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Comunicação Interna: 5 dicas para torná-la mais efetiva

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Sabemos que a comunicação é um fator essencial para experiência humana, afinal, sem ela não poderíamos produzir nada. Dentro de uma organização, um processo de comunicação interna ruim pode ser uma das principais razões para possíveis insatisfações dos funcionários com o emprego. Segundo pesquisas, funcionários de empresas brasileiras estão mais insatisfeitos com a CI de sua companhia do que com o próprio salário. Tendo isso em vista, é fundamental que as instituições tenham um cuidado especial com a comunicação interna.

Uma CI eficiente traz diversos benefícios para as organizações e é uma das principais estratégias para evitar o turnover e garantir a retenção de grandes talentos. Apesar disso, muitas instituições ainda encontram dificuldade em criar um processo de CI adequado para seus objetivos. Quer saber dicas de como melhorar a comunicação interna de sua empresa? Então continue conosco, pois é isto que falaremos no artigo de hoje.

O que é Comunicação Interna?

Antes de falarmos sobre passos simples, que farão com que sua CI melhore, é importante entendermos exatamente o que é Comunicação Interna. Trata-se de um conjunto de ações, geralmente comandadas pelas equipes de RH, que visam facilitar a transmissão de informações importantes dentro de uma empresa para o público interno, ou seja, para seus funcionários. Além disso, a prática tem como objetivo facilitar a colaboração entre os colaboradores. Isto é, ela contempla todo o fluxo de conhecimento dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental que a companhia valorize-a e tenha um bom processo de CI.

Vivemos na era da informação e do conhecimento, e isto por si só já impõe às empresas a necessidade de olharem de forma mais estratégica para a CI. Logo, o setor deve ser encarado como prioridade nas companhias que prezam pela eficiência e pela entrega de resultados. Além disso, a comunicação interna é um setor essencial para motivar e garantir a produtividade de sua equipe. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que uma comunicação interna traz para sua empresa.

  •  Maior produtividade;
  •  Alinhamento com as visões, missões e valores da empresa;
  •  Alto nível de motivação;
  •  Retenção de grandes talentos;
  • Minimização dos efeitos de crise.

Dicas de como melhorar a Comunicação Interna

Agora que explicamos o que, de fato, representa a comunicação interna e sua evidente sua importância para as empresas, fica claro que os responsáveis pela CI precisam de um planejamento estratégico que enriqueça a experiência do público com a comunicação interna. Contudo, o caminho para isso, muitas vezes, não está muito claro. Por isso, listamos algumas ações que a organização pode adotar para melhorar o processo de comunicação e assim tornar a prática mais eficiente. Confira!

  • Disponibilize canais oficiais de comunicação interna:
    Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas que não possuem uma comunicação interna estruturada, é a perda de informações. Isso acontece, muitas vezes, pela inexistência de um canal oficial de CI, que centralize e armazene essas informações. Portanto, para construir um método de comunicação eficiente é fundamental que a empresa ofereça meios onde seja possível a disseminação e a troca de conhecimento entre os funcionários. É importante ressaltar que a companhia pode possuir diversos canais de comunicação, e utilizar suas características específicas para atender a determinada demanda. Porém, é essencial que a organização tenha um canal oficial, onde todos os colaboradores sabem que encontrarão as informações que precisam.

  • Tenha um setor responsável pelas ações:
    Apesar de muitas empresas adotarem estratégias de comunicação interna descentralizadas, porém é importante que exista uma equipe, ainda que pequena, dedicada a planejar e coordenar as ações de CI. O processo de comunicação é algo sério e precisa ser feito por profissionais que realmente entendem sobre a área. Portanto, um passo essencial para garantir uma boa CI é setorizar e valorizar os profissionais responsáveis por essas práticas.

  • Permita a colaboração dos funcionários:
    Oferecer um meio onde exista a possibilidade de colaboração e interação dos funcionários, é uma estratégia que deve ser valorizada pelas empresas. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada de sua companhia. Adotar canais como intranets sociais e redes sociais corporativas, são maneiras de tornar a CI da sua empresa mais efetiva. Isso por que, os profissionais sentem-se felizes e motivados quando percebem que podem participar do processo de comunicação interna e que suas opiniões são valorizadas pela organização.

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  • Elimine os ruídos:
    Ruídos e conversas informais são juntos, um dos principais motivos para falhas na CI. Fornecer ferramentas para garantir que as informações sejam difundidas corretamente e assegurar que os colaboradores entendam o conteúdo das mensagens transmitidas é essencial, pois evitará que especulações se espalhem. É importante que se perceba se houve algum tipo de ruído na comunicação feita. Caso informações imprecisas estejam começando a circular, é fundamental reunir os funcionários para resolver possíveis mal-entendidos, esclarecendo os rumores que possam ter surgido.

  • Fomente uma cultura de amizade:
    Uma das maneiras de valorizar a comunicação interna de sua empresa é investindo na formação de uma cultura de amizade entre os colaboradores. Realizar eventos internos e externos, encontros e festas, integração dos novos funcionários, proximidade dos líderes com os funcionários, e entre outras medidas, são atitudes que ajudam a criar um clima organizacional saudável na companhia. Todas essas ações irão contribuir para uma CI harmoniosa e eficiente, onde todos respeitam as opiniões dos colegas, se estabelecendo assim uma relação de empatia entre todos os profissionais da equipe.

Como notamos, a comunicação interna é um conjunto de ações que demanda planejamento e estratégia, já falamos aqui no blog, como é fundamental que a prática seja entendida como um investimento e não um custo. Como todo investimento, é necessário que ela gere resultados para companhia, por isso é essencial que também exista um acompanhamento das ações praticadas. Mas para que ela, realmente, seja efetiva e traga frutos para sua companhia é importante que ela seja encarada de maneira empenhada. Como vimos, colocar em prática pequenas atitudes pode fazer grande diferença na comunicação com sua equipe. Mas e na sua empresa, como anda a comunicação interna? Conte para gente nos comentários!