Menu

Blog

Home Office: 5 dicas para manter os colaboradores motivados

Voltar para os posts

O home office já vinha sendo cada vez mais adotado pelas empresas brasileiras, isso porque as mudanças que a tecnologia trouxe permitiram que a nossa forma de se comunicar e o armazenamento de informações mudassem também. Assim, o home office vinha ganhando muitos adeptos nos últimos anos. O período de pandemia acelerou muito esse processo e fez com que muitas empresas que ainda não consideravam esse regime, mudassem de opinião.

Mas o trabalho remoto é desafiador em vários sentidos, o principal desafio é manter a motivação dos colaboradores. A gestão à distância tem a difícil tarefa de manter os colaboradores motivados e criar estratégias para que a equipe esteja alinhada, mesmo de longe. Quer saber mais sobre o assunto e as principais ações que sua empresa deve tomar para garantir a motivação dos funcionários? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

A motivação no home office

Com a pandemia de Covid-19, o home office foi uma das alternativas para conter o contágio do vírus. Porém, essa transferência para o trabalho remoto foi feita de forma rápida e inesperada, sem tempo para que os gestores fizessem seus planejamentos ou refizessem o que já tinha sido feito.  E manter a motivação das equipes já é uma tarefa que exige planejamento e estratégias, em uma situação como essa, se torna ainda mais desafiador.

Em meio às incertezas encontradas no período de pandemia, é importante desenvolver estratégias que envolvam os colaboradores nas decisões do seu negócio. Os gestores devem encontrar as melhores formas de engajar seus funcionários para não apenas manter, mas também estimular a motivação no ambiente de trabalho. Colaboradores motivados são mais produtivos e comprometidos com o que fazem.

Pesquisas mostram que muitas empresas apresentam uma dificuldade maior em se adaptar ao trabalho remoto. Alguns líderes reportam dificuldade com a solidão, motivação e falta de interação com os colegas. Por isso, é necessário implementar ações e estratégias que contribuam com a motivação dos funcionários. A motivação é uma das condições fundamentais para um colaborador exercer seu trabalho com qualidade e eficiência.

O funcionário em home office deve se sentir amparado pela empresa. Mesmo em casa, os colaboradores devem sentir a atmosfera do ambiente corporativo, o clima organizacional deve estar presente. É dever dos gestores reconhecer a importância de cada funcionário e despertar nele o interesse genuíno por aquilo que fazem. Já a empresa deve promover a interação dos colegas, mesmo de longe, permitindo o diálogo e a troca de experiências. Sendo uma verdadeira necessidade conseguir estimular a motivação em seus funcionários e garantir a colaboração entre eles.

Como manter os colaboradores motivados

Vale ressaltar que, mesmo com os grandes desafios que o home office apresenta, é possível traçar estratégias e ações para manter seus colaboradores motivados. Confira algumas delas:

  • Tenha uma gestão transparente

Ser um gestor transparente é um passo muito importante para ajudar na motivação dos seus colaboradores. Eles devem estar por dentro de tudo que acontece na empresa. Caso surjam problemas ou obstáculos, eles devem ter conhecimento sobre e se sentirem confortáveis para propor soluções. Seus colaboradores precisam sentir que são parte da empresa, que sua ajuda é necessária e importante. Então, ser transparente quanto ao que acontece dentro do ambiente corporativo é essencial.

  •  Fortaleça a comunicação interna

Uma comunicação interna de qualidade é essencial para ajudar na motivação dos colaboradores e na entrega de resultados melhores. A comunicação interna ajuda na questão da transparência, pois tem o dever de fornecer as informações necessárias sobre a importância do trabalho de cada colaborador e ajuda a disseminar o propósito da empresa. Assim, o profissional compreende seu papel e o porquê está realizando seu trabalho. Compreendendo os objetivos da empresa, o colaborador fica mais motivado a alcançá-lo.

  • Crie um espaço para discussões

É indispensável que sua empresa tenha um espaço no qual os funcionários possam sugerir ideias, discutir problemas e trocar experiências entre si. As equipes devem se reunir sempre para discutir processos e estabelecer discussões saudáveis sobre os objetivos que desejam alcançar. Os gestores também devem se mostrar interessados nos feedbacks e ideias apresentadas. Dessa forma, além de manter uma boa comunicação entre todos os funcionários, é possível também melhorar a qualidade do trabalho. Adotar uma intranet é uma boa dica para criar esse espaço.

  • Reconheça o trabalho dos seus colaboradores

É importante reconhecer e focar na qualidade do trabalho que cada colaborador exerce dentro da sua empresa. Assim, o colaborador consegue saber que seu trabalho está fazendo a diferença e que seus esforços são reconhecidos. É dever dos gestores mostrar que as funções de seus profissionais são importantes e geram resultados significativos para a organização. Você precisa estar sempre incentivando e celebrando as conquistas de seus funcionários, para que eles sintam que fazem parte da empresa.

  • Seja solícito

É importante que os líderes de uma organização entendam as necessidades de seus colaboradores e escutem-os genuinamente. Um bom líder é aquele que também ajuda seus funcionários a crescerem e se desenvolverem profissionalmente. Atitudes como essas são essenciais para motivar seus funcionários e mostrar que os interesses deles estão sendo compreendidos e considerados. Dessa forma, os colaboradores terão prazer em exercer seu trabalho e sabe que podem contar com seus gestores se for precisar.

Como vimos, o home office traz alguns desafios para uma empresa e conseguir manter os colaboradores motivados não é uma tarefa fácil. Mas também vimos que é possível superá-los e com as estratégias bem definidas você consegue estimular a motivação nos seus profissionais. O mais importante na busca da motivação dos colaboradores é exercer a liderança com empatia, para assim ter funcionários que trabalhem felizes, buscando alcançar os objetivos da empresa. Com as dicas que listamos, já é possível começar a fomentar a motivação nos seus funcionários que estão de home office.