorar a serem percebidos e solucionados são rapidamente expostos nos feedbacks. 

O que se observa a partir de então é um amadurecimento da equipe que fica cada vez mais integrada e produtiva, mais capaz de solucionar problemas e de propor mudanças positivas para o trabalho realizado ou para a cultura da empresa.

Como implementar as práticas de feedback na empresa? 7 dicas fundamentais!

 

Para que deem certo, as práticas de feedback não podem ser implementadas sem critério. Primeiramente, é importante definir qual será a periodicidade e o formato das reuniões, que podem ser individuais e/ou coletivas. 

Feedback - Intranet.png

Se a empresa pretende criar uma verdadeira cultura de feedback na estrutura organizacional da empresa, as reuniões devem ter uma constância razoável. Além disso, usar diferentes formatos de reunião pode favorecer nos insights recebidos.

A melhor forma de implementar uma cultura de feedback vai depender sempre das características e particularidades da organização. Então, estudar o assunto, analisar a organização e elaborar a melhor metodologia é um dos passos necessários para que os feedbacks promovam as mudanças esperadas. 

Ainda assim, as dicas a seguir podem ser seguidas como pontos fundamentais para qualquer prática de cultura de feedback.

  1. Crie um ambiente confortável 

Para que os colaboradores se sintam à vontade para expor e ouvir opiniões de forma construtiva é essencial que o ambiente seja confortável. 

Por isso, antes de começar reuniões para tratar de problemas ou questões organizacionais, procure se familiarizar com o contexto em que o trabalho é realizado. Assim, a abordagem pode ser planejada para que as pessoas se comuniquem com o máximo de liberdade e transparência.

  1. Proponha práticas construtivas 

Quanto mais verticais são as decisões organizacionais, mais difícil pode ser a sua implementação. Isso quer dizer que na medida em que os colaboradores não se sentem parte da construção das decisões será mais difícil para eles aceitá-las e se abrir para o diálogo.

Assim, criar práticas de feedbacks construtivos é uma forma de criar um ambiente seguro e possibilitar formas de participação para que os colaboradores se sintam parte das decisões organizacionais. 

  1. Destaque os pontos fortes

Uma boa forma de iniciar os diálogos de forma a criar o sentimento de empatia e contribuir para a transparência é sempre começar destacando pontos fortes e fazendo elogios à equipe ou ao colaborador.

É fato que qualquer organização é essencialmente feita pelas pessoas que realizam o trabalho, e os méritos e conquistas devem ser compartilhados. Esse é um dos pontos de partida possíveis em um diálogo que valoriza a equipe e suas qualidades.

  1. Oriente as lideranças e os colaboradores

Um dos maiores erros das empresas é implementar as práticas de feedback sem antes fornecer orientação adequada às lideranças e aos colaboradores.

Se, por um lado, é fundamental que os colaboradores entendam porque as práticas de feedback são importantes e devem ser valorizadas, por outro lado, as práticas também não terão o efeito desejado caso as lideranças não estejam envolvidas. 

Para que gerem o efeito esperado, é preciso que as práticas de feedback sejam instituídas de forma horizontal e incluam todas as pessoas envolvidas no trabalho.

  1. Mantenha-se aberto para as críticas e sugestões

Para que a cultura do feedback funcione de forma completa é fundamental também manter a aberta para críticas construtivas e sugestões sobre as práticas de trabalho. Somente assim é desenvolvida uma confiança autêntica entre a equipe de colaboradores. 

Do contrário, a equipe não vai sentir que existe uma preocupação da organização em construir melhorias de forma participativa e não haverá um ambiente seguro para um feedback autêntico.

  1. Faça do feedback uma prática constante

Por fim, o feedback deve ser uma prática sempre em continuação. As reuniões devem ser periódicas e regulares para manter o ambiente de diálogo sempre em seu estado ótimo, favorecendo o trabalho na organização.

  1. Invista na criação de diferentes canais de feedback

Para criar uma cultura de feedback a empresa não pode se limitar a apenas um canal. Afinal, enquanto algumas pessoas se sentem confortáveis para falar em uma reunião em grupo, outras preferem expor suas opiniões de forma anônima e outras ainda podem se sentir mais livres para conversar em reuniões “one-to-one”. 

Gostou das nossas dicas? Acha que elas podem ser úteis para a sua empresa? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus colegas e discuta internamente como as práticas de feedback podem ser implementadas para promover mudanças na cultura organizacional!