Menu

Blog

Endomarketing: entenda os benefícios dessa estratégia na motivação dos seus colaboradores

Voltar para os posts

 

Atualmente, as empresas se preocupam muito com os consumidores e principalmente com a imagem que o público está tendo da marca. E essa mesma preocupação deve existir com o público interno da organização. Muitos dizem que o funcionário é o primeiro cliente de uma empresa, sendo assim, para suas estratégias funcionarem externamente, devem estar funcionando internamente também. Até porque, oferecendo uma boa experiência ao seu colaborador, você oferece uma boa experiência ao seu cliente, são fatores que estão diretamente ligados.

Nesse sentido, o endomarketing ganha cada vez mais força na gestão de pessoas, sendo uma estratégia amplamente adotada pelas empresas que desejam engajar e motivar seus colaboradores. Essa estratégia traz diversos benefícios para uma organização, que podem ser percebidos já nos primeiros meses de execução. Quer saber mais sobre o assunto e conferir alguns desses benefícios? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Entenda o que é Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que tem como objetivo melhorar o clima organizacional e a experiência do colaborador. Pode ser chamado de marketing interno e é uma tarefa conjunta da equipe de marketing e recursos humanos. A estratégia busca criar uma marca empregadora, construindo e fortalecendo a imagem da empresa como um bom lugar para trabalhar e elevando a produtividade dos colaboradores, além de ser uma ferramenta indispensável para a gestão de pessoas.

Algumas pessoas confundem a estratégia de endomarketing com comunicação interna e acham que é a mesma coisa. Na verdade, são conceitos que possuem uma ligação, mas apesar de se completarem, possuem grandes diferenças em suas aplicações. Mas ambas são importantes e devem existir dentro de uma organização, afinal são práticas essenciais para melhorar a experiência do colaborador que trazem diversos ganhos para o seu negócio.

A estratégia de endomarketing está relacionada à motivação e engajamento dos colaboradores, sendo assim, tem como objetivo fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa, gerando um sentimento de pertencimento e orgulho de fazer parte da equipe. Isso não só aumenta a produtividade dos funcionários como melhora o vínculo entre eles e a empresa. E construir um relacionamento com o público interno é essencial para uma organização.

Como vimos, é vital que uma empresa dê a mesma atenção dada aos seus clientes ao seu público interno. E é através do endomarketing que as organizações conseguirão chegar a esse objetivo, alinhando suas metas e perspectivas com a dos funcionários.  Além disso, o intuito do endomarketing é convencer seus colaboradores dos benefícios dos seus produtos, antes de vendê-los, pois assim eles são capazes de persuadir o cliente facilmente.

Conheça os benefícios dessa estratégia

Beneficios_Endomarketing_-_IntranetNow_-_interna.png

Como já falamos aqui no blog, o capital mais importante da empresa são seus colaboradores. E a ideia do endomarketing é tratar o profissional como cliente, colocando os profissionais como os principais evangelizadores da marca, garantindo a eles a melhor experiência possível. Nesse sentido, a estratégia tem sido cada vez mais valorizada pelas organizações, pois dessa forma a empresa mostra o valor de seus colaboradores, o que gera satisfação para eles e diversos benefícios para a organização. Abaixo, listamos alguns deles, confira:

  • Aumento da motivação e engajamento

Valorizar e incentivar os funcionários, fazendo com que eles tenham uma visão positiva da empresa, aumenta a motivação e o engajamento do time. Assim, eles buscam sempre desempenhar o seu melhor, pois está satisfeito com seu local de trabalho. A motivação dos colaboradores é capaz de promover diferenciais competitivos para as empresas e garantir o aumento da produtividade dos funcionários.

  • Redução da TURNOVER

Um planejamento de endomarketing bem executado eleva a satisfação dos funcionários e consequentemente, o ambiente de trabalho se torna melhor, fazendo com que os colaboradores permaneçam mais tempo na empresa. Isso reduz a rotatividade de funcionários (turnover), e atrai e retém talentos para a sua organização, pois os profissionais estão mais felizes e motivados em trabalhar na sua empresa.

  •  Eliminação de ruídos na comunicação

É dever da comunicação interna da empresa garantir uma interação direta entre os colaboradores, proporcionando uma troca de informação constante, por exemplo, adotando em sua empresa um canal de intranet. E como uma das funções do endomarketing é manter os colaboradores informados e alinhados com os objetivos da empresa, os ruídos na comunicação são eliminados. Garantir que a informação chegue a todos os colaboradores de forma clara, impede que a informação circule de forma informal e com ruídos.

  • Melhora do clima organizacional

Garantir uma boa experiência aos seus colaboradores é essencial para aumentar a satisfação e felicidade no ambiente de trabalho, gerando o sentimento de pertencimento. Essas sensações, fazem com que funcionário perceba seu valor para a organização e isso influencia diretamente no clima organizacional. Os funcionários se sentem cuidados pela organização e melhora não só a relação entre os gestores e colaboradores, mas também o clima entre os colegas de trabalho.

Atuar em uma empresa que valoriza seu trabalho é o sonho de todo profissional. E o endomarketing faz isso, ao informar, capacitar e oferecer o melhor aos seus funcionários. Além de dar o suporte necessário e alinhar os objetivos da organização com os colaboradores do time. E esse movimento interno, reflete externamente e coloca a empresa como uma excelente marca empregadora, fazendo com que atraia mais talentos.

Vimos a importância do endomarketing para uma organização. Essa é uma estratégia poderosa para a gestão de pessoas, pois é capaz de promover a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de trazer o sentimento de pertencimento ao time. Dessa forma, os funcionários passam a produzir mais e entregar o seu melhor e isso proporciona ações mais efetivas e eleva os resultados da organização.

Mas tenha cuidado, pois sem o comprometimento com as ações de endomarketing traçadas, elas podem não ser tão efetivas e não trarão os resultados esperados. Agora que você já conhece os benefícios que essa estratégia pode trazer, não perca tempo para colocar em prática. Com estratégias pensadas para a sua empresa e uma boa execução, não tem como dar errado!